Exames digitais começam a ser feitos em fase de testes em Cabo Frio

Novos equipamentos já estão no Centro Municipal da Imagem Digital.
Exames de tomografia, mamografia e radiografia digital serão realizados.

Do G1 Região dos Lagos
Novos equipamentos começaram a funcionar no Centro Municipal da Imagem Digital  (Foto: Divulgação)Novos equipamentos começaram a funcionar no Centro Municipal da Imagem Digital (Foto: Divulgação)
Começaram a ser testados, ontem (7), os novos equipamentos do Centro Municipal da Imagem Digital, que será inaugurado na próxima terça-feira (11) em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio. A estrutura vai funcionar no Posto de Atendimento Médico (PAM) de São Cristóvão, e irá oferecer exames de tomografia, mamografia e radiografia digital.


Com o novo sistema, os exames passam a ser analisados em monitores de alta definição que recebem imagens pelo sistema de comunicação e arquivamento, permitindo um diagnóstico mais preciso, o que facilita a geração dos laudos e garante mais qualidade ao serviço. Segundo o médico radiologista José Roberto Mendes, no caso da mamografia digital, por exemplo, o diagnóstico se torna muito mais preciso devido à possibilidade de aperfeiçoar as imagens captadas durante o exame.
"Com esse exame nós podemos clarear ou escurecer, aumentar ou diminuir a imagem da mama, até que fique bem claro para o diagnóstico certo, até mesmo nos casos de tumores menores", afirma o médico.
Além da visualização mais clara, a mamografia digital também permite que os exames sejam mais rápidos e com menos repetições e menos exposição à radiação para as pacientes.
- Com a mamografia convencional era preciso, muitas vezes, refazer o exame. Muitas pacientes possuem a mama com o tecido muito denso, o que dificulta o diagnóstico de algum tumor. Além disso, com a imagem formada, não era possível manipulá-la. Este método mais moderno reduziu o número de repetições consideravelmente - explica José Roberto.
Já em relação ao serviço de radiologia, o software oferece ao médico detalhes de imagem com alto contraste. E com uma imagem em alta definição, o médico pode aplicar um zoom para uma visão muito mais rica em detalhes. O Raio-X Digital elimina a perda de detalhes em ossos densos e outras áreas mais difíceis de serem visualizadas.
Segundo a secretaria de Saúde de Cabo Frio, no primeiro mês de funcionamento do novo serviço os exames serão agendados inclusive aos sábados para reduzir a demanda dos pedidos que estão em fila de espera.
0