Arraial do Cabo: Circuito Municipal de Cultura Ecológica em Figueira

Sempre aguardado com muita ansiedade pela população, o Circuito Municipal de Cultura Ecológica, que está em sua 4ª edição, retorna em grande estilo. Expandindo sua atuação por todo o município, a Fundação Municipal do Meio Ambiente, Pesquisa, Ciência e Tecnologia realizará, pela primeira vez, uma etapa do evento em um dos distritos de Arraial do Cabo. Figueira será a localidade inicialmente contemplada, no próximo dia 2 de agosto, a partir das 11 horas.



Baseando-se no conceito de disseminar educação ambiental junto à comunidade local e aos visitantes; promover a conscientização ecológica, bem como divulgar os projetos e ações da Fundação, a programação está subdividida em duas partes. Uma, na praia da Massambaba, envolve limpeza da faixa de areia e trabalho de sensibilização dos frequentadores, por meio da distribuição de Kits com cartilha, brindes e outros materiais informativos. A maior parte da programação, no entanto, acontecerá na praça central, onde será instalado um totem com informações geográficas, históricas e turísticas da localidade.

Em tendas, serão oferecidos serviços tais como aferição de pressão arterial e medição do nível de glicose. Como de hábito, a instituição seguirá a proposta de incentivar as manifestações artístico-culturais, promovendo um cineclube socioambiental, com exibição de curtas-metragens independentes e o já tradicional “Samba Ambiental”, que garante o final apoteótico para a alegria do público com a participação de músicos da própria Fundação.

O CMCE é itinerante e até o final do ano estão previstas etapas que abrangerão outras praias e pontos de todo o município. A expectativa é por uma expressiva participação de moradores e turistas, para que o maior número possível de pessoas fique sob o impacto da mensagem de convívio harmônico com o meio ambiente, neste momento em que Arraial do Cabo conhece grande impulso socioeconômico.
0