Bom dia! Vamos com as notícias dos principais jornais e revistas deste domingo, 3 de novembro. Esse Mar é Meu: hoje tem passeio de barco para os cabo-frienses e veranistas. Agendamento está sendo feito no Terminal de Passageiros, no Boulevard Canal


A Secretaria Municipal de Turismo e a Associação das Empresas de Turismo Náutico de Cabo Frio (AETURNAUT) promovem neste domingo (3/11), às 10h30 e as 14h30,  mais um passeio de barco com os moradores da Cidade, pelo projeto “Esse Mar é Meu”.
Com duração de cerca de duas horas e meia e com direito a água e refrigerante a bordo, o passeio sai do Terminal de Passageiros, no Boulevard Canal, atravessando o Terminal de Transatlânticos, passando pelos pontos turísticos, até a Ilha do Papagaio, quando os passageiros terão direito a um mergulho.
O objetivo deste projeto é oferecer aos moradores a oportunidade de conhecer as belezas naturais da cidade ao custo de R$ 10 mais um quilo de alimento não perecível, que será destinado a uma entidade filantrópica. Os interessados devem fazer agendamento prévio no Terminal de Passageiros, munidos de carteira de identidade e comprovante de residência, ou carteira estudantil do município, ou Cartão Dignidade. Os menores de 12 anos só podem participar dos passeios acompanhados por um responsável.
Os passeios acontecerão todos os domingos deste ano, até 8/12
 e segundo o projeto, várias embarcações ficarão disponíveis para atender a demanda.



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Jornais nacionais
Folha de S.Paulo
Agora S.Paulo
O Estado de S.Paulo

Dilma reconquista só parte de popularidade após protestos
O Globo

Na contramão da economia verde: Bicicleta paga mais imposto do que carro
Valor Econômico
Correio Braziliense

O ranking dos gazeteiros da Câmara Legislativa
Estado de Minas

Longa jornada até a sala de aula
Zero Hora

Redes sociais evoluem da bronca para a negociação
*
Veja

A estética do risco
Época

Reclamar funciona
IstoÉ

Os segredos dos mais fortes
Carta Capital

Obama, espião do Papa
-------------------------------------------------------------
*
Jornais internacionais
The New York Times (EUA)
Mudanças climáticas colocam em risco o abastecimento de alimentos
The Washington Post (EUA)
Líder talibã paquistanês é morto
The Guardian (Reino Unido)
União de espiões: liga de vigilância da Europa
Le Monde (França)
Mali: dois jornalistas franceses assassinados após sequestro em Kidal
El País (Espanha)
Independentismo perde apoio na Catalunha
Clarín (Argentina)
Caso Ciccone: Justiça do Uruguai manda congelar as contas de Vandenbroele


----------------------------------------------------------------------------------------
O Globo

Manchete: Na contramão da economia verde: Bicicleta paga mais imposto do que carro
Governo estuda ainda estender redução de IPI para veículos até o próximo ano.

Alíquota de carro popular é de 3,5%, enquanto para bicicleta está em até 10%.

Em meio a novos estudos da equipe econômica para estender até 2014 o IPI baixo de carros, levantamento mostra que o governo tributa menos os veículos do que as bicicletas, informam Henrique Gomes Batista, Nice de Paula e Martha Beck. Apesar das vantagens para o meio ambiente, a saúde e o trânsito, o imposto sobre o transporte de duas rodas é de 40,5%, em média, contra 32% para os carros. No caso do IPI, a alíquota dos automóveis populares é de apenas 3,5%, enquanto a das bicicletas chega a 10%. (Págs. 1 e 41 e 42)
Perimetral: Projeto original não previa o elevado que está prestes a ser demolido
A Perimetral, que começa a se despedir da paisagem do Rio, foi responsável pela demolição de dezenas de prédios históricos, como o Mercado Central da Praça Quinze. Mas as primeiras versões da ligação expressa entre o Parque do Flamengo e o Gasômetro não previam o elevado que está prestes a virar pó, e, sim, um túnel que só agora vai sair do papel. (Págs. 1 e 16)
Supostos confrontos: Polícia mata 5 por dia no Brasil
Em 2012, a polícia matou pelo menos cinco pessoas por dia em supostos confrontos no país. O Rio tem a maior taxa de mortes, apesar de uma redução de 69% desde 2007. (Págs. 1 e 3 a 6)
Recuperação judicial: Credor aprova só 23% dos planos
Apenas um quarto das 4 mil empresas que pediram proteção, como a OGX, de Eike, teve o plano aprovado. (Págs. 1 e 43)
Colunistas
Elio Gaspari

A quebra da OGX de Eike Batista era pedra cantada. (Págs. 1 e 12)


Ancelmo Gois

Zahar e outras editoras foram alvo da ditadura. (Págs. 1 e 27)
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo

Manchete: Dilma reconquista só parte de popularidade após protestos
Desconfiança de setores do eleitorado como os mais jovens e escolarizados frustra previsão de marqueteiro.

Apesar de ter intensificado sua atuação política nos últimos quatro meses, a presidente Dilma Rousseff não concretizou a previsão do marqueteiro João Santana de que até novembro recuperaria a popularidade perdida na onda de protestos iniciada em junho, informa o repórter Daniel Bramatti. A recuperação foi parcial e está parada há dois meses. Diferentes segmentos da sociedade - em especial os mais jovens, os mais escolarizados, os de renda mais alta e os moradores de municípios médios e grandes - nunca tiveram tantas divergências em relação à atuação da presidente. (Págs. 1 e política A4 e A6)
'Fez, faz, fará’: Slogan deve ser adotado por Dilma
PT molda discurso para briga com Aécio (PSDB) e Campos (PSB). (Págs. 1 e A8)
Escuta revela que máfia pediria ajuda a secretário
Homem forte da gestão Fernando Haddad, o secretário de Governo Antonio Donato (PT), é citado em interceptações telefônicas do suspeito de chefiar esquema de arrecadação de propina na Secretaria Municipal de Finanças, Ronilson Bezerra Rodrigues. Ao saber que estava sendo investigado, Rodrigues diz que marcaria reunião com Donato e com o vereador Paulo Fiorilo (PT) para falar sobre o caso. (Págs. 1 e metrópole A24 e A25)
Reportagem especial: A muralha europeia
Pressionada pelo fluxo de imigrantes e os discursos xenofóbicos de partidos de extrema direita, a Europa está aos poucos se transformando em um bunker, relata Andrei Netto. No Marrocos, imigrantes arriscam a vida por um futuro melhor. (Págs. 1 e internacional A16)
País tem 50 mil assassinatos em um ano
Os homicídios no País cresceram 7,6% no ano passado em relação a 2011, revela Bruno Paes Manso. Segundo estudo, foram 50.108 casos - o maior número desde 2008. Estados do Norte e Nordeste lideram o ranking. (Págs. 1 e metrópole A28)
Europeus espionam em conjunto, diz jornal (Págs. 1 e internacional A21)

‘Se eu não der resultado, me demite’
Graça Foster, presidente da Petrobrás, explica, em entrevista ao Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, que a proposta de nova metodologia para reajuste da gasolina e do diesel afasta do desempenho da empresa o peso de fatores fora de seu controle. Livre da figura da ingerência, a estatal poderia crescer ao ritmo que seu plano de investimentos exige. O mecanismo aplicará o conceito de médias móveis para evitar o repasse da volatilidade aos consumidores. (Págs. 1 e economia B1 e B3)
Dora Kramer: Cheios de dedos
Solto para dizer o que quiser, Lula ataca com mãos de aço e adversários reagem com punhos de renda. Isso não o paralisa nem o sensibiliza. (Págs. 1 e política A6)
Notas & Informações: Apartheid eleitoral
É descabida a proposta de reserva de vagas para pretos e pardos nas casas legislativas do País. (Págs. 1 e A3)
Aliás: Um outro olhar
•PARADOXO DAS RUAS. Explicações emergem para os protestos, iniciados sem uma diretriz política por revoltados com uma vida bloqueada. (página 1 e caderno Aliás)
Fernando Henrique Cardoso: Sem complacência
Black blocs expressam explosões de violência anárquica desconectada de valores democráticos , uma espécie de magma de direita. (Página 1 e Espaço Aberto - página 2)
João Ubando Ribeiro - Sob nova orientação
Esse negócio de falar no Brasil, me aborrecer à toa, é passado. Vi que não tem mais Brasil, a gente acha que tem porque se viciou. (Página 1 e Caderno 2 - página C7)
------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense

Manchete: O ranking dos gazeteiros da Câmara Legislativa
De janeiro a outubro, os distritais apresentaram 283 documentos para justificar ausências. Cristiano Araújo (PTB), Raad Massouh (PPL), que teve o mandato cassado, e Patrício (PT) faltaram a 30% das sessões em plenário. Entre as desculpas oficiais, estão encontro com eleitores e até "clamor público"
(Pág. 1 e 23)
A segunda queda
Paloma Alves nasceu em um camburão, de mãe presidiária, na época em que a Papuda abrigava uma ala feminina. Hoje, aos 25 anos, cumpre pena por roubo e vê uma “sina” em sua vida. Número de brasileiras presas aumentou 240% desde 2002. (Pg. 1, 8 E 9)
Vandalismo
Governo não sabe reprimir black blocs, dizem especialistas (Pg. 1 e 2)
Espionagem
Países europeus teriam a própria rede de vigilância (Pág. 1 e 29)
O “é agora ou nunca” de Dilma
A presidente passou o feriado reunida com 15 ministros com o objetivo de “destravar” o país e preparar o cenário da reeleição. Pastas das áreas sociais e de infraestrutura foram as mais cobradas. Obras tocadas pelo Exército se tornam modelo de eficiência e baixo custo. (Pág. 1, 10, 12 a 14).
Um mercado que desconhece crise
É o da tecnologia da informação, que não para de se expandir. Para suprir a demanda, empresas estão de olho nos estudantes de cursos técnicos, como Darlan e Letícia. (Pág. 1, Trabalho - capa)
Riscos ocultos da esplanada dos ministérios
(Página 1 e 30)
------------------------------------------------------------------------------------
Estado de Minas

Manchete: Longa jornada até a sala de aula
Estudantes são submetidos a prova diária de resistência e riscos nas estradas em busca de um futuro melhor

André de Oliveira Júnior, de 14 anos, mora na zona rural de Jaboticatubas, na Grande BH, e quer ser engenheiro. Mas o início da longa caminhada em busca do sonho exige duas horas diárias dentro do ônibus para percorrer 10 quilômetros de estrada, metade de terra, e chegar empoeirado à escola. A volta também é difícil. O ponto final do escolar fica longe e ele tem de caminhar por uma mata para chegar em casa ao anoitecer. André faz parte de uma quilométrica lista de chamada de crianças e jovens expostos ao perigo nas estradas em várias regiões do estado. Para piorar, milhares de alunos correm risco ainda maior viajando numa frota de 20 mil vans e ônibus clandestinos. Mesmo quem usa o serviço legalizado arca com um custo de até R$ 500 por mês só com transporte. (Pág. 1, 21 e 22)
Mercado de poucas caras
Biografias ocupam apenas o 5° lugar em vendas, devido a restrições da lei e alto custo de produção. Autores consideram gratificante, mas amargam prejuízo. (Página 1 e 6)
Dilma exige resultados de olho em 2014
Presidente reuniu 15 ministros das áreas social e de infraestrutura no Palácio da Alvorada e cobro empenho e rapidez no andamento de projetos e na conclusão de obras. A estratégia é pavimentar o caminho para a campanha de reeleição em 2014, quando pretende apresentar resultados no palanque. (Pág. 1 e 12)
Orçamento: Sem dinheiro para as bases eleitorais
Parlamentares mineiros chegam ao fim do ano com apenas 7% de suas emendas liberadas pelo governo federal. Eles podem apresentar demandas que somam até R$840 milhões, mas até outubro foram repassados apenas R$59,3 milhões. (Pág. 1, 3 e 4)
------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Commercio

O “Dia B” do Santa Cruz
Depois de penar nas Séries D e C, tricampeão estadual pode carimbar o acesso à B, hoje. Para isso, basta um empate com o Betim, no Arruda, onde são esperados cerca de 60 mil tricolores. Confira esquemas de trânsito e segurança. (Pág. 1 e Esportes 1, 3 a 5)
Infância perdida na lama e no lixo
A primeira vista, fica até difícil localizar a criança da favela Saramandaia, que mergulha no Canal do Arruda para recolher latas de alumínio, misturadas com dejetos. Justo na área priorizada pela prefeitura para uma requalificação, que ainda não saiu do papel. (Página 1 e Cidades 4 e 5)
Dilma reúne 15 ministros e cobra vitrine
Presidente falou a membros de sua equipe ontem e pediu conclusão de obras. (Página 1 e 14)
Marca de Suape
Porto cresceu com parcerias entre governos federal e estadual. (Pág. 1 e Economia 4)
------------------------------------------------------------------------------------
Veja

Manchete: A estética do risco
As dietas, suplementos e malhação específicos das mulheres que desafiam o senso comum e levam o corpo ao limite da magreza saudável. (Pág. 1)
Especial Cuba: O dinheiro dos brasileiros ajuda a sustentar o regime dos irmãos Castro, em que só existem dois tipos de pessoas: os dirigentes e os indigentes. (Pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------
Época

Manchete: Reclamar funciona
Nunca o consumidor teve tanto poder quanto na era digital - e nunca foi tão grande o desafio das empresas para satisfazê-lo. (Pág. 1)
Guerra ao vandalismo: Os brasileiros precisam da polícia. E a polícia precisa ser melhor (Pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------
ISTOÉ

Manchete: Os segredos dos mais fortes
A ciência revela por que alguns indivíduos enfrentam melhor do que outros o estresse e as adversidades.

Conheça as características dos mais capazes e saiba como é possível desenvolvê-la. (Pág. 1)
Exclusivo: Os oito pedidos para investigar o escândalo do Metrô que um procurador engavetou. (Pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------
ISTOÉ Dinheiro

Manchete: O bilionário da construção descobre o Brasil
Jorge Pérez, o magnata por trás do maior projeto imobiliário dos Estados Unidos e do megabairro de R$ 8 bilhões em São Paulo, quer invadir o Rio de Janeiro - e isso é só o começo. Conheça seu estilo e os planos para o País. (Pág. 1)
Economia: Melhora o ambiente de negócios (Pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------
Carta Capital

Manchete: Obama, espião do Papa
A falta de limites dos serviços de inteligência, que bisbilhotam até o Vaticano, coloca o mundo contra os EUA. A reação de Dilma Rousseff vira referência. (Págs. 1 e The Economist)
Bom senso F.C.: Alex, Paulo André e o movimento que pretende mudar o futebol brasileiro (Pág. 1)

Palestina: O enviado Gianni Carta conta a história de um Estado que não consegue existir (Pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------
Zero Hora

Manchete: Redes sociais evoluem da bronca para a negociação
Antes usados só para reclamar de maus serviços ou produtos, sites de relacionamento passaram também a solucionar os problemas entre consumidores e empresas (Pág. 1 e Caderno Dinheiro)
A vida sem asfalto
ZH mostra o impacto da falta de acesso pavimentado na economia e na autoestima de comunidades do interior (Pág. 1, 4 a 7)
------------------------------------------------------------------------------------
EBC Serviços

0