Frase do dia

“O amor é tudo”
(Jesus Cristo)







quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Bom dia! Vaja as manchetes dos principais jornais do país e do mundo desta quinta-feira, 12 de dezembro. Aberta a programação do Natal Solidário em Búzios | Projeto reúne moda, música e arte para todas as idades, durante esse mês, no Centro Comercial Porto Bello.


Exibindo Programação Natal Porto Bello.jpg

Até o dia 23 de dezembro, moradores e visitantes do município de Armação dos Búzios poderão vivenciar o verdadeiro espírito natalino participando do Projeto Natal Solidário 2013, que reúne associações e entidades representativas do balneário numa programação artística e cultural diversificada e beneficente, no Centro Comercial Porto Bello.
            A visitação ao presépio estará aberta diariamente, das 10h às 18h. Já as apresentações de música e dança acontecem sempre na parte da tarde.  Os visitantes podem contribuir com a doação de alimentos não perecíveis e/ou brinquedos, adquirindo produtos do bazar social ou a rifa de uma bicicleta, no valor de R$ 5,00. Os donativos serão destinados à Campanha Natal de Luz, Natal sem Fome e o valor arrecadado com a rifa e parte do bazar será destinado ao Centro Esportivo, Social e Cultural de Cem Braças.
Entre as principais atrações, está o Coral dos Correios, que se apresenta no dia 17/12, às 16h30. Formado exclusivamente por empregados da Diretoria Regional do Rio de Janeiro, o Coral Comunica-Som foi criado em 1973, sendo o primeiro coral de empresas públicas do Brasil.

Jornais nacionais


Folha de S.Paulo
Agora S.Paulo
O Estado de S.Paulo

Justiça barra alta do IPTU; Prefeitura deve ir ao STF
O Globo

Enchente anunciada: Tempestade de caos e violência
Valor Econômico
image
STF julga doações e abre conflito com o Congresso
Correio Braziliense

Carros mais seguros só depois da eleição
Estado de Minas

Guarda municipal investigada
Zero Hora

Carros mais seguros devem ficar para 2016
*
Jornais internacionais
The New York Times (EUA)
Longa espera por um ultimo momento com Mandela
The Washington Post (EUA)
Ajuda americana para rebeldes sírios é suspensa
The Guardian (Reino Unido)
Cirurgias que colocam os pacientes em risco reveladas
El País (Espanha)
EUA e Reino Unido retiram o apoio militar aos rebeldes sírios


-----------------------------------------------------------------------------------------
O Globo

Manchete: Enchente anunciada: Tempestade de caos e violência
Despreparado, Rio fica refém das chuvas e pede ajuda para conter arrastões e saques.

Temporal fecha principais vias de acesso à cidade, incluindo a recém-inaugurada Via Binário. Cariocas não conseguem chegar ao trabalho, e veículos parados são atacados. Duas pessoas morreram e cerca de quatro mil deixaram suas casas.

As fortes chuvas que desde a noite de anteontem castigam o Rio inundaram rios, alagaram as principais vias de acesso à cidade, incluindo a nova Via Binário, e expuseram motoristas parados nos engarrafamentos à violência, mostrando o despreparo para enfrentar um problema que se repete todos os anos. O governador Sérgio Cabral conversou por telefone com a presidente Dilma e anunciou a vinda de policiais federais para ajudar no combate a saques e arrastões, que aterrorizaram motoristas sitiados por causa dos alagamentos na Avenida Brasil e na Dutra. Na Baixada, os prefeitos de Nova Iguaçu e Japeri decretaram estado de calamidade depois que cerca de quatro mil pessoas foram desalojadas pelo transbordamento de rios. Duas pessoas morreram. (Págs. 1 e 12 a 24)
STF: 2 votos contra doação de empresas (Págs. 1 e 3 a Merval Pereira)

Mantega: ‘pernas mancas’ na economia (Págs. 1 e 29)

Colunistas
Mario Sergio Conti

O PC sul-africano foi tão stalinista quanto o de Cuba e o da Coreia do Norte. (Págs. 1 e segundo caderno)

Veríssimo

Mandela reforçaria tese de que os grandes homens fazem as grandes mudanças históricas. (Págs. 1 e 19)
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo

Manchete: Justiça barra alta do IPTU; Prefeitura deve ir ao STF
TJ acatou argumento de que o reajuste de 20% a 35% em SP foi aprovado de forma irregular e é abusivo

O Tribunal de Justiça de São Paulo suspendeu a lei que previa reajuste de até 35% no IPTU de 2014 na capital. A decisão é liminar e a Prefeitura deve apresentar recurso no STF. Se não conseguir reverter a decisão, só poderá ser cobrada dos contribuintes paulistanos, por decreto, a inflação do ano, em tomo de 6%. Faltam 17 dias para a emissão dos boletos. Ontem, 22 dos 25 desembargadores que compõem o Órgão Especial do TJ decidiram a favor dos argumentos de duas ações diretas de inconstitucionalidade movidas pela Fiesp e pelo PSDB. A alegação é que houve quebra do regimento da Câmara. O projeto foi aprovado às 23h39 de 29 de outubro, sem que estivesse inicialmente na pauta da sessão. Além disso, PSDB e Fiesp afirmam que o aumento de até 20% para residências e de até 35% para o comércio é abusivo. Em 5 de novembro, o reajuste havia sido barrado pela Justiça, mas a Prefeitura conseguiu reverter a decisão. (Págs. 1 e Metrópole A20)

Corte no orçamento

Vereadores paulistanos pensam em alternativas para concluir a votação do orçamento de 2014. Caso a suspensão do reajuste do IPTU não caia, será necessário reduzir a previsão de receitas em R$ 800 milhões. (Págs. 1 e A20)
Fux e Barbosa votam contra doação eleitoral de empresas
Os ministros do STF Luiz Fux e Joaquim Barbosa votaram ontem contra a possibilidade de empresas privadas doarem recursos a campanhas eleitorais. Os dois defenderam também restrição de doações de pessoas físicas. Os ministros Dias Toffoli e Luís Roberto Barroso indicaram que votarão hoje no mesmo sentido. Assim, bastarão mais dois votos, já que são 11 ministros no Supremo, para aprovação da mudança. Ontem prevaleceu a tese de que o dinheiro das empresas desequilibra o resultado das eleições. (Págs. 1 e Política A4)
Automóveis: Kombi ganha sobrevida
O governo deve anunciar nos próximos dias o adiamento, por dois anos, da norma que obriga a instalação de airbag e freios ABS em 100% dos carros novos. Um dos principais modelos beneficiados é a Kombi, que sairia de linha no final do mês. (Págs. 1 e Economia B1)
África do Sul: Impostor com Obama
Indignação ou humor foram as reações à descoberta de que o homem que ficou ao lado de líderes mundiais no funeral de Nelson Mandela era um falso intérprete. Surdos-mudos disseram que os sinais que ele fez não significavam nada. (Págs. 1 e Internacional A16)
Enchente e caos no Rio
Alagamento bloqueia a Avenida Brasil. Temporal causou caos na Região Metropolitana do Rio. Na Baixada Fluminense, mais de 2 mil famílias ficaram desabrigadas. Caminhões foram saqueados e a Dutra enfrentou protesto pelos alagamentos. (Págs. 1 e Metrópole A22)
Planos vão cobrir testes genéticos
A ANS divulga hoje normas para garantir a cobertura de exames genéticos pelos planos de saúde. Um deles é a análise dos genes que aumentam o risco de câncer de mama. (Págs. 1 e Metrópole A30)
ANP será investigada no caso da petroleira OGX (Págs. 1 e Economia B17)

José Serra
É preciso mais que democracia

A Argentina vive uma crise considerável. Não há governante que consiga salvar o povo das piores agruras quando foge da racionalidade. (Págs. 1 e Espaço Aberto A2)
Eugênio Bucci
E=K' (ou o minuto de 12 segundos)

Alguns poucos não querem Copa nenhuma. Para essa minoria, o minuto de silêncio da Fifa não deveria durar 60 segundos, mas dois anos inteiros. (Págs. 1 e Espaço Aberto A2)
Notas & Informações
Dilma e os fatos da vida

Alguém deveria contar a ela que a meta da inflação é 4,5% e nunca foi alcançada no atual governo. (Págs. 1 e A3)
------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense

Manchete: Carros mais seguros só depois da eleição
Medo de demissões no ABC e de alta nos preços leva o governo a adiar a entrada em vigor da medida que obriga montadoras a instalar, a partir de janeiro, airbag e freio ABS em todos os veículos no país. (Págs. 1 e 12)
Caso JK: Guerra de versões
Peritos oficiais contestam relatório da Comissão da Verdade que atribui a morte do ex-presidente a atentado. (Págs. 1 e 2 e 3)
Rio de Janeiro: Chuva traz caos e crime
Moradores de bairros próximos à Via Dutra saquearam caminhões parados na pista alagada. Motoristas também foram assaltados. O temporal de ontem parou a cidade, deixou dois mortos e 2 mil desabrigados, e fez até o prefeito carioca, Eduardo Paes, pedir que a população ficasse em casa. (Págs. 1 e 10)
Ganha força tese de que morte do casal Villela foi planejada
Carta apresentada por promotor, no segundo dia de julgamento de réus do assassinato na 113 Sul, aponta filha do casal como mandante do crime. (Págs. 1 e 29)
------------------------------------------------------------------------------------
Estado de Minas

Manchete: Guarda municipal investigada 
Uso ilegal de armas de fogo por membros da corporação será apurado pelo MP e Polícia Federal.

A informação de que os agentes estão portando revólveres e pistolas particulares foi confirmada por vários deles e pelo próprio sindicato da categoria, como publicou o Estado de Minas ontem. A Corregedoria da Guarda Municipal decidiu encaminhar notícia crime sobre a denúncia ao Ministério Público e à Polícia Federal, para a abertura de investigações. O uso do armamento depende de regulamentação pelo estado ou município, que não ocorreu.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial informou que fará um levantamento dos guardas armados, postura que considera intolerável. Os agentes alegam que estão se protegendo, já que entram cada vez mais no combate direto a criminosos, o que extrapola sua missão de segurança patrimonial e de trânsito. Este ano, a corporação tem feito 6,4 prisões por dia, média bem superior à de 3,7 capturas diárias registrada em 2011. (Págs. 1 e 25)
Morte de JK: Peritos negam assassinato do ex-presidente
Quatro responsáveis por laudos técnicos feitos à época da morte de Juscelino Kubitschek, em 1976, e repetidos depois em 2001, inclusive o legista que verificou a ossada do motorista do ex-presidente, rechaçam a tese de assassinato levantada pela Comissão da Verdade de São Paulo. Eles são unânimes: um acidente de carro matou JK. (Págs. 1 e 4)
Carros: Governo estuda adiar inclusão de Airbag e ABS
Instalação obrigatória de itens de segurança em todos os carros fabricados no Brasil deve ser empurrada para 2016. Exigência começaria a valer em janeiro. (Págs. 1 e 15)
Imposto de renda: Reta final para domar o Leão com doações
Quem contribui com instituições sociais tem até o dia 30 para fazer as últimas boas ações do ano com direito a dedução no Imposto de Renda. Especialistas ensinam a calcular o limite a ser abatido no acerto com a Receita Federal e a maneira correta de preencher a declaração. (Págs. 1 e 16)
Trabalho formal: Brasil ganhou 3,6 milhões de microempreendedores (Págs. 1 e 12)

------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Commercio

Manchete: Policiais presos por servir ao jogo ilegal
Entre os nove detidos estão um delegado e um capitão da PM. Grupo é acusado de receber entre R$ 100 e R$ 300, por semana, fazendo a segurança de casas de máquinas caça-níquel. (Págs. 1 e cidades 1)
Estado ganha primeira usina solar
Empreendimento, em área anexa a Arena, vai gerar até 35% da energia consumida nos jogos da Copa. (Págs. 1 e economia 1)
Povo espera até 6 horas para dar adeus a Mandela (Págs. 1 e 14)

Segurando preço: Para conter inflação, airbag e freio ABS obrigatórios para carros devem valer apenas para 2016 (Págs. 1 e economia 6)

Chuva, mortes e até saques no Rio de Janeiro
Temporal matou duas pessoas e milhares estão sem teto. Bandidos aproveitaram o caos. (Págs. 1 e 9)
------------------------------------------------------------------------------------
Zero Hora

Manchete: Carros mais seguros devem ficar para 2016
Risco de alta de preços faz governo federal admitir o adiamento, por dois anos, da exigência de airbags e freios ABS em todos os veículos fabricados no Brasil. (Págs. 1 e 20)
Efeito Kiss: Para prevenir incêndios, lei mais rigorosa
Proposta aprovada pela Assembleia prevê projetos com lotação máxima e controle de fumaça. (Págs. 1 e 42)
Dinheiro do clube no bolso dos brigões
Sem exigir prestação de contas, antiga diretoria do Grêmio repassou R$ 1,1 milhão para viagens de torcidas organizadas. Mais de 85% do valor foi para a Geral, protagonista de pancadarias em estádios. Um dos líderes da torcida admite: embolsava parte do dinheiro. (Págs. 1 e 4 a 6)
No Estado, em seis anos: Consumo de cigarro cai 33%
Pesquisa nacional mostra que, apesar da queda, índice de gaúchos fumantes é maior do que a média nacional. (Págs. 1 e 34)
------------------------------------------------------------------------------------
Brasil Econômico

Manchete: Estímulo do BNDES terá juros mais altos em 2014
Luciano Coutinho, presidente do banco, informou que as taxas do Programa de Sustentação do Investimento subirão em janeiro. Na compra de máquinas e equipamentos, por exemplo, os juros serão de 4,5% ao ano (micro e pequenas empresas) e 6% (grandes companhias). As taxas da linha de exportação sobem de 5,5% para 8%. (Págs. 1 e 5)
Mantega: Brasil cresce com pernas mancas
O ministro da Fazenda apontou ontem os efeitos negativos da crise internacional e a falta de financiamento ao consumo interno como entraves ao crescimento. (Págs. 1 e 5)
Exportação: Churrasco à moda na China
Empresários brasileiros abrirão restaurantes em território chinês para mostrar que a carne do Brasil é melhor do que a da Austrália. (Págs. 1 e 4)
Empresas: ALL em meio a inferno astral
Acidentes, briga com clientes e perda de concessão estragaram o ano que prometia ser de crescimento para a operadora ferroviária. (Págs. 1, 10 e 11)
Indústria: Depois de 5 meses de queda, emprego dá sinal de melhora (Págs. 1 e 7)

------------------------------------------------------------------------------------
EBC Serviços
Postar um comentário