Base: saiba como escolher o tom certo para sua pele

Combinar o tom e a textura é fundamental para uma cobertura uniforme e delicada do rosto
Por Fabiana Gonçalves/ Realização Tomaz Souza Pinto/ Adaptação Rebecca Nogueira Cesar
Tom de base
Como escolher o tom certo de base
Foto: Danilo Borges

Branca de Neve

Foi-se o tempo em que colocávamos a culpa pelamaquiagem pesada nasbases, que eram elaboradas com óleos e ceras, que na verdade faziam uma máscara sobre o rosto. “As mulheres, no passado, usavam o famoso pancake, que é a mistura do pó molhado”, lembra Júnior Mendes, make-up artist (SP). Hoje, porém, o mais importante é, depois de deinido o seu tipo de pele, escolher produtos no seu tom. “A pele clara é a mais fácil de encontrar a tonalidade, pois é só pesquisar a gama de beges-claros e, dependendo da quantidade de melanina, acrescentar um pouquinho mais ou um pouquinho menos de amarelo”, diz.

Morena Tropicana

Segundo os maquiadores, é muito fácil encontrar o tom debase ideal para a pele morena. Agora, a sua missão é achar a textura certa para o seu tipo de pele, já que você tem a forte tendência a ter uma pele mista, ou seja, oleosa na zona T (testa, nariz e queixo) e seca nas extremidades. Com isso, uma base de textura mate pode ser ótima para a região oleosa, mas deixa um aspecto de pele ressecada nas maçãs. “De um modo geral, indico as bases oil-free e em pó para quem tem a tez oleosa e a líquida para a seca. Para quem tem a pele mista, uma boa dica é partir para a base ultrafluida, pois ela equilibra a oleosidade”, indica Júnior Mendes.


Da Cor do Pecado

O grande dilema para quem tem esse tom de pele é conseguir uniformizá-la sem interferir no viço e no seu brilho natural. Por essa razão, muitas mulheres negras reclamam de sentir diiculdade em fazer a pele. “O primeiro passo é fugir das bases e dos corretivos espessos, que mascaram a pele. Preira fórmulas leves, acetinadas e de efeito mate”, ensina Fernando Torquatto. “O ideal, para um resultado personalizado, é adicionar duas ou três tonalidades, colocando um pingo de cada uma, misturando-as com um pincel e aplicando-as diretamente no rosto”, explica. “Teste as cores até chegar ao tom correto.”
A regra é clara para todos os tipos de pele: não há necessidade de reaplicar a base duranteo dia. Elimine o brilho com o pó
0