Atenção jornalistas: FENAJ terá eleição para nova diretoria



De 16 a 18 de julho os jornalistas brasileiros elegerão a nova direção da FENAJ. A Federação convoca a participação de todos para fortalecer o movimento sindical e as lutas dos jornalistas brasileiros num momento em que a profissão e os profissionais são duramente atacados. 
Única Federação a realizar eleição direta para suas instâncias de direção, a FENAJ inaugurou tal processo no início da década de 1980, superando a legislação sindical autoritária ainda vigente naquele período. Com seu processo de eleição direta a Federação Nacional dos Jornalistas assegura a todos os jornalistas sindicalizados e quites com seus sindicatos o poder de decidir quem será sua nova direção. E é uma das poucas entidades sindicais de 2º grau onde é possível a qualquer associado, mesmo não integrando a diretoria dos Sindicatos de Jornalistas, concorrer à direção da Federação.
Profissionais que quitarem seus débitos com os Sindicatos da categoria nos dias da eleição também poderão participar. 
Celso Schröder, presidente da entidade, destaca a importância do comparecimento às urnas. "É fundamental que todos participem da eleição para fortalecer o movimento sindical dos jornalistas num momento como este, onde os patrões arrocham salários, precarizam relações de trabalho e demitem", diz. "Todos os jornalistas que querem combater a crescente violência e cerceamento às liberdades de imprensa e expressão, defender a democratização da comunicação e que querem a aprovação da PEC do Diploma devem responder aos que nos agridem com ampla participação na eleição da FENAJ", convoca.
Além dos jornalistas sindicalizados até 16 de abril e quites com seus respectivos Sindicatos, poderão votar, também jornalistas aposentados. Profissionais que estiverem viajando poderão votar em trânsito, desde que comprovem a situação regular junto a seus estados de origem. Para a direção da FENAJ o eleitor escolhe uma das duas chapas.
Disputam o pleito para a FENAJ a chapa 1, “Sou jornalista, Sou FENAJ!”, liderada por Celso Schröder, e a chapa 2, “Luta Fenaj”, liderada por Pedro Pomar. 

Veja, a seguir, a composição das chapas que concorrem ao pleito.

Chapa 1 - “Sou Jornalista. Sou FENAJ!” 
Executiva
Presidente: Celso Augusto Schröder (RS)
Primeira Vice-Presidente: Maria José Braga (GO)
Segunda Vice-Presidente: Valdice Gomes da Silva (AL)
Secretário Geral: José Augusto Camargo (SP)
Primeira Secretária: Valci Zuculoto (SC)
Primeira Tesoureira: Suzana Tatagiba (ES)
Segunda Tesoureira: Samira de Castro (CE)
Primeiro Suplente: Wilson Reis (AM)
Segundo Suplente: Bruno Cruz (RJ)


Chapa 2 - “Luta, FENAJ!”
Executiva
Presidente: Pedro Estevam da Rocha Pomar (SP)
1ª Vice-Presidente: Caroline Rejane dos Santos (SE)
2º Vice-Presidente: Paulo Roberto Ferreira (PA)
Secretário-Geral: Jonas Valente (DF)
1ª Secretária: Paula Mairan (RJ)
1º Tesoureiro: Pedro Carrano (PR)
2ª Tesoureira: Elida Rachel Miranda Sousa (AL)
1º Suplente: Alberto Freitas (BA)
2a Suplente: Ana Angélica de Araújo Werneck (MT)


Telma Flora
Jornalista e assessora de imprensa
MTB 22414 RJ 
0