Frase do dia

“O amor é tudo”
(Jesus Cristo)







sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Começa hoje, no Jardim Esperança, Festa Nordestina





Visando notabilizar a tradição gastronômica, cultural e artesanal desta região do Brasil e homenagear os imigrantes nordestinos que escolheram Cabo Frio para morar, de hoje (25) até domingo (27/10), a Prefeitura Municipal estará realizando a Festa Nordestina no bairro Jardim Esperança. Barracas com comidas típicas, shows temáticos e a animação tradicional do povo do nordeste do país farão parte dessa festa que promete enriquecer ainda mais o final de semana na Cidade.
Em sua oitava edição, o evento acontece no espaço externo do Ginásio Poliesportivo Vivaldo Barreto, no bairro Jardim Esperança e contará com importantes atrações musicais, a começar, nesta sexta-feira (25), com a apresentação da Banda Forroxé  e a Banda Pimenta do Reino.  No Sábado (26), quem sobe ao palco é o grupo Abandonados do Forró, seguida da dupla Lucas e Ruan e do Trio Forrozão e no domingo (27),  Gilson do Forró, o grupo Filhos da Aldeia e fechando o circuito um dos nomes mais famosos do forró: Frank Aguiar. Os shows começam a partir das 20h. No sábado  e domingo, a partir das 14 horas.
Num cenário que lembra o sertão – tão cantados em músicas e prosas pelos grandes artistas do nordeste do país, o sertão, o artesanato e a culinária das duas regiões estarão muito bem representados nestes três dias de festa em Cabo Frio.
A festa Nordestina vai contar com 15 barracas de artesanato, sendo quatro da CMDD do Jardim Esperança e onze de vários artesãos da Cidade. De acordo com a coordenadora setorial do Artesanato da secretaria de Turismo, Vânia Carvalho, o elemento temático será encontrado em alguns desses trabalhos como crochê, bordados, garrafas de corda, bolsas de couro, entre outros.
- Quatro barracas do CRAS também estarão participando e dando oportunidade aos artesãos da inclusão produtiva.  É o artesanato de Cabo Frio marcando presença na Festa Nordestina, comemora Vânia Carvalho.
No que diz respeito aos pratos típicos, serão 35 barracas que venderão o que existe de mais criativo na culinária nortista e nordestina, a maioria deles a base de carne de sol. Pratos como carne de sol com aipim, carne de sol com queijo coalho, baião de dois com pirão de leite, escondidinho, pirão de carne seca, sarapatel, bobó de carne-seca, buchada com carne de cabrito, acarajé, carne de sol com aipim e canjiquinha, arrumadinho de carne seca, carne seca com farofa e batata apimentada, xinxim de galinha, carne seca com abóbora, favada nordestina e carne de sol na chapa, entre outros, darão o tom do evento gastronômico que também será recheado de deliciosos doces nordestinos, caipfrutas, caldos, tapioca e mugunzá. Todas as barracas serão administradas por moradores do bairro, que tem uma concentração de nordestinos e descendência nordestina. 


Por ser referência de produtos e manifestações populares da Região Nordeste do Brasil, a Secretaria Municipal de Turismo trouxe para incrementar o evento, o folclore da Festa Nordestina de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, com 48 componentes entre personagens tipicamente vestidos a caráter que farão uma integração com o público no sábado (26/10).
Além do palco principal, uma tenda contará com shows de forró e pista de dança. Durante toda a festa, sanfoneiros e repentistas andarão pela feira tocando e cantando o melhor da tradição da região. 
O evento tem o apoio das secretarias de Eventos, Turismo, Ordem Pública, Transportes, Comunicação, fiscalização e postura, da COMSERCAF e da sub-prefeitura do Jardim Esperança.  
Programação:

25/10 - Sexta feira
20h - Banda Forroxé 
22h - Banda Pimenta do Reino

26/10 – Sábado
14h – Abandonados do Forró
20h – Lucas e Ruan
22h – Trio Forrozão

27/10 – Domingo
14h – Gilson do Forró
20h – Filhos da Aldeia
22h – Frank Aguiar


Telma Flora | Assessora de Imprensa
Secretaria de Turismo de Cabo Frio
Postar um comentário