Em Cabo Frio, SEDESPA retira peixes para reformulação da Praça das Águas

Cerca de uma tonelada de peixes já foi retirada dos tanques e serão levados para tratamento de piscicultura

            
A Secretaria de Desenvolvimento de Pesca e Aquicultura (SEDESPA) começou, nesta semana, mais uma etapa da reformulação da Praça das Águas na Praia do Forte.
 
O processo de piscicultura é adotado pela SEDESPA para tratamento e cuidado dos peixes de água doce que estão nos tanques da Praça. Cerca de uma tonelada de peixes foi retirada nesta quinta-feira (27/6) na primeira etapa deste processo, que continuará até que todas as carpas, tilápias e tambaquis sejam retiradas e recolocadas nos locais pré-estabelecidos pela Secretaria.



Esta ação acontece com cerca de dez homens munidos com redes de barramento/cerca e puçá, ai então, os peixes são conduzidos a algum canto e cercados e com o uso do puçá eles são colocados em caixas d’água para o transporte desses peixes que serão destinados a dois locais. O Parque das Águas será o destino da maioria deles, onde serão recolocados as carpas, os tambaquis e algumas tilápias, que são as únicas reprodutoras dos tanques, já que os outros dois tipos precisam de tratamento hormonal para reprodução. A Escola Municipal Agrícola Nilo Batista, no Araçá, também receberá alguns peixes, principalmente as tilápias e alguns de seus filhotes por conta do projeto de piscicultura exercido pela Escola.

A previsão é de que todos os peixes sejam retirados hoje, caso não aconteça, a equipe da SEDESPA estará trabalhando diariamente até que todos sejam retirados e acomodados em suas novas casas temporárias. A remodelação da Praça das Águas tem expectativa para reinauguração no dia 13 de novembro, durante o aniversário da cidade.

Texto: Walkiria Souza
Fotos: Ari dos Santos
0