Frase do dia

“O amor é tudo”
(Jesus Cristo)







sábado, 3 de agosto de 2013

Acontece hoje primeiro “Sarau Afro de Tamoios”

Evento vai comemorar o Dia do Capoeira
 

Acontece neste sábado (3/8), no no Pólo Cultural de Tamoios a Comemoração do Dia do Capoeira, com a realização do primeiro “Sarau Afro de Tamoios”, organizado pela superintendência de Cultura do distrito.

Várias atividades culturais serão realizadas para mostrar a cultura que é parte significativa das raízes do povo brasileiro e ainda é tão pouco valorizada no Brasil.
A influência da cultura africana se faz sentir na música, dança, culinária, religião e até na arte de defesa e esporte, como é o caso da capoeira, que nasceu aqui no Brasil e considerada em 1930, pelo então Presidente do Brasil Getúlio Vargas, o único esporte verdadeiramente nacional.



Hoje, se tornou não apenas uma arte ou um aspecto cultural, mas uma verdadeira exportadora da cultura brasileira para o exterior, presente em dezenas de países em todos os continentes.

A capoeira se tornou também o símbolo da cultura afro-brasileira, da miscigenação de etnias, e resistência à opressão. A capoeira mudou definitivamente sua imagem e se tornou fonte de orgulho para o povo brasileiro. Atualmente, é considerada “Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil”.

Axé Capoeiras
Dia do Capoeira – 03/08/2013.

PROGRAMAÇÃO
14h – Oficina de confecção de Berimbau em PVC com o professor Índio;
15h – Roda de Jongo com o Grupo Tribal;
17h – Roda de Capoeira, Samba de Roda e Maculelê com o professor Índio;
18h – Documentário sobre a História da Capoeira e Roda de Diálogo com o Professor Índio.

Texto: Walter Biancardine | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Cultura
Fotos: Divulgação
Postar um comentário