Frase do dia

“O amor é tudo”
(Jesus Cristo)







domingo, 20 de outubro de 2013

Búzios vai sediar 4ª edição de festival gastronômico internacional

Evento começa nesta segunda-feira e vai até o dia 26 de outubro.
Chefs mostrarão receitas de diversas regiões da França
Do G1 Região dos Lagos
Um dos pratos apresentados na edição de 2012, no gastronômico Les Pantagruels  (Foto: Divulgação/ MidiaBacana)Um dos pratos apresentados no gastronômico Les Pantagruels de 2012 (Foto: Divulgação/ MidiaBacana)
Imagine jantar à beira mar, experimentando o melhor da alta gastronomia francesa em um ambiente extremamente aprazível com direito a brisa e vista espetacular da praia de Geribá, em Armação de Búzios, Região dos Lagos do Rio. Este será o cenário da 4ª edição do festival gastronômico "Les Pantagruels", que vai acontecer no no restaurante hotel Le Relais La Borie, o Chez Françoise, entre os dias 21 e 26 de outubro.


Os chefs, vindos de diversas cidades da França, criarão jantares representando a culinária de diferentes regiões do país – entre elas, Costa Azul, Champanhe, Bretanha e Languedoc. Eles vivenciarão uma semana em um dos balneários mais charmosos do Brasil, onde se dedicarão a fazer o que mais gostam: criar. No cardápio, uma abordagem refinada de pratos tipicamente franceses recriados com ingredientes brasileiros.
Idealizado pelo empresário francês Paul Lindemann, o evento tem como proposta principal o intercâmbio com os chefs e suas famílias, para um tempo de criação em um ambiente de total liberdade e descontração. Durante a semana de realização do evento, os jantares gastronômicos serão um momento de prazer para o público, que além de se deliciar, terão o privilégio de tê-los a mesa para entender o processo de criação, tirar dúvidas, descobrir curiosidades e conviver com os chefs. Para quem curte gastronomia o evento é parada obrigatória, nem que seja por uma das cinco noites.
"Por ser em Búzios, pelo fato do convite se estender às famílias e pelo raro convívio do grupo na mesma cozinha, o resultado são pratos divinos e inéditos. Desde que cheguei ao Brasil, retorno pouco a França, então é como se o melhor de lá viesse até mim," explica Frederic Monnier, chef francês, que reside atualmente no Brasil, um dos convidados a participar do festival.
O Festival Gastronômico de Búzios, RJ (Foto: Divulgação/ MidiaBacana)Os chefs reunidos nas mesas do festival, em 2012
(Foto: Divulgação/ MidiaBacana)
Os chefs que farão parte do festival: 
Patrick Gauthier , duas Estrelas no Guia Michelin. Do restaurante “La Madeleine” em Sens, na França, um dos mais renomados chefs franceses da atualidade.
Emmanuel Ruz
Uma Estrela no Guia Michelin. Faz parte do seleto grupo de chefes MCF (Maître Cuisinier de France), uma das mais alta honrarias da gastronomia francesa. Do restaurante “Lou Fassum”, situado no sul da França. Da cidade de Grasse, que é fonte de inspiração de toda a perfumaria francesa, Emmanuel traz uma visão mágica dos ingredientes naturais.
Didier Anies
Uma Estrela no Guia Michelin. Formado na escola de hotelaria de Toulouse em 1984, Didier Aniès é a novidade desta 4° edição. Ele é um dos chefs MOF (Meilleur Ouvrier de France), prêmio concedido aos melhores chefes do país desde 1924, membro da academia Culinária Francesa, do Grand Cordon d’Or de Mônaco, do ‘Disciples d’Auguste Escoffier‘, além de ser conselheiro e membro da delegação Relais&Châteaux. Ele está à frente da cozinha do restaurante do ‘Grand-Hotel’, um palácio 5 estrelas, onde está o restaurante gastronômico estrelado ‘Le Cap’, além do restaurante mediterrâneo ‘La Véranda’ e do ‘Club Dauphin’.
Regis Ferey
Eleito o melhor pâtissier de 2013 na França e membro da Academia de Culinária da França, Ferey é especializado em confeitaria. Em 2001, assumiu o posto de responsável pela decoração das sobremesas do “Palais de l’Elysée”. Desde 2005 é Chef Pâtissier – Chef da Confeitaria, responsável pelas sobremesas – da Presidência da França.
Olivier Briand
Do restaurante Le Gibus em Caen na Normandia, eleito o ‘melhor bistrô da França’ em 2009. Tem como característica trabalhar os produtos de forma dinâmica e suas criações culinárias alegres e coloridas. A diversão é sua inspiração como chefe.
Frédéric Monnier
Chefe MCF (Maître Cuisinier de France), uma das mais alta honrarias da gastronomia francesa. Desde 2001 no Brasil, acaba de inaugurar a brasserie Ameno, uma mistura de galeria de arte e restaurante, no Rio de Janeiro. Ele é também o criador da Brasserie Rosário e o chef responsável por todo o desenvolvimento do Buffet do Garcia&Rodrigues, no Leblon. Ainda na França, foi chef do restaurante do torneio de Rolland Garros, do Hotel Plaza Athenée, Homero e do Potel&Chabot.
David Mansaud
Assumiu em 2008 a cozinha do Hotel Astor Saint-Honoré, localizado na rua mais charmosa de Paris, Rue Du Faubourg Saint-Honoré. Após a primeira edição Les Pantagruels 2010 se estabeleceu no Brasil e agora é chefe executivo do curso de gastronomia “Alain Ducasse” na Universidade Estácio de Sá, além de ser um dos professores.
Ivo Faria
Ivo Faria da Costa construiu uma carreira sólida, rica em experiências diferenciadas que lhe garantiram expertise tanto como chef quanto na administração de restaurantes. Hoje está no comando do restaurante mais prestigiado de Belo Horizonte. Foi eleito, em 2013, chef “Hors Concours” da revista Gastrô.
Nicolas Frion (a confirmar)
Uma Estrela no Guia Michelin. Do restaurante “Le Chapon Fin”, situado em Bordeaux. Um dos mais procurados pelos “gourmets” da região.
Veja a programação:
Segunda-Feira 21/10 – Coquetel de abertura do evento
Terça-Feira 22/10 – Jantar “Sabores de Costa Azul”
Quarta-Feira 23/10 – Jantar “Sabores Champanhe”
Quinta-Feira 24/10 – Jantar “Sabores de Bretanha”
Sexta-Feira 25/10 - Jantar “Sabores de Languedoc”
Sábado 26/10 – Jantar “Jantar de gala – o melhor do Les Pantagruels”
Serviço:
Valores dos jantares harmonizados
- Terça a sexta: R$ 500,00 o casal;
- Sábado: R$ 600,00 o casal.
Inícios dos jantares às 20h30.
* Jantar composto de 5 ‘etapas’: amuse bouche, entrada, prato principal, pré sobremesa e sobremesa. Também Existe um pacote promocional Les Pantagruels de 5 noites no La Borie e participação nos 5 jantares.
Postar um comentário