Frase do dia

“O amor é tudo”
(Jesus Cristo)







sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Turismo de Cabo Frio fortalece parcerias e capta novas oportunidades






 











Fotos: Vanina Navega
Com foco no setor empresarial, estande na ABAV reuniu empresários e agentes interessados em conhecer e comprar o ‘Destino Cabo Frio’

 Telma Flora
“Bons negócios, valorização profissional e foco na excelência”. Esse foi o alvo da equipe da Secretaria de Turismo ao divulgar os atrativos turísticos de Cabo Frio, como o “destino perfeito para quem busca o melhor do litoral brasileiro” durante a participação na 41ª edição da Feira de Turismo das Américas - ABAV. 
Ponto de encontro de lideranças do turismo, o evento aconteceu entre os dias 4 a 8 de setembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, e reuniu cerca de cem mil participantes. Sendo a maior e mais importante feira de turismo do setor sediada no Brasil, a ABAV constitui excelente oportunidade para negociações e relacionamento com profissionais do trade turístico.
Voltado para a comercialização de produtos e serviços, o evento se tornou uma ponte para negociações e relacionamento com profissionais de turismo. Com 2,7 mil expositores vindos de mais de 60 países, a ABAV  reuniu agentes de viagens e operadores turísticos com poder de decisão, além de compradores de corporações (“hosted buyers”) do Brasil e do exterior.
Com 75m² de área construída, o estande de Cabo Frio recebeu participantes de todos os segmentos e nichos do extenso e complexo mercado de viagens e turismo, em âmbito nacional e internacional.
A equipe observou que em relação ao evento anterior, que o público profissional permaneceu mais tempo no estande - o que demonstrou maior interesse no produto oferecido: o destino Cabo Frio e mais foco em negócios. 
A turismóloga Vanina Navega destaca que o turismo vive um novo desafio ligado ao desenvolvimento da tecnologia da informação. A TI – Tecnologia da Informação - é uma evolução do mercado.
- A viagem rompe barreiras e agora se escolhe o destino na frente do computador. O mercado se mexeu e agora é hora de nos adaptarmos a essa realidade sob o risco de nos tornarmos obsoletos e despreparados. Quem vende alguma coisa tem que estar atento a essa nova forma de consumo. A cada dia as empresas de TI se aprimoram e oferecem uma série de opções de serviços para se vender alguma coisa via computador, inclusive uma cidade - explicou Vanina.
O coordenador Executivo de Turismo, Milton Roberto, classifica a participação na feira como muito boa e destaca que a equipe fez excelentes contatos nas rodadas de negócios nacionais e internacionais.
- Conseguimos realizar bons contatos com empresas nacionais e internacionais e agora estamos na expectativa de concluir a parceria que começamos na ABAV. Em nosso estande atraímos o trade turístico e o público que pode conhecer o potencial que temos em Cabo Frio - comemorou Milton.


 O também coordenador Executivo de Turismo, Aldenir Soares complementa que a feira é a oportunidade de fechar negócios já que é direcionada a empresários não somente de agências, mas, também de hotelaria.
- É nestas feiras que podemos fechar negócios, divulgar nossos roteiros, e conquistar espaço no mercado de turismo, que cresce muito a cada ano. A participação de Cabo Frio em mais uma ABAV demonstra a intenção do prefeito Alair Corrêa em investir e incentivar cada vez mais o turismo na cidade - explica Aldenir, informando que dentre as reuniões que participaram, destaca a que tiveram com Marcelo Bento, diretor comercial da Azul Linhas Aéreas, que já opera em Cabo Frio, e que em ações conjuntas visa viabilizar novas opções de voos, como por exemplo, o aumento do número de voos comerciais para Cabo Frio para Viracopos-SP e Belo Horizonte-MG. 
- Mais uma vez estivemos conversando com a Azul, objetivando o fortalecimento da rota existente e a de novas linhas. Temos todo o potencial para atrair turistas e negócios neste segmento e é em eventos como este que podemos promover nossos roteiros e atrair investidores, explicou, ressaltando que também receberam no estande o Secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Ronald Ázaro, fortalecendo a parceria com a Prefeitura de Cabo Frio e captando novas conveniências.


A primeira Feira das Américas na volta a São Paulo motivou a visitação de 52.165 pessoas entre os cinco dias de evento. Nos três dias iniciais, direcionados para profissionais do trade, 38.706 pessoas circularam pela feira, enquanto que o final de semana, aberto para a visitação do público final, somou a entrada de 13.459 pessoas. Ainda foram contabilizados 842 jornalistas atuando na cobertura do evento, que contou com 750 buyers, 2.613 marcas expostas e mais de 5,9 mil empregos gerados. A Vila do Saber, local dos treinamentos para agentes e profissionais do setor, registrou a entrada de 3.978 visitantes.

Participaram da feira, os três coordenadores Executivos do Turismo de Cabo Frio, Aldenir Soares, Gilson Peres e Milton Roberto, a turismóloga Vanina Navega, a controladora Andréia Bessa e a diretora do CAT – Centro de Atendimento ao Turista – Vanessa Bravo e a recepcionista Marina Gomes.

Além de confirmar na prática o slogan “seu destino de negócios”, cabe destacar que o evento ABAV 2013 foi palco da contagiante alegria gerada pelo lançamento da campanha de valorização do agente de viagens, embalada pelo vídeo clipe que adapta a canção “Eu não existo longe de você”, hit consagrado pela dupla “Claudinho e Buchecha”, para promover acertadamente o conceito de que “o turismo não existe sem o agente” e o “agente não existe sem o turismo”.

Postar um comentário