Em Cabo Frio, prefeitura desembarga obra do Shopping Park Lagos


 

Novo plano viário, construção da estação de tratamento de esgoto, ETE e doação da construção de escola fazem parte do compromisso assumido pela direção do empreendimento
Cabo Frio vai ganhar um novo plano viário para desafogar o trânsito por conta da construção do Shopping Park Lagos no bairro Novo Portinho. O acordo foi assinado na noite de segunda-feira (10/6) no gabinete do prefeito Alair Corrêa depois de um dia inteiro de apresentações de projetos e cumprimento de exigências ambientais.  


Foram resolvidos três pontos fundamentais: a questão ambiental, o plano viário e a doação de uma escola-modelo, dentro dos padrões do Ministério da Educação. Depois da análise dos projetos, fiscais da Secretaria de Meio Ambiente de Cabo Frio, entregaram aos representantes da Shoppinvest e João Fortes Engenharia, o auto de desembargo da obra do Shopping Park Lagos.

A diretoria dos grupos Shopinvest e João Fortes Engenharia também se comprometeu a construir uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e a doar uma escola padrão para mil alunos a ser construída num raio distante até 4km do empreendimento.

O prefeito Alair Corrêa disse que a cidade precisa de um investimento do porte do shopping com 190 lojas, quatro cinemas e estacionamento para 1.020 automóveis, mas com cuidadoso plano viário.

- Tomamos conta da cidade e temos que pensar no grande impacto que será o shopping com o trânsito vindo de todas as partes da região. Vai ser uma loucura. Então, exigimos um novo plano viário e o cumprimento das questões ambientais - disse o prefeito, logo depois de assinar o termo de acordo entre a prefeitura e o shopping. A reunião que começou na parte da manhã, se estendeu até depois das 20h.

No acordo assinado, a direção do shopping vai construir uma rotatória na av. América Central, nas imediações da saída da ponte que dá acesso à Praia do Siqueira. O novo projeto vai evitar que todos os veículos que saírem do shopping sigam em direção à rodoviária, congestionando o trânsito naquela área.

- Imagina se todos saírem em direção a rodoviária. Teremos um nó no trânsito. Então, o melhor é que todos os veículos saiam em direção a Av. América Central e dali sigam para o centro ou outras cidades - explicou o prefeito Alair Corrêa, reafirmando que toda a execução do novo plano viário, incluindo a construção da rotatória e eventuais desapropriações ficarão por conta do consórcio que constrói o Shopping Park Lagos.

Meio ambiente protegido
Com o grande volume de pessoas, automóveis e veículos de descarga de mercadorias, o meio ambiente também merece atenção especial. Dentre as exigências da secretaria de Meio Ambiente constam a construção de uma Estação de Tratamento de Esgotos.  Vanessa Lima, secretária de meio ambiente, disse que fiscais e agentes da prefeitura vão acompanhar o andamento das obras.

- Teremos um grande volume de utilização de água e, consequentemente, a saída do esgoto. Com a construção da ETE, todo o material será enviado à estação da Prolagos. O plano viário, além de desafogar o trânsito, também protege o ambiente - disse a secretária.


Escola-modelo para Cabo Frio
Após a apresentação de projetos e soluções para cumprir as exigências que levaram ao embargo da obra do shopping, o prefeito Alair Corrêa pediu, como contrapartida da empresa construtora, a doação de uma escola-modelo para a cidade. A secretária de Educação Elenilce Martins, disse que a nova escola doada pelo empreendimento vai começar uma nova era na educação de Cabo Frio.

- A escola vai atender a todas as exigências do Ministério da Educação. São medidas oficiais, espaços para esportes, biblioteca, acessibilidade e pode acolher cerca de mil alunos – disse a secretaria. 

As obras da nova escola começam ainda neste primeiro semestre. A unidade escolar será entregue já para o ano letivo de 2014. O local da construção ainda está sendo estudado por técnicos da prefeitura.

Participaram da reunião, além da diretoria do shopping, o Procurador Geral de Cabo Frio, Dr. Marcos Menezes; a secretária de meio ambiente, Vanessa Lima; a secretária de Educação, Elenice Martins, e o presidente da COMSERCAF, Toninho Corrêa.

Por meio de assessoria de imprensa, a diretoria do Shopping Park Lagos preferiu não se pronunciar ao final da reunião e distribui uma nota confirmando que recebeu o desembargo da prefeitura e a retomada das obras nesta terça-feira (11/6).

Texto: da Redação
Fotos: Walmor Freitas/W2Imagens
0