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sábado, 28 de dezembro de 2013

Confira dicas de ceias para um fim de ano mais saudável

Foto: Radius Images/Corbis
Foto: Radius Images/Corbis

Panetone, peru, rabanada, nozes, frutas secas. Delícias tradicionais do banquete natalino devem ser escolhidas adequadamente para garantir uma ceia saudável para toda a família. Algumas escolhas simples e práticas garantem pratos saborosos com menos gordura, sódio e açúcar. “Entre chester, tender e peru, o último é a opção mais adequada, pois possui menos sódio e menos gorduras quando comparado aos outros dois na mesma porção. Nos três casos, retire a pele antes de comer. Com relação à carne suína, o lombo possui menos gorduras e é menos calórico quando comparado ao pernil”, orienta a nutricionista Raquel Sanchez Franz, da Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor (CAS/CGESP/SAA/SE/MS).
Outra dica é, ao invés de comprar farofa pronta, rica em sódio e gorduras saturadas, prepará-la em casa, onde se pode utilizar menos gorduras e ainda acrescentar farelo de aveia ou de trigo, deixando a receita rica em fibras. Na hora de preparar o salpicão, a nutricionista aconselha utilizar peito de frango, hortaliças, cenoura e beterraba raladas, ervilha e milho (frescos), adocicar com frutas como manga, maçã, uva passa, damasco e abacaxi – além de usar iogurte natural desnatado. “Não precisa acrescentar presunto, salsicha e outros embutidos ricos em sódio e gorduras. Troque a batata palha, também rica em gorduras e sódio por salsão picado, castanhas ou broto de feijão”, sugere Raquel.


Sobremesa - A rabanada light de forno, feita com pão, ovos, leite desnatado, cravo, canela e açúcar mascavo é uma opção menos calórica e com menos gordura que a receita tradicional. Outra sobremesa que não pode faltar na mesa de Natal: os panetones podem ser ricos em gorduras e são muito calóricos. “Dependendo do sabor ou da marca, a quantidade de calorias de uma fatia pequena é de aproximadamente 300Kcal. É fundamental olhar o rótulo dos alimentos na hora da compra”, destaca a nutricionista. A opção com frutas light, por exemplo, possui 69 calorias a menos, comparada à versão normal e tem menos 2,3g de gordura saturada.
A especialista explica que há alimentos tradicionais da ceia que são calóricos, porém muito saudáveis, como as oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas) e as frutas secas (uva passa, ameixa seca, damasco), por exemplo. Outro destaque é a lentilha, leguminosa que está sempre presente, especialmente nas comemorações de ano novo, é um alimento rico em fibras, vitaminas e minerais, nutrientes importantes para uma boa saúde.
Na hora do brinde, a opção mais calórica é o uísque, seguido pela aguardente e a vodka. Chope, champanhe e cidra são as escolhas menos calóricas. “Qualquer que seja sua escolha, alterne as bebidas alcoólicas com água”, lembra a especialista.
A nutricionista Raquel Sanchez Franz elegeu 10 dicas para não engordar com as festas de fim de ano. Confira!
1 - Não faça jejum prolongado para esperar a ceia;
2 - Procure fazer pequenos lanches saudáveis e diminua a quantidade de alimentos nas principais refeições;
3 - Consuma frutas frescas na ceia, opte por frutas da época e com poucas calorias. Exemplos: ameixa (1 unidade – 16Kcal), pêssego (1 unidade – 29Kcal);
4 - Não esqueça dos vegetais no prato;
5 - Tenha moderação com as sobremesas, principalmente aquelas à base de leite condensado e creme de leite;
6 - Cuidado com as frutas em calda e frutas cristalizadas, pois possuem muito açúcar;
7 - Tome muita água ao longo do dia, principalmente se ingerir bebidas alcoólicas;
8 - A ceia, tanto de Natal como de Ano Novo, deve ser feita apenas um dia;
9 - Faça compensações durante o dia: Atividade física.
10 - Tire o foco da comida: o importante é estar com os amigos e confraternizar!


Fonte: Ana Paula Ferraz / Comunicação Interna / Agência Saúde
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