Guarda Municipal de Búzios comemora aniversário de dez anos com nova sede

Cerimônia foi realizada na manhã desta quinta-feira, dia 4
 Como parte da comemoração pelos dez anos de existência da Guarda Municipal de Búzios, foi realizada na manhã desta quinta-feira, dia 4 de julho, a inauguração da nova sede da corporação, evento que contou, ainda, com a apresentação do novo uniforme da guarda e da frota recuperada. A comemoração de aniversário foi iniciada no último domingo, dia 30 de junho, com atividades religiosas, e prossegue até o próximo sábado, dia 6, a partir das 10h, com a realização de uma confraternização para os guardas e familiares, em Baía Formosa.
DSC_0190


O evento teve a presença do Prefeito André Granado e de diversas autoridades municipais, dentre elas os Secretários Municipais Geraldo Borges (Ordem Pública); Pedro Anderson (Administração) e Claudia Carrilho (Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda); do Tenente Carvalho, comandante da Polícia Militar de Búzios; do subcomandante da corporação, Washington Silva, e de representantes da Procuradoria Geral do município.
Localizada em frente à Praça Santos Dumont, no Centro, a nova sede engloba salas para monitoramento com câmeras, salas para telefonia de emergência (199 e 153), sede para o programa Cuca Fresca (que realiza educação no trânsito e prevenção primária ao uso de drogas na infância e adolescente), alojamento e inspetoria geral da corporação. No local, é possível ver, ainda, a frota restaurada pela atual gestão municipal e que inclui nove viaturas, quatro motos e um microônibus. Os veículos têm sido usados para o patrulhamento de toda a cidade realizado pelo efetivo da corporação, atualmente composto por 265 GMs – 234 homens e 31 mulheres – e 28 Guardas Patrimoniais.
DSC_0079
Totalmente reformulada, a Guarda Municipal de Búzios vive uma nova fase: em dez anos de existência, é a primeira vez que o uso do uniforme atende a uma regulamentação (decreto nº 78), publicada no Boletim Oficial do município, em 21 de junho. Além de facilitar a identificação dos agentes nos trabalhos nas ruas, o fardamento visa padronizar o efetivo que trabalhava sem unidade. Outra mudança, elogiada pela população, é o atendimento diferenciado aos estudantes e turistas, com a realização de rondas escolares e turísticas que garantam a segurança nos locais de maior movimentação da cidade.

Nos últimos seis meses, o setor sofreu uma reestruturação sem precedentes. Além de ter dobrado o efetivo e investido na reforma das viaturas em se encontravam em estado precário, foi replanejada a atuação dos guardas que, agora, trabalham em duplas e estão presentes em todo o município. Também foi realizado um curso de capacitação voltado para os novos guardas municipais, recém-convocados em dezembro e oriundos do último concurso público realizado no município. Ao todo, 109 novos agentes participaram do curso que incluiu aulas teóricas e práticas sobre noções de primeiros socorros, segurança física das instalações, Direito Civil e Penal, combate a incêndios e técnicas de abordagem, dentre outros temas.
Durante a solenidade desta quinta-feira, o Prefeito André Granado, recebeu uma homenagem simbolizando a gratidão dos guardas pelas melhorias no setor. O Chefe do Executivo recebeu a camisa e o boné da Guarda das mãos do comandante da Guarda Municipal, Gilberto Martins, e agradeceu pelo trabalho prestado, com garra e determinação, pelos agentes municipais:
“Bom dia a cada guarda municipal desta cidade que, com muita determinação e amor ao trabalho, vem mudando a realidade de Búzios. Estou de passagem como Prefeito, mas sou médico concursado e é meu compromisso com os senhores, assim como com todos os trabalhadores de Búzios, oferecer condições dignas de trabalho. Sei que as expectativas são enormes e que muitos ainda têm desconfiança e descrença, mas, pouco a pouco, estamos cumprindo nossas metas. Prova disso é que, em seis meses, caminhamos a passos largos, muito largos. Os próximos índices do nosso município, em várias áreas, vão mostrar isso”, afirmou o Prefeito.
Texto: Vanessa Campos/Fotos: Rayssa Pereira/Ascom
- See more at: http://www.jornalfolhadebuzios.com.br/?p=4684#sthash.Q0UlCmQq.dpuf
0