Frase do dia

“O amor é tudo”
(Jesus Cristo)







sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Barcos naufragados em Búzios colocam em risco banhistas

Naufrágio aconteceu em janeiro deste ano, na Praia dos Ossos.
Barcos devem ser retirados apenas em dezembro de 2013.
Do G1 Região dos Lagos
Duas embarcações que naufragaram na Praia dos Ossos, em Armação dos Búzios, Região dos Lagos do Rio, devem ser retiradas apenas no mês de dezembro. O naufrágio aconteceu em janeiro. Os barcos são grandes e estão a cerca de 100 metros da areia, causando riscos a banhistas e pescadores. Além disso, as embarcações estão com os tanques de combustível cheios, o que representa uma ameaça ao meio ambiente.
Os barcos naufragados ficam em meio aos que estão em uso. Desde o início do ano, foram feitas tentativas de intimar os donos para que retirem as embarcações do local. Porém, nenhuma obteve sucesso. Por isso, a Capitania dos Portos resolveu tomar outras medidas.


De acordo com o capitão-tenente João Mendes, comandante da Capitania dos Portos da Região dos Lagos, será publicado um edital na primeira semana de setembro. Se os donos não se manifestarem após o edital, eles perdem a posse e a Prefeitura vai retirar os barcos. Caso isto ocorra, a previsão é que as embarcações possam ser removidas pela administração do município em dezembro.
Entenda o caso
Segundo o Instituto Mata Atlântica, que levou o caso às autoridades, os barcos pertencem a uma empresa que faliu. Sem manutenção, as embarcações afundaram com os motores e tanques de combustível. Por causa disso, há risco de vazamento de óleo e contaminação da praia.
Além disso, os barcos não estão sinalizados com boias e ficam na rota de passagem de táxis marítimos e embarcações e passeio. Outro problema é que, segundo moradores da região, algumas crianças e adultos sobem no mastro para pular.
A Secretaria de Meio Ambiente informou que os barcos naufragados estão bem visíveis e, por isso, não há necessidade de sinalização.
Postar um comentário