Frase do dia

“O amor é tudo”
(Jesus Cristo)







sábado, 3 de agosto de 2013

Rio das Ostras recebe 1ª seletiva de Futebol de 5 da Special Olympics Brasil no Rio de Janeiro

Técnico da Seleção Brasileira da modalidade acompanhará a competição e pode selecionar destaques individuais
Rio das Ostras será sede da 1ª Seletiva de Futebol de 5 e habilidades individuais adaptados para pessoas com deficiência intelectual no Estado do Rio de Janeiro. O evento acontece no dia 10 de agosto, no Centro Esportivo Francisco Leite, no Village. O técnico da Seleção Brasileira da modalidade, Márcio Savioli, prestigiará o evento e estará de olho nos atletas, que poderão receber uma chance com a “amarelinha”.
A seleção disputará a primeira Copa Mundial de Futebol da Special Olympics, com a participação de 24 países. A competição será realizada em 2014, provavelmente em novembro, e tem a chancela da FIFA. O Chile é o país mais cotado para receber a competição.


A seletiva faz parte do Projeto Somos, que tem por objetivo disseminar a prática do futebol para pessoas com deficiência intelectual. Está prevista a capacitação de 500 novos técnicos de futebol para este público, ampliando o número de praticantes da modalidade. Ao todo, serão realizadas seis seletivas, três no Rio e três em São Paulo.
A Special Olympics é um movimento fundado na década de 60, nos Estados, pela irmã do então presidente Kennedy, com o objetivo de promover a inclusão das pessoas com deficiência por meio do esporte. Entre os embaixadores da Special Olympic no Brasil estão Zico, Romário, Ricardo Rocha, Robson Caetano, Lars Grael, entre outros.
Atualmente, são mais de 4 milhões de atletas com deficiência intelectual em todo o Mundo. “A abordagem pedagógica do programa desafia o participante a tomar decisões e fazer escolhas. Dentre os benefícios estão o aumento da confiança no corpo, a melhora da autoestima, o desenvolvimento da independência e autonomia, contribuindo com o fortalecimento da capacidade de inserção na sociedade”, explica Ana Paula Soares, diretora executiva da Special Olympics.
ROBSON CAETANO – Cerca de 100 professores de educação física da rede Municipal de Rio das Ostras participaram do curso de capacitação em futebol adaptado para pessoas com deficiência intelectual, promovido pela Special Olympics em parceria com a Prefeitura. O evento foi realizado em maio e contou com a presença do medalhista olímpico Robson Caetano, um dos embaixadores da entidade internacional.
RESULTADOS - Nos últimos Jogos Olímpicos da Special Olympics, realizados em Atenas em 2011, a Special Olympics Brasil levou 50 atletas. Eles conquistaram 43 medalhas, sendo 18 de ouro. Os próximos Jogos serão realizados em Los Angeles em 2015.
CADASTRAMENTO – Como base às políticas municipais de inclusão, a Secretaria de Esporte e Lazer vai promover, de 12 de agosto a 11 de outubro, o cadastramento de pessoas com deficiência no Município. De acordo com dados do censo do IBGE, o município possui 17.412 pessoas com deficiência. “Queremos que essas pessoas tenham a oportunidade, saiam de casa e pratiquem esportes. Serão oferecidas as modalidades adaptadas de atletismo, basquete, futebol, natação e vôlei”, explica o secretário Alberto Jorge.
Postar um comentário