Frase do dia

“O amor é tudo”
(Jesus Cristo)







sábado, 22 de junho de 2013

Saúde de Cabo Frio implanta mamografia digital no PAM

Exame estará disponível para as mulheres em 20 dias.
Com mamografia digital, diagnósticos serão mais precisos.

Do G1 Região dos Lagos
Na mamografia comum (primeira foto) não é possível ver todo o tecido mámário, como na digital (foto2) (Foto: Divulgação/secretaria de Saúde)Na mamografia comum (foto 1) não é possível ver todo o tecido mamário como na digital (foto 2)
(Foto: Divulgação / secretaria de Saúde)
 A secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio, Região dos Lagos do Rio,  está implantando o serviço da mamografia digital no Pronto Atendimento Médico (PAM). Dentro de 20 dias, segundo a secretaria, as mulheres poderão fazer o exame, que é uma ferramenta muito eficaz na detecção precoce do câncer de mama.

A mamografia digital é um exame de raio-x assim como a mamografia convencional. Porém, segundo o Dr. José Roberto Mendes, médico radiologista responsável pela prestação do serviço, o diagnóstico feito a partir de uma mamografia digital se torna muito mais preciso, devido à possibilidade de aperfeiçoar as imagens captadas durante o exame.
"Com esse exame nós podemos clarear ou escurecer, aumentar ou diminuir a imagem da mama, até que fique bem claro para o diagnóstico certo, até mesmo nos casos de tumores menores", afirmou.
Na mamografia digital as imagens são visualizadas nos monitores alguns segundos após a digitalização. Além da visualização mais clara, a mamografia digital também permite que os exames sejam mais rápidos e com menos repetições e menos exposição à radiação para as pacientes.
"Com a mamografia convencional era preciso, muitas vezes, refazer o exame. Muitas pacientes possuem a mama com o tecido muito denso, o que dificulta o diagnóstico de algum tumor. Além disso, com a imagem formada, não era possível manipulá-la. O método mais moderno fez com que essas repetições diminuíssem consideravelmente", explicou.
A mamografia é um exame indicado a mulheres com mais de 40 anos e deve ser repetido anualmente, em caso de normalidade nos resultados. Para fazer a mamografia digital no PAM, as pacientes devem ser encaminhadas pelo médico ginecologista, que irá solicitar a realização do exame. Para marcar a consulta com o médico ginecologista, as pacientes devem ir ao Centro de Saúde Oswaldo Cruz (Posto do Braga) ou na unidade de ESF do seu bairro.
Postar um comentário