Frase do dia

“O amor é tudo”
(Jesus Cristo)







quinta-feira, 6 de junho de 2013

Voluntários invadem praias de Cabo Frio com mutirão de limpeza

Voluntários fazem uma verdadeira faxina nas praias do bairro Peró.
Projeto se destaca e será apresentado em evento sobre o meio ambiente.


João Phelipe Soares
Do G1 Região dos Lagos
Liderado por Marcelo Valente, grupo de voluntários percorrem as praias para retirar o microlixo (Foto: Marcelo Valente)Voluntários do " Ondas do Peró"  percorrem as praias para retirar o microlixo (Foto: Divulgação)
Uma das belas praias de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, também se tornou o escritório para um grupo de voluntários que se preocupa com a preservação do meio ambiente. Liderado por Marcelo Valente, de 43 anos, há um ano o movimento "Ondas do Peró" faz uma verdadeira faxina pelas areias das praias do Peró, das Conchas e do Morro do Vigia, no Parque Estadual da Costa do Sol.


Criado sem grandes pretensões, a partir de um celular e um perfil no Facebook, Marcelo Valente conta que a ideia surgiu depois que ele e a esposa, Cláudia Ahrends, de 44 anos, estavam caminhando pela areia da praia e ela acabou se machucando em um objeto que estava escondido.
"Depois de caminhar, a minha esposa decidiu se sentar e apoiou a mão na areia. Foi nesse momento que ela acabou cortando a mão em um pedaço de vidro e isso me despertou para a quantidade de lixo que era encontrado no local", relembrou o aposentado.
Em agosto de 2012, 74 pinguins foram encontrados mortos na Praia do Peró (Foto: Marcelo Valente)
Em agosto de 2012, 74 pinguins foram encontrados
mortos na Praia do Peró (Foto: Divulgação)
A partir desse episódio, Marcelo passou a registrar lixo, animais mortos e a fazer informativos sobre as ondas das praias do bairro. O presidente do movimento mal poderia imaginar o resultado do que, até então, era um simples trabalho.
"Criei o perfil do 'Ondas do Peró' no dia 12 de maio de 2012 e já tenho mais de cinco mil pessoas na lista de amigos. Para aumentar a rede de contatos, há três semanas eu fiz a fan page do grupo e tive um pico de 25 mil acessos no dia 29 de maio deste ano. O resultado está sendo ótimo porque, por meio da internet, todos os moradores e comerciantes do Peró se uniram em prol da preservação ambiental", disse.
Resultado de muito esforço
Desde a fundação do "Ondas do Peró", cerca de 200 pessoas, de Cabo Frio e de outras regiões, trabalham continuamente nos mutirões de limpeza. Segundo o presidente do movimento, desde o início dos trabalhos, cinco toneladas de dejetos já foram retirados das areias. O resultado de tanto esforço foi o convite para expor o projeto, nesta quarta-feira (5), em um evento voltado para as questões ambientais.

"Estou muito feliz com a repercussão. Esse trabalho está sendo feito em parceria com o Fábio Augusto, que frequenta o bairro Peró há muitos anos e também tinha um projeto parecido com o que eu desenvolvi. Juntamos as ideias, ele apresentou o projeto na universidade e daí surgiu o convite", explica.
A palestra sobre o trabalho de limpeza na praia será apresentada na 19ª Semana do Meio Ambiente, organizado pela PUC, das 13h às 14h30. Logo em seguida, das 16h às 17h30, serão realizadas oficinas sobre a forma correta de descartar as embalagens. O evento vai até sexta-feira (7). Além das palestras, serão realizados workshops e exposições sobre o meio ambiente.
Voluntários invadem as praias do bairro Peró e fazem uma verdadeira faxina. (Foto: Marcelo Valente)As praias do bairro Peró ganharam verdadeiros protetores da natureza (Foto: Ernesto Galiotto)
Postar um comentário