Frase do dia

“O amor é tudo”
(Jesus Cristo)







sábado, 9 de março de 2013

Em Cabo Frio, um passo adiante na solução para o Parque do Mico Leão Dourado


Passo importante na busca de soluções para o Parque, completamente abandonado até então. A audiência pública contou com a participação da diretoria da Codestam, da Secretária de Meio Ambiente, Vanessa Lima, do Chefe de Gabinete Dirlei Pereira, do Secretário de Ação Fundiária, Brasilmar Santana, do procurador Pedro Hauaque, do deputado Janio Mendes, do vereador Celso Campista, além de assessores, lideranças comunitárias e muitos moradores que lotaram o salão de jogos da sede campestre do Abanerj. Todos sairam com a certeza de que há predisposição do governo municipal em resolver os problemas do parque.
http://www.sosdirlei.com.br/2013/03/mico-leao-dourado.html




Saiba como usar a peruca – tendência forte das passarelas internacionais

Cabeleireiros dão dicas preciosas para entrar na onda
Christina Aguilera surgiu de peruca na última edição do American Music Awards Foto: REUTERS
Christina Aguilera surgiu de peruca na última edição do American Music Awards REUTERS

As passarelas internacionais colocaram a peruca no olho do furacão. Estilistas importantes, como Marc Jacobs, Yohji Yamamoto e Jean Paul Gaultier, apostaram todas as suas fichas no acessório, capaz de mudar o look num piscar de olhos. Kate Moss, por exemplo, ganhou novos ares na passarela da Louis Vuitton graças ao uso do recurso.

Foto de bebê de quatro meses em pé na mão do pai, ganha repercussão entre os chineses

Pai orgulhoso, postou a foto na internet
DIÁRIO DA MANHÃ
DANILO BOAVENTURA
Capacidade da criança surpreendeu imprensa chinesa
A foto de uma bebê chinesa, em pé na mão de seu pai, é a mais nova sensação na imprensa chinesa. Yue Yue, de apenas quatro meses, teve a sua proeza divulgada na rede pelo pai. A notícia agora ganha notoriedade na imprensa de todo o mundo.
Yue Yue, em pé na mão de seu pai
Yue Yue, em pé na mão de seu pai
http://dm.com.br

Pescadores de Iguaba Grande recebem cartão do pescador

Beneficiados pelo programa do governo federal devem procurar a Secretaria de Meio Ambiente de Iguaba Grande
A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca, em parceria com a Associação de Pescadores do Município, realiza o recadastramento dos pescadores do município que recebem benefícios do Governo Federal.

Entrevista com o ex-prefeito de Búzios Mirinho Braga


Por Camila Raupp
O ex-prefeito Mirinho Braga recebeu a equipe do Blogão dos Lagos na tarde de segunda-feira (4/3) em sua casa, no Parque das Acácias. Descontraído e muito a vontade falou sobre o quadro político da cidade, o novo governo e sobre seus projetos para o futuro.
Mirinho Braga, ex-prefeito de Búzios recebendo
a equipe do Blogão dos Lagos
Blogão dos Lagos: Passados mais de noventa dias das eleições, como o senhor vê hoje o cenário político de Búzios?
Mirinho Braga: Eu vejo um cenário confuso, na realidade a gente tem um governo confuso. Eu disse outro dia em uma entrevista em uma TV a cabo em Cabo Frio, que esse governo, é um governo composto pelo pior que tinha no governo Toninho Branco.  Está se projetando um futuro que não é bom para a cidade. Hoje mesmo eu postei em meu blog uma dispensa de licitação de 6 milhões de reais para limpeza pública. É esse tipo de coisa que tem acontecido na cidade. É claro que temos que dar um tempo e eu como todo mundo torço e espero que o governo acerte e trabalhe pela população de Búzios.

Descubra quais são os cinco batons mais pedidos das novelas


A cor pink usada por Claudia Raia em “Salve Jorge” lidera a lista

Se o assunto é beleza, nem mesmo as maldades da vilã Lívia Marini, da trama global escrita por Gloria Perez, são capazes de ofuscar o desejo das telespectadoras por um dos itens que compõem o visual de Cláudia Raia. O batom usado pela vilã liderou a lista divulgada pela Central de Atendimento ao Telespectador da TV Globo, em fevereiro. De olho nas maquiagens mais cobiçadas do momento, listamos aqui os produtos que você precisa ter para ficar com os lábios parecidos com o das protagonistas abaixo. Confira!
BATOM USADO POR CLÁUDIA RAIA EM SALVE JORGE É O LÍDER DOS BATONS PEDIDOS NO CAT (Foto: Divulgação)BATOM USADO POR CLÁUDIA RAIA EM SALVE JORGE É O LÍDER DOS BATONS PEDIDOS NO CAT (Foto: Divulgação)
Primeiro lugar: o pink fortíssimo de Lívia (Claudia Raia), de “Salve Jorge”
Os lábios da vilã Lívia Marini sempre aparecem na telinha cobertos com o “Girl About Town”, da M.A.C. O pink tem uma cor chamativa e acabamento cremoso, com alta cobertura.

GLÓRIA PIRES TAMBÉM ESTÁ ENTRE AS MAIS CONSULTADAS COM SEU BATOM CORAL (Foto: Divulgação)GLÓRIA PIRES TAMBÉM ESTÁ ENTRE AS MAIS CONSULTADAS COM SEU BATOM CORAL (Foto: Divulgação)
Medalha de prata: o coral discreto de Roberta, de “Guerra dos Sexos”
Na segunda posição vem o tom quase alaranjado usado por Glória Pires na novela das sete. O batom é o Brave, também da M.A.C., que tem acabamento satin, ou seja, não é nem mate, nem molhado. É ideal para hidratar a boca e deixar os lábios pouco ressecados. Já o tom combina bem com looks mais casuais do dia-a-dia.

O LÁPIS DE BOCA USADO COMO BATOM PELA CLÉO PIRES ESTÁ NA LISTA DE MAIS PEDIDOS DAS NOVELAS (Foto: Divulgação)O LÁPIS DE BOCA USADO COMO BATOM PELA CLÉO PIRES ESTÁ NA LISTA DE MAIS PEDIDOS DAS NOVELAS (Foto: Divulgação)
Terceiro lugar: o lápis para a boca de Bianca, de “Salve Jorge”
Ao contrário das outras cores da lista, essa não vem de um batom, mas, sim, de um lápis para boca. O Spice é um lip liner da M.A.C., com cor de boca e acabamento super mate.

O NUDE CHIC DA PERSONAGEM AMANDA DE SALVE JORGE AGRADA ÀS TELESPECTADORAS (Foto: Divulgação)O NUDE CHIC DA PERSONAGEM AMANDA DE SALVE JORGE AGRADA ÀS TELESPECTADORAS (Foto: Divulgação)
Quarto lugar: o nude usado por Amanda, de “Salve Jorge”
Lisandra Couto também aparece na lista. Tudo isso porque seu batom nude é sucesso entre as telespectadoras. É curinga da nécessaire, pois complementa um visual com olho marcado sem conflitar com o resto do make. A cor é a número 22 e a marca é a Lune.

A COR LARANJA NOS LÁBIOS DA ATRIZ JULIANA PAIVA AGRADA AS MULHERES MAIS NOVAS E MAIS VELHAS (Foto: Divulgação)A COR LARANJA NOS LÁBIOS DA ATRIZ JULIANA PAIVA AGRADA AS MULHERES MAIS NOVAS E MAIS VELHAS (Foto: Divulgação)
Quinto lugar: o laranja fresco usado por Fatinha, de “Malhação”
Este batom tem tudo a ver com o espírito jovem da protagonista da trama, interpretada pela novata Juliana Paiva. Trata-se de uma tom bem laranjinha, boa para quem não tem medo de ousar no make. A cor é a 19, da marca Lune.
http://revistamarieclaire.globo.com

Após receber várias ameaças, repórter policial é assassinado com dois tiros

Jéssica Oliveira*
No começo da madrugada de sexta-feira (8/3), o repórter policial, radialista e bacharel em Direito, Rodrigo Neto, foi assassinado em Ipatinga (MG), informou o portal do jornal Vale do Aço, publicação em que ele trabalhava. Constantemente ameaçado, ele tinha certeza que as intimidações eram motivadas por sua atividade profissional.
Crédito:Reprodução

Jornalista estava sendo ameaçado em razão de seu trabalho

Casa noturna é interditada no Centro de Cabo Frio


Local foi fechado por não cumprir os requisitos básicos de segurança.
Outros três estabelecimentos da cidade foram notificados na ação.

Uma casa noturna foi interditada e outros três estabelecimentos de Cabo Frio, na Região dos Lados do Rio de Janeiro, foram notificados durante uma fiscalização do Corpo de Bombeiros na noite de ontem (8).

Jazzsambô homenageia as mulheres neste sábado, em Rio das Ostras



A banda Jazzsambô se apresenta neste sábado, dia 9, para fechar o evento “Ser Mulher”, promovido pela Fundação Rio das Ostras de Cultura. O show está previsto para às 18h, na Concha Acústica, na Praça São Pedro, no Centro. O grupo faz um Jam Session executando MPB, jazz, blues, rock, bossa e samba. Uma oportunidade de reunir a família e amigos para prestigiar o pôr do sol na praia ouvindo música de qualidade.

Jovem é encontrado morto em praia de Arraial do Cabo


Jovem saiu de casa na sexta para se divertir e não voltou. 
Vítima tinha sinais de espancamento, marcas na cabeça e rosto deformado.

O corpo de um jovem de 16 anos foi encontrado na manhã deste sábado (09) nas dunas da Praia Grande, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Segundo a polícia, Fabiano de Souza Barbosa Pinto foi reconhecido por familiares que chegaram ao local por volta das 8h.

Chamadas de telefones fixos para móveis ficarão mais baratas a partir de 6 de abril



A redução nas tarifas das chamadas feitas de telefones fixos para telefones móveis em 2013 entrará em vigor no dia 6 de abril. Os atos nº 1.521 e nº 1.522, que estabelecem as novas tarifas dos planos básicos das concessionárias de telefonia fixa para terminais do Serviço Móvel Especializado (rádio) e Serviço Móvel Pessoal (telefonia celular), foram publicados hoje no Diário Oficial da União.
Em 2012, as concessionárias Oi S.A (Brasil Telecom), Telefônica, CTBC Telecom, Sercomtel e Embratel tiveram redução de 10,78% no valor das tarifas. A Telemar Norte Leste S.A não teve redução em suas tarifas, em função de determinações judiciais.
Em 2013, as concessionárias Oi S.A (Brasil Telecom), Telefônica, CTBC Telecom¹, Sercomtel² e Embratel³ terão redução de 8,77% no valor das tarifas. A Telemar Norte Leste S.A terá redução de 18,60%.


Opinião: O jornalista não pode se deixar levar por preferências políticas


Silvia Bessa

Do mestre José Hamilton Ribeiro, o repórter, li o alerta: “Na hora de escrever profissionalmente, não confie tanto em si próprio”. E é dele a observação sobre o traço psicológico necessário para que um sujeito se torne um bom repórter: este deve, diz, “estar do lado mais fraco, do pequeno, do oprimido, e não do lado mais forte, seja ele econômico, político ou militar”. Porque “o repórter que está do lado mais fraco é capaz de captar um sentimento humano mais autêntico, espontâneo”.

Corri com meus olhos duas vezes sobre a sentença em que Geneton Moraes Neto, ilustre conterrâneo pernambucano, afirma: “Não há assunto desinteressante. O que há são maneiras desinteressantes de contar o que aconteceu”. E gostei de conhecer a lição tirada por ele após entrevistar dois generais: “O jornalista não pode se deixar levar por preferências políticas. O importante era tratar os dois com justiça. Ou seja, ser jornalisticamente justo”.

De Elvira Lobato li que a “boa reportagem é aquela meticulosa, então exige um investimento pessoal”. Tese, aliás, com a qual concordo de ponta a ponta. Marcelo Canellas faz uma defesa sobre o senso ético apurado que vale tanto para iniciantes quanto para iniciados: “O mais importante é você ser ético, fazer um jornalismo livre de preconceitos, respeitar a dor alheia”.

A honestidade do repórter com ele próprio e com fontes é princípio citado por dois outros “mestres da reportagem” – Adriana Carranca e Ernesto Paglia. Adriana defende: “Tenha honestidade com relação ao que te motiva”. Paglia reconhece legitimidade do repórter em admitir “ignorância” diante de entrevistados. Já Eliane Brum é enfática: a qualidade da escuta é “que vai determinar a qualidade da nossa apuração, a nossa capacidade de alcançarmos a história do outro”.

Ricardo Kotscho, Mauri König e César Tralli também estão entre 30 profissionais que contam suas histórias, trajetórias e dão conselhos para quem é foca e para quem já tem sola de sapato gasta na edição de um livro produzido pelos estudantes de jornalismo da Faculdade do Povo (FAPSP, de São Paulo), coordenado pela professora Patrícia Paixão. 

Como uma das entrevistadas, acabo de receber um exemplar de “Mestres da Reportagem” (Ed. In House, 2012) e aproveitei o intervalo entre o dia longo e o sono do final da noite para pinçar dicas dos colegas repórteres e republicar nesta coluna, que, como sabem, se propõe a discutir a função daquele que vai para a rua em busca de notícia. Foi a forma que encontrei para colocar em prática dois aprendizados a que fiz menção durante a entrevista concedida a estudantes do segundo e terceiro anos da FAPSP e usada no livro: Seja honesto quanto ao seu desconhecimento, total ou parcial, sobre determinado tema e busque sempre os mais experientes.

Cabo Frio: SEME promove encontro intersetorial

Evento serviu para apresentar o plano de ação da Educação a representantes do Turismo, da Criança e Adolescente, da Ciência e Tecnologia e da Defesa Civil

A Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio (SEME) promoveu um encontro entre secretarias para apresentar a proposta educacional do Governo de unir forças em prol da Escola Cidadã e, assim, promover a Dignidade da Educação. Para isso, a SEME apresentou brevemente o Plano de Ação que norteará todo o trabalho da Educação no município e reforçou a importância das outras secretarias na efetivação dessa proposta.

Exclusivo! As provas da fraude na votação dos vetos dos royalties

Blog do Garotinho

No círculo amarelo o deputado Zoinho presente no início da sessão, mas que viajou para o Rio antes da votação
No círculo amarelo o deputado Zoinho presente no início da sessão, mas que viajou para o Rio antes da votação
Não sou leviano e comigo é tudo sempre transparente, por isso vocês vão ter acesso agora à prova documentada e inquestionável de que a votação de ontem no Congresso Nacional foi uma FRAUDE que estou desmascarando agora. F-R-A-U-D-E!
E será a desmoralização completa do Legislativo se a sessão de ontem não for anulada. Uma ação já corre no Supremo Tribunal Federal, anterior à descoberta da fraude na votação.
O deputado Zoinho (PR - RJ) de fato como podem ver na foto acima, estava presente no início da sessão, mas por ter um problema pessoal inadiável me pediu que o liberasse da votação para viajar para o Rio de Janeiro. Vejam a cópia do cartão de embarque do deputado marcando que o vôo saiu às 21h26m de Brasília com chegada ao Galeão às 23h10m. 

Pois bem confiram agora as notas taquigráficas da sessão de ontem e observem que o presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros abriu a votação exatamente às 23h22m, portanto quando o deputado Zoinho já estava no Rio de Janeiro, e não poderia evidentemente votar. 
Por esse motivo protocolei um pedido na Mesa Diretora do Congresso Nacional recebido pela diretora-geral Cláudia Lyra onde solicito a cópia da lista de votação (vide abaixo o meu ofício protocolado). 
Garotinho entrega ofício à diretora-geral da mesa diretora do Congresso Nacional sob o olhar atento dos fotógrafos (Foto de André Couto)
Garotinho entrega ofício à diretora-geral da mesa diretora do Congresso Nacional sob o olhar atento dos fotógrafos (Foto de André Couto)



Junto com a minha assessoria jurídica estou estudando as medidas legais cabíveis, mas isso é um achincalhe, como se não bastasse o "imperador" Renan Calheiros passar por cima do regimento interno, desrespeitar as prerrogativas dos parlamentares, ainda por cima houve falsificação da assinatura de um deputado, isso é fraude, é crime, e tem que ser apurado, e se por acaso foi algum parlamentar que praticou a fraude tem que perder o mandato por isso é quebra do decoro.

É uma vergonha para o Congresso Nacional que leva a assinatura de Renan Calheiros, que como eu disse em discurso na sua frente - não foi pelas costas - não é digno do cargo que ocupa. Vou até às últimas consequências. 
http://www.blogdogarotinho.com.br/lartigo.aspx?id=13286

Em Cabo Frio, Audiência Pública sobre gestão do Parque Natural Municipal do Mico Leão Dourado acontece neste sábado em Tamoios


Nícia Carvalho
A prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), vai realizar no sábado (9/3), em Tamoios, às 9h, audiência pública para retomada da gestão do Parque Natural Municipal do Mico Leão Dourado e início do processo de implantação da unidade de conservação.
 
De acordo com a secretária da pasta, Vanessa Lima, a reunião tem por objetivo tratar das questões de proteção do local e, para isso, conta com a participação dos moradores do entorno do Parque e do Distrito:
 
- Esta audiência faz parte de um conjunto de ações ambientais que vamos realizar em Tamoios. É fundamental a participação das entidades e, principalmente, da adesão dos moradores do entorno – explicou a secretária.

Cabo Frio: Fórum de Cultura credencia para direito a voto

Credenciamento, para ter direito a voto acontece apenas na segunda dia 11, de 8h às 11h. Artistas de Cabo Frio continuam sendo cadastrados

            Além de consolidar e nortear a implantação de políticas públicas de cultura em Cabo Frio, o Fórum Municipal,  também tem como objetivo realizar o cadastramento de todos os artistas da cidade. Para isso, os profissionais devem se dirigir a Secretaria de Cultura, no horário comercial, e informar os dados para registro. Paralelamente ao cadastro, também está sendo feito o credenciamento dos participantes do Fórum que desejam ter direito a voto no evento.

Em Arraial do Cabo, Ambiente realiza ação na Praia do Forno

A ação conjunta entre secretarias municipais visou a fiscalização no descarte de lixo
  
Na quinta (7/3), a Secretaria Municipal do Ambiente realizou uma ação conjunta na Praia do Forno, em Arraial do Cabo, visando à avaliação do local e ordenamento da praia. Também houve fiscalização para verificar como está sendo efetuado o descarte dos lixos produzido pelos quiosqueiros e ambulantes. A intervenção teve a parceria da Fundação do Meio Ambiente, Secretaria de Serviços Públicos, Secretaria de Ordem Pública, Posturas e Guarda Marítima Ambiental.
De acordo com o secretário do Ambiente, David Barreto, a situação encontrada não foi boa, muito lixo em vários locais, mesas, cadeiras e carrinhos guardados dentro da vegetação da praia, entre outras irregularidades.
“No primeiro momento, orientamos os donos dos quiosques como embalar o lixo e guardar o material para a preservação do local. Mas, a fiscalização continua, pois não vamos tolerar sujeira na praia”, disse o secretário.

Luta pelos Royalties: Prefeito de Cabo Frio envia ofício a servidores sobre corte de gastos

Nova divisão dos Royalties pode atingir PCCR dos servidores.
Prefeituras da Região dos Lagos e Norte fluminense também farão cortes.

Do G1 Região dos Lagos
Foto: Telma Flora
Depois da decisão do Congresso que derrubou os vetos da presidente Dilma sobre a nova divisão dos Royalties do petróleo, e do governador Sérgio Cabral ter suspendido o pagamento de fornecedores, prefeitos de municípios do interior do Rio de Janeiro também já estão realizando corte de despesas em suas administrações.
Na tarde de ontem (8) o prefeito de Cabo Frio, Alair Corrêa, enviou ofício a todos os secretários e presidentes de autarquias, tendo como assunto principal medidas para diminuição das despesas com pessoal.

Em Rio das Ostras, estupros são denunciados no Dia da Mulher

Em 2012 foram 52 estupros contra mulheres registrados em Rio das Ostras.
Em Macaé, manifestantes pediram construção de creches.
Manifestante usa camisa  "Chega de estupros em Rio das Ostras" (Foto: Mina Capone/ Arquivo Pessoal)
Manifestante usa camisa "Chega de estupros em Rio das
Ostras" (Foto: Mina Capone/ Arquivo Pessoal)

O Dia Internacional da Mulher, comemorado ontem (8), foi marcado por manifestação de moradores e movimentos sociais em Rio das Ostras, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, com o objetivo de alertar sobre uma estatística preocupante: o grande número de estupros cometidos na cidade.
O alerta vem de pessoas e organizações que trabalham com mulheres que sofreram violência no município. Um grupo, denominado "Chega de Estupros em Rio das Ostras" ,  partiu da inciativa de professores da Universidade Federal Fluminense, e também foi criado para debater o tema e pensar em ações que ajudem no combate à violência.
“Criamos uma carta com 24 reivindicações que será entregue ao poder público. Criamos o grupo porque também somos moradores e ficamos impressionados com a violência de gênero na cidade, principalmente com os estupros”, explicou a professora de Serviço Social Paula Sirelli.

Luta pelos royalties: Ompetro se reúne e traça estratégias contra decisão

Ompetro se reúne contra decisão sobre royalties (Foto: Divulgação)
Prefeitos querem audiência com governo estadual para apresentar perdas.

Cidades querem ter acesso a documento que deve ir ao STF.
Do G1 Norte Fluminense


Foram anunciadas ontem (8) as ações traçadas pelos prefeitos integrantes da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), que se reuniram, em Campos dos Goytacazes, na quinta-feira (7) para discutir ações contra a derrubada dos vetos de presidente Dilma Roussef à lei que reformula os critérios de distribuição dos royalties pela exploração de petróleo.

Turismo 365 dias: Cabo Frio já pensa na baixa temporada


Cabo Frio aposta em parceria para incrementar o setor de turismo
Parceria com setor hoteleiro visa oferecer descontos significativos.
Encontro do setor de turismo de Cabo Frio, RJ (Foto: Telma Flora)
Encontro do setor de turismo de Cabo Frio, discute ações para a baixa temporada. (Foto: Telma Flora)
Do G1 Região dos Lagos

Objetivo é diminuir os problemas causados pela sazonalidade.
Por Telma Flora

Alavancar a economia local, dinamizando a cadeia produtiva do turismo no período de baixa temporada do primeiro semestre. Esta é a finalidade da secretaria de Turismo de Cabo Frio, Região dos Lagos do Rio, através de seus coordenadores executivos e turismólogos, durante os encontros que estão sendo realizados durante toda esta semana no auditório da prefeitura , com representantes dos setores de hospedagem, gastronomia, moda praia e comércio.
A discussão com os setores, que também visa diminuir os problemas causados pela sazonalidade, propõe a realização do projeto em parceria com a iniciativa privada, que oferecerá descontos significativos de seus serviços a fim de movimentar a economia local.
"Cabo Frio é uma cidade litorânea cujo maior apelo é o segmento de sol e praia, o que atrai muitos turistas na alta temporada, chegando a manter os 6.275 leitos com 100% de ocupação. No entanto, este índice cai bruscamente após o carnaval, deixando esses leitos ociosos, provocando sérios desdobramentos econômicos em toda a cadeia produtiva do turismo local",  enfocou Milton Roberto, da secretaria de Turismo, observando que em pesquisa realizada pela própria Sectur, entre os meses de março e junho, a média de ocupação não é superior a  40%.
Principal pólo econômico, cultural e turístico da Costa do Sol, Cabo Frio está há apenas duas horas da cidade do Rio de Janeiro e dispõe de rodovia com fácil acesso a outros grandes centros emissores de turistas, como por exemplo: interior de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.
"Ficamos contentes com a reunião marcada e a oportunidade de debater a atividade turística. Foi de bom proveito, comentou o proprietário da Pousada Águas do Forte, Kleysson Oliveira, e um dos participantes do encontro, ressaltando os pontos onde foram discutidos sobre a busca de novos clientes em um raio de 600 km e sobre atrações em lugares variados.
Para o proprietário da Pousada Duna dos Peró, Manoel Lúcio da Costa, a reunião foi “muito oportuna. " Parabenizo a coordenadoria executiva da secretaria por esta iniciativa. Estamos precisando nos fortalecer. Será muito importante o direcionamento da divulgação do destino Cabo Frio nas cidades com grande potencial de emissão de turistas. Esta divulgação atrairá pessoas de São Paulo, como Cruzeiro, Taubaté, São José dos Campos e Ribeirão do Preto. O projeto foi muito bem direcionado, e entusiasmou todos os presentes". destacou.
Participaram das reuniões, os coordenadores executivos da secretaria de Turismo, Aldenir Soares, Gilson Peres e Milton Roberto; os turismólogos Luane Ferreira, Vanina Navega e William Bruce;  o diretor de marketing da empresa 4 em 1, André Roque, e os representantes do setor de Cabo Frio.

Bom dia! Vamos com as principais notícias dos jornais deste sábado, 9 de março. Em Cabo Frio, “1ª Corrida e Caminhada da Mulher” acontece neste domingo.








O Globo

Manchete: A lei da compensação: Rio prepara taxação de petrolíferas contra perdas
Até queima de gás nas plataformas pode ser tributada se estado perder a batalha, agora jurídica, dos royalties.

Projetos já começam a ser analisados na Alerj. Fornecedores pedem reunião urgente para discutir suspensão de pagamentos determinada por Sérgio Cabral.

A partir da semana que vem, pelo menos cinco projetos de lei começam a ser discutidos na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) para compensar as perdas que o estado pode ter com o fim dos royalties, de R$ 38,5 bilhões até 2020. A primeira medida dos deputados será derrubar veto ao projeto que cria uma taxa de fiscalização das petroleiras. Com isso, seria possível levantar até R$ 6,9 bilhões por ano. Estão em estudo também tributar o gás queimado nas plataformas e cancelar benefícios fiscais concedidos ao setor. O projeto mais polêmico do ponto de vista da legalidade é o que fixa a cobrança de ICMS na origem, o que beneficiaria estados produtores de petróleo, como o Rio.

O que o Rio perde com os royalties

R$ 1,4 bilhão - em 2013
R$ 2,4 bilhão -em 2014
R$ 38,5 bilhão - de 2013 até 2020

E o que ganharia só com a taxação

R$ 6,9 bilhões/ano - a partir de 2014. (Págs. 1 e 27 e 29, Merval Pereira e editorial "Congresso impossibilita investimentos")
Herdeiro de Chávez toma posse sem à presença da oposição
Escolhido por Hugo Chávez como seu sucessor, o vice Nicolás Maduro tomou posse ontem como presidente em exercício da Venezuela. O ato oficial foi possível por uma decisão da Sala Constitucional do Tribunal Supremo de Justiça derrubando a contestação da oposição, que acusou Maduro de fraude e boicotou a cerimônia. Nas ruas de vários bairros da capital, Caracas, houve panelaços contra o novo líder, que, sob pressão, voltou atrás e decidiu tomar posse na Assembleia Nacional, e não no quartel onde o corpo de Chávez está sendo velado. (Págs. 1 e 34 e 35, Zuenir Ventura e editorial "As incertezas do pós-Chávez")
A última da Câmara: Na Comissão de Finanças, com bens bloqueados
Outro deputado polêmico presidirá uma comissão na Câmara: João Magalhães (PMDB-MG), que tem bens bloqueados e responde a três inquéritos no STF, comandará a de Finanças. Pelo país afora estão marcados para hoje protestos contra o pastor Marco Feliciano (PSC-SP), eleito para a de Direitos Humanos. Líderes partidários já cobram uma posição da Câmara, para evitar desgaste maior da Casa. (Págs. 1 e 3)
Castração e aula cívica, projetos do pastor
O novo presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, pastor Marco Feliciano (PSC-SP), defende a castração química de estupradores, o ensino religioso na rede pública e a volta das aulas de Moral e Cívica. (Págs. 1 e 4)
Violência em alta: Homicídios voltam a subir no Rio
Após três anos em queda brusca, o número de homicídios dolosos no Rio aumentou pelo segundo mês seguido. Em janeiro, foram 391 casos, um crescimento de 20,7% em relação ao mesmo mês de 2012. Em dezembro do ano passado, o número já tinha subido 13,3%. Roubos a residência aumentaram 19,4%. (Págs. 1 e 10)
PMs envolvidos com o tráfico
Operação contra o tráfico de drogas no Morro da Providência, no Centro, prendeu 21 PMs que recebiam propina dos bandidos. (Págs. 1 e 12)
No Dia da Mulher: Bruno pode deixar a cadeia em 2016
Condenado a 22 anos e três meses de prisão pela morte de Eliza Samúdio, o ex-goleiro Bruno pode ser beneficiado pela progressão da pena e passar ao regime semiaberto em 2016. (Págs. 1 e 12)
O recado da presidente
No Dia Mulher, Dilma, na TV, desonerou a cesta básica e lembrou que a maior autoridade do país é do sexo feminino. (Págs. 1 e 6 e 30)
Rumo à Copa: Mais 1.000 para acelerar Maracanã
O Consórcio Maracanã contratou mais mil operários para apressar a conclusão das obras do estádio, adiada de 15 para 27 de abril. Agora, são 6.500 trabalhadores em três turnos. (Págs. 1 e Caderno esportes)
Papa à vista: Conclave começa terça-feira (Págs. 1 e 36)




sexta-feira, 8 de março de 2013

Caminhada, palestra e atrações culturais marcam Dia da Mulher em Rio das Ostras



A celebração do Dia Internacional da Mulher nesta sexta-feira, 8, começou cedo em Rio das Ostras, com uma caminhada em defesa dos direitos femininos. O evento organizado pela Secretaria de Bem-Estar Social contou com a participação do prefeito Sabino e reuniu centenas de pessoas, incluindo representantes da Administração Municipal e de organizações não governamentais. A programação continuou na Casa da Mulher, durante toda a tarde, e se estendeu até a noite, com shows na Concha Acústica e exposição fotográfica na Casa da Cultura.

Semana da mulher: participação feminina na política brasileira cresce ao longo do tempo

Carlota Pereira de Queiroz
Desde o início do século passado, quando foi instituído o voto feminino e consolidada a participação feminina nas eleições, a mulher vem conquistando cada vez mais seu espaço no cenário político brasileiro. Nas Eleições 2012, 134.296 mulheres se candidataram aos cargos de prefeita e vereadora, o que representou um aumento de 9,56% em relação à eleição municipal de 2008.

Homem se afoga e desaparece na praia do Foguete, em Cabo Frio


Local fica entre as cidades de Cabo Frio e Arraial do Cabo.
Segundo Corpo de Bombeiros, homem morava em Cantagalo, RJ
Na tarde de ontem (7), um homem, de 35 anos, se afogou e desapareceu na praia do Foguete, entre Cabo Frio e Arraial do Cabo, Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Segundo o Corpo de Bombeiros, ele morava em Cantagalo, na Região Serrana, e era ajudante de motorista.
Os bombeiros começaram as buscas na tarde de quinta, mesmo, e o trabalho foi interrompido por volta das 21 h. Nesta sexta-feira (8), às 6h, o Corpo de Bombeiros voltaram a procurar o homem desaparecido. Helicópteros são usados para ajudar na busca.

Sindicatos de Jornalistas realizam atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher
Manifestações em diversos estados brasileiros destacam, nesta sexta-feira (8/3), o Dia Internacional da Mulher com reivindicações como direito ao trabalho com igualdade de oportunidades, o combate à violência contra a mulher, a legalização do aborto, defesa dos direitos trabalhistas das empregadas domésticas e democratização da comunicação. Os Sindicatos dos Jornalistas de Alagoas, Distrito Federal, Santa Catarina e Rio Grande do Sul também realizam atividades para marcar a data.

A Comissão de Mulheres do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas está enviando às redações de todos os veículos de comunicação, o Caderno de Sugestões de Pautas Feministas, contribuição sobre temas que estão no dia a dia da luta das mulheres. A Comissão de Mulheres Jornalistas também se junta ao Ato Público que se realiza neste dia 08 de março, a partir das 14h, no Calçadão do Comércio, seguido de caminhada até a Praça dos Martírios, com homenagem à policial civil e sindicalista Maria Amélia Dantas, morta durante explosão na sede da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), dia 20 de dezembro passado.


Dia Internacional das Florzinhas???


Isabel Vasconcellos

Será que depois da morte é melhor ou pior, hein? Porque tem dia que é duro, vou te contar... Hoje é um dia que me deixa meio mal humorada. Porque, afinal, a oposição pegou a data do dia de luta das mulheres e transformou numa festinha, doces, rosas vermelhas, ditos simpáticos, enaltecendo a mulher... Quando 25% das mulheres brasileiras apanham regularmente dos maridos; quando todas as trabalhadoras ganham em média 30% a menos que homens na mesma função; quando mulher que gosta de sexo é galinha e homem que gosta de sexo é o bom; quando 63% das queixas no ambulatório de sexualidade da USP são de libido zero (resultado da milenar repressão sexual); quando quase todas as nossas mulheres políticas são "herdeiras" do poder político de algum homem, inclusive a nossa presidente (que foi eleita pelo Lula) e a única honrosa exceção que me vem à memória é a Luiza Erundina... Nós mulheres estamos conquistando espaços na sociedade há apenas 50, 60 anos, que é um tempo mínimo comparado a dois mil anos de repressão, dois mil anos como cidadãs de segunda classe, submissas e subjugadas, sem direito a coisa nenhuma, nem mesmo à realização pessoal. 8 de março não é um dia de florzinha, é um dia de LEOA! Parabéns às leoas, beijos às florzinhas... (Grande abraço, sorry pelo desabafo. Mas a única mulher que disse algo parecido hoje foi a Miriam Leitão, digo, Miriam Leoa). Isabel.

Luta pelos royalties: Prefeito Alair Corrêa anuncia reabertura do Aeroporto Internacional de Cabo Frio


Ontem (7/3) a noite, uma comissão presidida pelo prefeito Alair Corrêa se reuniu e ficou resolvido a reabertura do Aeroporto Internacional de Cabo Frio.
 ABAIXO O OFICIO ENCAMINHADO A DIREÇÃO DO AEROPORTO.
foto

Aeroporto de Cabo Frio é fechado por manifestantes em protesto a perda dos royalties



Fotos: Telma Flora
Reportagem: Walmor Freitas 
Aloysio Balbi
O prefeito de Búzios, André Granado



A derrubada do veto da presidente Dilma Rousseff aos royalties do petróleo pelo Congresso provoca protestos no Estado do Rio. Na Região dos Lagos, as prefeituras de Cabo Frio, Búzios, São Pedro d’Aldeia e Arraial do Cabo liberaram funcionários e convocaram uma manifestação.
O prefeito de São Pedro da Aldeia, Chumbinho

Em cima de um trio elétrico, os prefeitos Alair Corrêa (Cabo Frio) André Granado (Búzios) Claudio Chumbinho (São Pedro da Aldeia) Graziela Magalhães (Iguaba Grande) e Andinho (Arraial do Cabo) convocaram moradores e comerciantes a seguirem em carros, motos, bicicletas, caminhões para o aeroporto internacional de Cabo Frio. O aeroporto tem pista acima de 2.500 metros e mais de mil pessoas costumam usar o aeroporto por dia em função do offshore.

A prefeita de Iguaba, Graziela

— O objetivo é mostrar ao país a força da região que pode paralisar todo o sistema ligado ao petróleo. E contamos com a sensibilidade da presidente Dilma — disse o prefeito Chumbinho.
Depois de 20 minutos de reunião entre os prefeitos da Região dos Lagos e a direção do Aeroporto Internacional de Cabo Frio, o prefeito Alair Corrêa de Cabo Frio anunciou o fechamento do aeroporto a partir das 14h.
O presidente da Câmara de Vereadores, Marcello Corrêa

— Podem todos voltar para suas casas porque a direção do aeroporto confirmou que está solidária com nosso movimento em protesto pela perda dos royalties — disse Corrêa, diante de mais de mil pessoas, segundo os cálculos da Polícia Militar.
Protesto no Aeroporto

Dois dos cinco carros da PM deslocados para o local ficaram patrulhando o entorno. Os manifestantes usavam fita preta nos braços, em sinal de luto pelos prejuízos que a retirada dos recursos acarretará.

Ao lado dos prefeitos, o presidente do Grupo Libra Aeroportos, Pedro Orsini, confirmou que todas as decolagens no Aeroporto Internacional de Cabo Frio estão paralisadas, e apenas as aterrissagens das aeronaves que já estão no ar e com previsão de aterrisar ainda hoje serão recebidas.
— Também somos servidores públicos e nesse momento estamos ao lado os prefeitos e da população. Temos em média 40 pousos e decolagens e cerca de mil pessoas circulando no aeroporto. Agora, tudo está parado — disse Orsini.


O ambientalista Ernesto Gallioto tinha planos de voar em seu avião monomotor, para aproveitar o céu azul e de poucos ventos, mas não conseguiu nem abastecer a aeronave.
— Já conversei com a direção e meu piloto não foi autorizado a abastecer. Terei que esperar até amanhã se o dia estiver bonito. Mas sou parceiro com esse movimento de paralisação — disse o ambientalista.

No pátio do aeroporto, 12 helicópteros que fazem a rota Cabo Frio e plataformas de petróleo estavam paralisados. A maioria dos pilotos e funcionários retornou para casa. O aeroporto está fechado por tempo indeterminado.
— Estamos aguardando a negociação e é importante porque a manifestação é pacífica e isso chegue à Brasília — disse Orsini.

Bom dia! Confira os destaques dos jornais desta sexta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher! Cabo Frio: Turismo 365 dias. Às 18h, no auditório da Prefeitura, acontece hoje a reunião do setor Gastronômico com a Coordenadoria Executiva de Turismo. Participe!








Folha de S.Paulo
O Estado de S.Paulo
Velório de Chávez terá mais 7 dias; corpo é embalsamado
O Globo
A guerra do petróleo: Rio suspende pagamentos até solução para royalties
Valor Econômico
Desoneração da cesta básica fará preços recuarem 6,5%
Correio Braziliense
O troféu dos chavistas
Estado de Minas
MG leva R$ 800 mi com royalties do petróleo
Zero Hora
493 cidades do RS vão ganhar com royalties
Brasil Econômico
Governo quer acelerar aprovação do projeto que vai unificar o ICMS
*
Jornais internacionais
The New York Times (EUA)
Conselho de Segurança da ONU aprova novas sanções contra a Coreia do Norte
The Washington Post (EUA)
Supeito de terrorismo é trazido para os EUA
Le Figaro (França)
Direita não se beneficia das dificuldades da esquerda
El País (Espanha)
Polícia vincula papeis de Bárcenas à trama Grütel
Clarín (Argentina)
Já começam a faltar preços nas gôndolas dos supermercados

O Globo
Manchete: A guerra do petróleo: Rio suspende pagamentos até solução para royalties
Após derrubada do veto presidencial, Cabral diz que merenda também está ameaçada.

Governadores de estados produtores de petróleo vão recorrer ao Supremo para recuperar perdas.

No dia seguinte à votação no Congresso que derrubou o veto da presidente Dilma Rousseff e estabeleceu uma nova distribuição para os royalties do petróleo, o governador Sérgio Cabral suspendeu todos os pagamentos do estado, mantendo em dia apenas salários de servidores e transferências a municípios. A decisão atinge da compra de merenda escolar e material hospitalar a investimentos e viagens.

Só ontem, deixaram de ser pagos R$ 82 milhões, de um total de R$ 470 milhões previstos para este mês. O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, disse que deverá cortar 10% das despesas de custeio, e o de São Paulo, Geraldo Alckmin, afirmou que está "praticamente pronta" uma ação contra a decisão do Congresso. (Págs. 1, 25 e 29 e Mirim Leitão, Merval Pereira, editorial “Federação rompida e finanças em crise”)

Direitos humanos: Câmara elege pastor que pede senha de cartão a fiéis
O deputado evangélico Marco Feliciano (PSC-SP), processado no Supremo Tribunal Federal (STF) por estelionato e homofobia, foi eleito ontem presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Para evitar os tumultos da véspera, que levaram à suspensão da sessão, manifestantes de entidades defensoras de minorias foram barrados. Presidente da igreja Tempo de Avivamento, Feliciano, que é pastor, foi flagrado em vídeo pedindo a senha do cartão de crédito de um fiel. (Págs. 1, 3 e 4)

"Doou o cartão, mas não a senha. Aí não vale. Depois vai pedir milagre para Deus. Deus não vai dar e vai dizer que Deus é ruim"

Pastor Marco Feliciano (PSC-SP)
Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara

Na OEA, bolivarianos ameaçam proteção aos direitos humanos (Págs. 1 e 5)


A construção do mito: Chávez será embalsamado
O presidente em exercício da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou que o corpo de Hugo Chávez, morto na terça-feira, será embalsamado, para que, como "Lenin, Ho Chi Minh e Mao Tsé-tung, possa ser visto para sempre”. O velório se estenderá por mais sete dias. Ontem, milhares de pessoas esperavam até 12 horas para dar adeus a Chávez. (Págs. 1 e 32 a 34)
‘Dirceu não é parente’
José Dirceu, condenado pelo mensalão, teve negado o pedido de ir ao enterro de Hugo Chávez. Sequer é parente, frisou o presidente do STF, Joaquim Barbosa. (Págs. 1 e 6)
Volta ao passado?: Explosão em prédio da OAB
Um cabeção de nego foi detonado ontem na sede da OAB-RJ, na Avenida Marechal Câmara, no Centro. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Futuro presidente da Comissão Estadual da Verdade, que vai investigar os crimes cometidos no Rio pela repressão da ditadura militar, Wadih Damous viu no episódio uma provocação. (Págs. 1, 8 e 9)
Nova versão: Bruno sabia que Eliza seria morta
No último dia do seu julgamento pela morte e ocultação do corpo de Eliza Samúdio, o ex-goleiro Bruno apresentou nova versão. Ele disse que sabia que a modelo seria assassinada por seus comparsas. (Págs. 1 e 13)
Cresce violência contra mulher
O Rio é a 19ª cidade do pais com o maior número de casos de violência contra a mulher. Em 2012, número de estupros aumentou 23,7%. (Págs. 1, 14 e 15)
Depois do reajuste - Petrobras: ações sobem 20%
Com a alta de 5% do diesel nas refinarias, autorizada pelo governo para melhorar o caixa da Petrobras, as ações da estatal deram salto de 20,84% em apenas dois dias, recuperando R$ 35 bi em valor de mercado. (Págs. 1 e 29)