Balanças rodoviárias são instaladas em distrito de Cabo Frio

Aparelhos devem começar a funcionar no início do próximo ano. 
Investimento de R$ 200 mil colocou lugar em posição de destaque no setor.
Do G1 Região dos Lagos
Já estão instaladas as duas balanças rodoviárias que atenderão às empresas mineradoras que atuam em Tamoios, segundo distrito de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Com expectativa de funcionamento para o início do ano, os equipamentos passarão por aferição do Inmetro e as empresas se adequarão ao novo sistema eletrônico. O investimento de mais de R$ 200 mil colocou o segundo distrito de Cabo Frio em posição de destaque no setor, por ser uma iniciativa pioneira e que comprova a preocupação socioambiental das mineradoras. Além das duas balanças eletrônicas, foi construída uma guarita onde um técnico vai monitorar a pesagem dos caminhões.


A pesagem também eliminará qualquer questionamento sobre possíveis danos causados às vias, pontes e viadutos. Todos os caminhões das empresas transportadoras terão o peso aferido e certificado por meio eletrônico, cujos tickets de identificação acompanharão os documentos fiscais. A implantação das balanças é mais uma medida adotada pelas mineradoras no controle da atividade, reforçando a preocupação socioambiental das empresas.
Pesagem 
Os caminhões serão pesados antes de receberem a carga e após o carregamento. A diferença entre as aferições mostrará o peso do material a ser transportado. A cada pesagem, um bilhete será emitido com as informações da empresa, do veículo, a origem e destino da carga, o valor, entre outros. Os bilhetes deverão permanecer junto aos documentos fiscais da carga, facilitando a conferência. O peso máximo permitido pela legislação depende do tipo do veículo e da quantidade de eixos utilizados e todos esses detalhes são observados.
0