São Pedro da Aldeia vai receber mutirão de limpeza em lagoa

Evento na "Lagoa de Araruama" aposta em conscientização ambiental.
Estão agendadas práticas esportivas e palestras.

Do G1 Região dos Lagos
A Lagoa de Araruma, no trecho de São Pedro da Aldeia, RJ (Foto: Divulgação)A Lagoa de Araruma, no trecho de São Pedro da Aldeia, RJ (Foto: Divulgação)
A Lagoa Araruama, principal ecossistema e cartão-postal da Região dos Lagos, vai ficar de cara nova com a realização do evento "Sup No Trash", neste domingo (21), a partir das 8h30, em São Pedro da Aldeia. O evento  pretende promover a conscientização ambiental de moradores e turistas por meio de um mutirão de limpeza, de atividades esportivas e palestras, na Praia do Centro. Os participantes percorrerão as margens da lagoa para recolher resíduos sólidos, enquanto os atletas de esportes náuticos como Vela, Windsurf e Stand Up Paddle farão a limpeza dentro da água. Simultaneamente ao mutirão, o público vai ter a oportunidade de participar de outras atividades, como palestras sobre ecologia, aulas de yoga e de Stand Up Paddle. Todas as atividades são gratuitas.


Recuperação da Lagoa Araruama 
Em 15 anos de concessão, a Prolagos investiu mais de R$ 400 milhões em saneamento básico, o que representa um dos maiores investimentos no segmento privado por habitante no Brasil. O processo de recuperação da Lagoa Araruama é resultado de um trabalho conjunto das Concessionárias de Água e Esgoto, de cinco prefeituras (Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia), do governo do estado e da sociedade civil organizada. A recuperação desse cartão-postal é essencial para o fomento do turismo e da economia da Região dos Lagos e os efeitos desses investimentos vêm sendo observados em toda a região.
Segundo a empresa, na primeira fase de implantação do cinturão de coleta de esgotos ao redor da Lagoa Araruama,  foram instalados 64 quilômetros de tubulação, construídas 37 estações elevatórias e quatro modernas estações de tratamento de esgoto: em Cabo Frio; Búzios, São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande. Na segunda fase de investimentos, a Prolagos instalou mais 35 quilômetros de tubulação, priorizando a coleta do esgoto dos municípios da área de concessão ao redor da lagoa. A concessionária construiu também 13 estações elevatórias, ampliou a estação de tratamento de esgotos de São Pedro da Aldeia e construiu a Estação de Tratamento do Jardim Esperança, em Cabo Frio.
A empresa, agora, já está trabalhando na terceira fase do esgotamento sanitário e, em Cabo Frio, está sendo executada a obra que possibilitará a captação das bacias da região do Aeroporto (Guarani, Jardim Nautilus, Recanto das Dunas e Manoel Correa), com mais de três quilômetros de tubulação e a construção de duas estações elevatórias de esgoto, beneficiando 40 mil pessoas diretamente e evitando o lançamento de 50 litros de esgoto por segundo na Lagoa Araruama.
O passeio ecológico e gincana está sendo organizado pela ZM Multimídia Publicidade  e  contará com o apoio da Prolagos - concessionária de água e esgoto do grupo Equipav -, da Marinha do Brasil e da prefeitura de São Pedro da Aldeia.
Serviço:
Evento Sup on Trash

Dia : 21/07, às 8h30
Local: Praia do Centro
Inscrições: Os interessados devem se inscrever no local do evento. A taxa de inscrição é de R$20,00 e cada participante vai ganhar um kit com camiseta e sacolas para recolher o lixo.
0