Frase do dia

“O amor é tudo”
(Jesus Cristo)







sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Prefeito Alair Corrêa torna Casa Artesanal de Cabo Frio espaço fixo para exposição e vendas

É o novo point turístico de Cabo Frio com artesanato de qualidade, música ao vivo, em um ambiente agradável e confortável


O artesão de Cabo Frio teve uma grande conquista nestes últimos dias. A Casa Artesanal inicialmente inaugurada na última quinta-feira (24/10) apenas para mostra de três dias dos trabalhos dos 40 artistas envolvidos, agora é permanente, graças à sensibilidade, visão e empreendedorismo do prefeito Alair Corrêa que atendendo a centena de pedidos vai investir na permanência dos artesãos que renovarão suas peças para expor e vender.
A Casa, um projeto da secretaria Municipal de Turismo, elaborado pela coordenadoria setorial do Artesanato liderada pela artesã Vânia Carvalho e pela professora Lúcia Helena, funciona na rua Carlos Mendes esquina com a rua Inglaterra todos os finais de semana, de sexta a domingo e feriados das 14 às 22h e foi sucesso de público nos três dias de funcionamento, cerca de 900 pessoas passaram pela casa.


- Pretendo abrir espaço para outros artesãos que ficaram de fora. Assim, a Casa Artesanal terá rotatividade em termos de novidades, dando oportunidade para tantos outros artesãos que não possuem local para expor seus trabalhos, informa a coordenadora Vânia Carvalho, destacando que o sucesso da Casa Artesanal se deve a perseverança, atitude, cooperação de todos os envolvidos, a boa vontade e acima de tudo a sensibilidade de um prefeito que soube ouvir, apostar e definitivamente transformara a Casa Artesanal num espaço fixo.

- O prefeito Alair Corrêa resolveu tornar a Casa em mais um atrativo turístico para nossa cidade. Sendo assim, a Casa Artesanal permanecerá aberta até o final do ano e em 2014. Esta é uma vitória para os artesãos e para o nosso Turismo que agora conquista mais um espaço de cultura e entretenimento. Todos os que visitaram a Casa já podem preparar suas listinhas, sabendo que ali encontrarão sempre um presente diferente, como também artigos para decoração de lojas e pousadas e todos que não conseguiram conhecer sabem que agora a Casa Artesanal funcionará permanentemente.

Por enquanto a Casa ficará aberta nos finais de semana e feriados prolongados, mas no verão abrirá todos os dias com música ao vivo e uma delicatessen num ambiente agradável. A ideia de Vânia para a Casa Artesanal é que para o ano que vem, ela se torne além de um ambiente de entretenimento turístico e cultural, também um espaço funcional de capacitação.
- A ideia é criar cursos e oficinas de artesanato, além de promover palestras para aprimorar cada vez mais os nossos profissionais. Essa ideia ainda será apresentada ao prefeito, para que ele torne a Casa Artesanal um local de inclusão produtiva, com a formação e criação de cursos de artesanato principalmente voltados para a área dos reciclados. Palestras sobre sustentabilidade, reutilização de objetos e materiais que iriam para o lixo também podem ser aproveitados nesse espaço que pode ser tornar uma referencia para a população de Cabo Frio, estudantes principalmente em torno da conscientização ambiental. 


Bate bola com a coordenadora do Artesanato

A que você atribui o sucesso da Casa Artesanal desde sua inauguração?
Vânia: A inovação! Cabo Frio precisava de um lugar diferente onde as pessoas ficassem surpresas, encantadas, impactadas, unindo tudo isso ao belo artesanato que possuímos. A Casa Artesanal se tornou um local aprazível, inusitado, onde as pessoas puderam unir o útil ao agradável.

Como foi os bastidores da montagem da Casa?
Vânia: De muito trabalho... Houve planejamento, cooperação, diálogo e a vontade de fazer acontecer. Foram várias reuniões, palestras e principalmente o auxilio mútuo em colocar a mão na massa.

Todos os artesãos contribuíram para este sucesso?
Vânia: Sim, sem eles não teríamos tido o sucesso que conseguimos. Todos os artesãos foram participativos e se doaram ao máximo na produção das peças.

Qual foi a tônica do discurso do prefeito ao visitar e inaugurar a Casa?
Vânia: Como sempre o turismo. A Casa Artesanal é o tipo de empreendimento que irá encantar a quem a visita, não só pelo belo artesanato que apresenta, mas também porque o ambiente e a decoração tornaram a Casa uma atração a parte. Quero agradecer ao prefeito Alair Corrêa em nome dos artesãos de Cabo Frio pela oportunidade única de resgatarmos esses profissionais e darmos valor ao nosso artesanato tão precioso para o atrativo turístico de nossa cidade.

E da secretaria de Turismo?
Vânia: Os superintendentes do Turismo, Aldenir Soares, Gilson Peres e Milton Roberto abraçaram a ideia desde o começo do projeto e vão colocar a Casa Artesanal dentro do roteiro turístico da Cidade.

Mande uma mensagem aos artesãos e aos visitantes da Casa.
Vânia: O sonho foi realizado; a Casa Artesanal agora é uma realidade. O artesão vive uma nova era com dignidade e o reconhecimento de anos e anos de trabalho em prol da nossa cidade. Aos visitantes o governo Alair Correa entrega conforto, segurança e trabalhos maravilhosos do nosso verdadeiro artesanato que vai trazer a todos a lembrança dos reais valores de Cabo Frio.



Telma Flora | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Turismo
Postar um comentário