Opinião de jovens sobre o voto é destaque no Brasil Eleitor

Banner Brasil Eleitor, com metade da bandeira nacional e mapa do Brasil ao centro.

O programa Brasil Eleitor desta semana vai mostrar a visita de estudantes ao Memorial erguido  em homenagem ao ex-presidente da República Juscelino Kubitschek, em Brasília. O local expõe os marcos da história de JK na política brasileira e também proporciona um momento de reflexão aos jovens cidadãos sobre a importância do voto.


Outra matéria irá apresentar estudantes universitários de Roraima que se tornaram parceiros da Justiça Eleitoral. Por meio de um processo seletivo do Tribunal Regional Eleitoral do estado, os convocados irão se dividir entre os estudos e o trabalho de atender aos eleitores de Boa vista para fazer o recadastramento biométrico.
O programa também irá explicar o que os eleitores que não justificaram a ausência nas novas eleições devem fazer para ficar em dia com Justiça Eleitoral. A irregularidade do cadastro eleitoral gera algumas limitações aos cidadãos, como a impossibilidade de assumir cargos públicos. Os novos pleitos foram realizados em alguns municípios do País porque os candidatos mais bem votados para prefeito em 2012 tiveram o registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral.
O Brasil Eleitor também irá mostrar o trabalho realizado em Brasília e nas cidades do entorno do Distrito Federal para se fazer o recadastramento biométrico. Os eleitores vão contar com o trabalho de uma equipe itinerante para agilizar o atendimento e a coleta das digitais. Os cartórios eleitorais irão atender em horários especiais nos finais de semana para que os eleitores façam o agendamento.
Esta edição do programa vai explicar, ainda, os principais motivos que impediram a candidatura dos candidatos condenados pela Justiça por se enquadrarem na Lei Ficha Limpa, que completou 3 anos.
Para finalizar, o Brasil Eleitor foi a Tocantins para conferir a reforma nos cartórios eleitorias do Estado. Os locais que prestam serviços aos eleitor vão contar com ambientes mais amplos e climatizados durante a espera do atendimento.
Alcance
O Brasil Eleitor é produzido sob a supervisão da equipe de jornalismo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sendo transmitido por 27 emissoras de TV de todo o país.
Pode-se assistir aos vídeos no canal oficial do TSE no YouTube, no endereço http://www.youtube.com/justicaeleitoral.
Confira os dias e horários de reprise do Brasil Eleitor pela TV Justiça: segunda, às 9h; terça, às 13h30; quarta, às 18h e quinta, às 9h.
GV/GA
0