Rio das Ostras sedia VIII Festival Estadual Nossa Arte da APAE



O evento tem apoio da Prefeitura e vai reunir representantes de cerca de 20 Apaes do Estado, dias 17 e 18 de agosto

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Rio das Ostras – Apae vai sediar, entre os dias 17 e 18 de agosto, no Colégio Municipal Professora Abdala, o VIII Festival Estadual Nossa Arte. O evento vai reunir cerca de 20 Apaes de vários municípios do interior do Estado. Nesta quarta-feira, 24, a diretora da Apae Rio das Ostras, Débora Dutra Reis de Souza, se encontrou com o prefeito Sabino, em seu gabinete. O prefeito conversou com a diretora sobre as ações de inclusão social do governo municipal e ainda foi convidado a abrir o Festival da Apae.


Participam do Festival cerca de 400 pessoas assistidas pelas Apaes. O evento é um projeto do movimento apaeano, que visa a inclusão da pessoa com deficiência nos diversos campos das artes, como música, dança, teatro, literatura, artes visuais e artesanato.
O prefeito Sabino parabenizou a diretora pelo trabalho realizado pela Apae do município, ao longo desse 9 anos de fundação. Ele ofereceu o apoio do governo municipal para a realização do festival. No encontro, foram tratados projetos de inclusão das pessoas com deficiência. O prefeito informou que o município está criando de forma pioneira no Estado, o Projeto “Praia para Todos”, que permite às pessoas com necessidades especiais participar de atividades esportivas e de lazer nas praias. Para Sabino, medidas como essas contribuem para que as pessoas com deficiência tenham seus direitos e cidadania respeitados.
FESTIVAL - A abertura oficial do evento acontece no dia 17 de agosto, às 8h, quando haverá a recepção das delegações participantes. Entre 14h30 e às 18h, começam as competições nas modalidades de música e artes cênicas. Além do concurso de artes visuais, plásticas e artesanato.
De acordo com a diretora da Apae –Rio das Ostras, Débora Dutra, a instituição atende atualmente a cerca de 160 pessoas, que participam de atividades inclusivas. O objetivo é estimular esses jovens, mostrando que podem realizar seus sonhos. Para isso, a entidade conta com uma equipe multidisciplinar que envolve o aluno e também a família. Os jovens de Rio das Ostras vão participar das sete modalidades competitivas do festival e estão confiantes na conquista de medalhas. Os melhores estarão qualificados para participarem, em novembro, do Festival Nacional, no Maranhão. https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif
0