Frase do dia

“O amor é tudo”
(Jesus Cristo)







sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Artesãos de Cabo Frio participam de palestra sobre empreendedorismo






 

Casa do Artesanal: a nova era do artesanato de Cabo Frio

O artesanato de Cabo Frio está passando por um ótimo período de valorização de seus profissionais. Como parte dos preparativos do lançamento da Casa Artesanal, um projeto da Secretaria de Turismo foi realizada na manhã desta quarta-feira (3/10), a segunda palestra de uma série de três para os 40 artesãos do município que vão trabalhar na Casa Artesanal.
Empreendedorismo foi o tema ministrado pelo economista e consultor do Sebrae, Uérito Cruz. Apesar de todo o potencial, o setor carece de estudos que permitam conhecer melhor e gerir essa atividade com suas peculiaridades, como um negócio, de forma sistêmica e estratégica, pois, embora seja trabalhoso para o artesão confeccionar seus produtos, difícil mesmo é inseri-los no mercado de forma competitiva e sustentável.
O economista proferiu sobre “Como abrir uma empresa”.
- Nós sabemos como é importante para vocês a decisão de abrir o seu negócio. Por isso, elaboramos um roteiro para ajudá-los no planejamento deste momento. Mais do que produzir, é necessário pensar estrategicamente a produção antes mesmo de ela começar, de forma a atender às necessidades dos clientes, a qualidade constante e respeito a prazos de entrega. A partir daí, é possível desenvolver inteligência competitiva e estratégias de atuação para o setor, assim como já acontece nos demais setores da economia, outro ponto importante é de mostrar ao artesão que essa atividade econômica deve ser rentosa, portanto é necessário também fazer a gestão do negócio, como fluxo de caixa, controle de estoque e outros pontos que são importantes em qualquer atividade econômica, destacou Uérito convidando aos artesãos interessados em abrir sua empresa a procurarem o Sebrae local para formalizar o seu negócio e ter benefícios, como garantias futuras.
O superintendente da SECTUR, Aldenir Soares proferiu algumas palavras antes da palestra sobre empreendedorismo, destacando a importância do artesanato para o turismo de Cabo Frio, reconhecendo o trabalho dos artesãos como o produto ideal que agrega valor ao mercado e traz o atrativo turístico para a Cidade.
Para a coordenadora setorial do Artesanato e mentora do projeto, o artesanato de Cabo Frio é um segmento de grande apelo turístico e cultural.
- Nossos artesãos produzem trabalhos de qualidade e bom gosto. O artesanato pode proporcionar o fomento econômico através de atividades sócio-culturais e ambientais.
Tenho 13 anos trabalhando nas feirinhas já passei por tudo. Montei e desmontei barraca durante anos. Sofri com a chuva, com o vento, com o sol escaldante, conheço de perto os problemas de cada artesão, suas angustias, decepções, gente que foi embora, que deixou seu dom de lado, gente que tinha perdido a esperança. Porem com o governo Alair Corrêa tudo mudou e o artesão voltou a sorrir. A Casa Artesanal é só o começo de tudo e me orgulho por não ter desistido depois de tanta luta e o artesanato de Cabo Frio vem a cada dia ganhando destaque em várias cidades do Brasil e do exterior.

Fotos: Vanessa Bravo
Telma Flora | Assessora de Imprensa
Secretaria Municipal de Turismo de Cabo Frio
Postar um comentário