Lixo pode ser trocado por desconto em conta de luz em São Pedro

Ecoponto foi inaugurado nesta terça-feira (6) no Horto Escola da cidade. Lixo pode ser reciclado em troca de desconto na conta de luz do usuário.

Do G1 Região dos Lagos
Ecoponto de Sâo Pedro funcina no Horto Escola, às margens da Rodovia Amaral Peixoto (Foto: Pierre Sampaio / Divulgação)Ecoponto de São Pedro funcina no Horto Escola da cidade (Foto: Pierre Sampaio / Divulgação)


Uma boa notícia para os moradores de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro: agora existe uma opção para obter descontos na conta de luz. Foi inaugurado nesta terça-feira (6), um ecoponto  onde os usuários de energia elétrica vão receber os decontos de acordo com o peso do material levado. Latinhas, papelão, vidro, plásticos entre outros materiais poderão ser trocados por desconto na conta de luz. 
O local de funcionamento do ecoponto é no Horto Escola, as margens da Rodovia Amaral Peixoto, seguindo para o bairro Balneário. O horário de funcionamento será de segunda a sexta, das 8h às 13h. Além de resíduos, o eco-ponto também terá uma rota para recolhimento de óleo de cozinha. Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, o projeto tem como objetivo oferecer aos clientes alternativas para a redução dos valores das faturas, assim como, formar parcerias com lideranças comunitárias para o fortalecimento da prática da reciclagem.
O projeto consciência ecoampla foi criado no estado do Rio de Janeiro em 2008 e já beneficiou 140 mil consumidores da área de concessão da empresa. No total, já foram arrecadadas no mesmo período cerca de 3.400 toneladas de lixo e R$ 653 mil em bônus foram concedidos aos clientes.
O que fazer para participar do consciência ecoampla
Para participar do projeto, o processo é bem simples. O cadastro dos clientes deve ser feito em um posto de troca, mediante a apresentação de uma conta de luz e um documento de identificação do titular da conta. Após o cadastramento, os clientes recebem um cartão personalizado para realizarem as próximas trocas.
A próxima etapa consiste na separação dos materiais recicláveis dos resíduos orgânicos. Depois disso, o cliente deve agrupar os recicláveis por tipo. Na lista dos resíduos para reciclagem estão: papéis, metais (exceto cobre), plásticos, vidro e óleo vegetal. Nos postos do ecoampla, o material arrecadado pelo cliente é pesado e o valor de bônus proporcional é creditado na fatura seguinte, de acordo com o ciclo de faturamento.
0