Prefeito Alair Corrêa sanciona lei que beneficia alunos da rede municipal de ensino

A partir de agora, será obrigatória a realização ortopédica da coluna – o chamado “Teste do Minuto” – em todos alunos matriculados nas escolas de ensino infantil e fundamental de Cabo Frio

 O Prefeito Alair Corrêa aprovou a Lei nº 2.527, de autoria do vereador Vinícius Corrêa, que beneficia os alunos da rede municipal de ensino, tornando obrigatório o teste de avaliação ortopédica da coluna – o chamado “teste do minuto” – nos estudantes da rede. 
Em recente pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), 85% das pessoas têm, tiveram ou vão ter, um dia, dores nas costas provocadas por problemas de coluna. As crianças e adolescentes são mais vulneráveis, pois além de ficarem muito tempo sentado na sala de aula, e em frente ao computador e a TV, estão em fase de crescimento e ainda não tem a consciência necessária para se preocupar com sua postura, como fator determinante de futuros problemas de saúde. 
- Estamos governando com dignidade, e pensando no futuro de nossos alunos – comentou o prefeito.



Os testes serão realizados quando do ingresso dos alunos nas escolas municipais, e ao final de cada ano letivo, para os estudantes até o 9º ano do ensino fundamental.

Ficam responsáveis pela realização do teste os professores de educação física das respectivas unidades escolares. A lei prevê que os profissionais deverão receber o treinamento adequado.

Segundo os especialistas, a má postura pode afetar a respiração, a digestão e a circulação, e por isso a importância do da realização do “teste do minuto”.

A lei entrou em vigor no dia 18 de novembro.

Texto: Rosália Moreira
0