Frase do dia

“O amor é tudo”
(Jesus Cristo)







sábado, 13 de julho de 2013

Hospedagem do Papa é preparada com simplicidade no Rio

A poucos dias do início da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013), os preparativos para a acolhida do Papa Francisco estão a todo vapor
A poucos dias do início da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013), os preparativos para a acolhida do Papa Francisco estão a todo vapor
A poucos dias do início da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013), os preparativos para a acolhida doPapa Francisco estão a todo vapor. Irmã Terezinha é a superiora da residência Assunção no Centro de Estudos do Sumaré e responsável pela organização da residência onde o Sumo Pontífice ficará hospedado nos dias da JMJ Rio2013.


Ela explica que tudo foi pensado para manter a simplicidade e para que o Papa não sinta um tratamento diferenciado dos demais.
- Ele não gosta de solidão e individualismo. Tudo o que está sendo feito é para todos. Nada diferenciado para ele – explica a religiosa.
Casa oficial do Papa Francisco nos dias da JMJ Rio2013, a residência Assunção no Centro de Estudos do Sumaré já recebeu o Papa João Paulo II em 1980 e em 1997 quando visitou o Rio de Janeiro. Além do Sumo Pontífice, a residência vai acolher sete sacerdotes da Comitiva do Papa e 30 cardeais ficarão hospedados nos quartos do Centro de Estudos. De acordo com Ir. Terezinha, a organização está prevendo acolher até 38 pessoas.
Para servir a todos, as quatro irmãs que trabalham no Centro vão contar com a ajuda de mais 24 religiosas do Instituto Nossa Senhora do Bom Conselho e 20 funcionários, que se alternarão em turnos. O cardápio para os dias também foi planejado para manter a simplicidade. A Irmã, que pesquisou o gosto do Papa Francisco, disse que nos lanches serão servidos pasteizinhos caseiros, porque “as pessoas na Argentina gostam muito e vi uma matéria antiga do Papa que ele dizia isso também”, conta.
Nos lanches serão servidos também pão de queijo, frutas, sucos variados e pães. O cardápio das refeições principais ainda não foi divulgado. De acordo com Ir. Terezinha, uma comitiva do Vaticano acompanha os preparativos para manter a dieta do Papa.
Quarto do Papa
Segundo o bispo auxiliar do Rio de Janeiro Dom Roque Costa Souza, todos os quartos da casa Assunção estão sendo preparados com o mesmo cuidado e zelo para que o Santo Padre possa escolher onde ficar. O quarto oficial do Papa Francisco tem as mesmas coisas que os outros sete quartos da residência.
Tinha sido reservada para o Papa uma suíte com dois ambientes: um escritório amplo com uma grande mesa de trabalho de madeira, uma estante com livros de Dom Eugênio e um frigobar; e o quarto com uma cama confortável, um closet e um banheiro.  No entanto, a orientação dada pelo Vaticano era que a suíte fosse a mesma dos cardeais.
Todas as suítes do Centro de Estudos têm uma mesinha simples de escritório de madeira, um armário, um frigobar. Algumas têm ainda uma pequena varandinha onde é possível ter uma vista privilegiada do Rio.
Residência oficial é restaurada
A casa do Papa Francisco durante a JMJ Rio2013 passou por uma restauração nos últimos três meses. De acordo com a responsável pela restauração e reforma, Daisy Ketzen, a residência tem estilo clássico. “A casa é simples e sólida. Ela não é luxuosa. Tem poucos elementos”, explica.
Construída na década de 1950, a residência tem, porém, elementos artísticos valiosos e que marcam a História da Igreja Católica no Brasil, como a porta de acesso da casa. Com cerca de 270 anos, a porta pertencia a antiga Igreja de São Pedro dos Clérigos que ficava no centro do Rio de Janeiro. A igreja foi inaugurada em 1740 e demolida em 1944 para a construção da Avenida Presidente Vargas.
A porta traz marcas do estilo barroco da antiga igreja e, após a restauração, será mantida na cor original da madeira usada para construí-la. Além da porta, a casa tem uma mobília imponente da década de 1950 feita de madeira nobre e um estofamento datado de 13 de junho de 1913.
O jardim interno do palácio também foi reformado. O projeto é uma homenagem ao Papa Francisco e faz referência aos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, da qual o Santo Padre fez parte. As plantas contam a vida de Cristo, nascimento, vida pública, paixão, morte e ressurreição.
Postar um comentário