Frase do dia

“O amor é tudo”
(Jesus Cristo)







sábado, 16 de março de 2013

Papa e a imprensa: em encontro com jornalistas, Papa conta como escolheu o nome ‘Francisco’


Ao dizer ao Papa “Não se esqueça dos pobres”, Dom Cláudio Hummes acabou inspirando o nome ‘Francisco’
Jéssica Marçal
Da Redação
Em encontro com jornalistas, Papa conta como escolheu o nome ‘Francisco’
Papa Francisco durante seu discurso em encontro com jornalistas na manhã deste sábado, 16. Foto: Reprodução
Dando continuidade aos seus primeiros compromissos como Sucessor de Pedro, o Papa Francisco participou na manhã deste sábado, 16, de um encontro com os jornalistas que fizeram a cobertura do Conclave. O encontro aconteceu na Sala Paulo VI, no Vaticano.
Em um primeiro momento, o presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli, fez uma saudação inicial ao Santo Padre.
Já em seu discurso, o Papa contou qual foi a inspiração para a escolha de seu nome de pontificado: Francisco. Ele explicou que o arcebispo emérito de São Paulo, Cardeal Cláudio Hummes, esteve ao seu lado no Conclave, principalmente quando a contagem dos votos já havia alcançado 2/3 e os cardeais já sabiam quem seria o novo Papa. Nesse momento, o Papa contou que Dom Cláudio o abraçou, o beijou e lhe disse: “Não se esqueça dos pobres”.

Governo suspende kit educativo sobre aids


Ministro da Saúde diz que não autorizou distribuição de revistinhas em escolas

Lígia Formenti - O Estado de S.Paulo
Um material educativo para prevenção de aids dirigido a adolescentes teve sua distribuição suspensa por determinação do governo federal. O kit, formado por seis revistas de histórias em quadrinhos, aborda temas como gravidez na adolescência, uso de camisinha e homossexualidade. A suspensão ocorre quase dois anos depois da polêmica interrupção da distribuição do kit anti-homofobia, por pressão de grupos religiosos.
Quadrinhos foram criadas para alertar sobre gravidez na adolescência e prevenir sobre risco de aids - Reprodução
Reprodução
Quadrinhos foram criadas para alertar sobre gravidez na adolescência e prevenir sobre risco de aids
As revistas em quadrinhos foram produzidas em 2010, numa parceria entre os Ministérios da Saúde, da Educação e organismos internacionais. O material seria usado como apoio do programa Saúde e Prevenção nas Escolas. Em seu primeiro fascículo, procura abordar o preconceito enfrentado por jovens gays.
Embora tenha sido lançado com entusiasmo pelo então ministro da Saúde, José Gomes Temporão, sua distribuição foi abortada pela proximidade com as eleições presidenciais. A ordem era evitar qualquer tipo de conflito ou descontentamento com grupos religiosos.
Neste ano, o material foi resgatado. Cerca de 15 mil exemplares foram distribuídos para os serviços de DST/Aids de 12 Estados.
A operação foi interrompida no fim de fevereiro, por determinação do Planalto, segundo informações obtidas pelo Estado.

Campeão Botafogo estreia contra o Quissamã na Taça Rio


Clube estreia sem o zagueiro Bolívar, poupado por desgaste físico

Por Gazeta Press
Após o título da Taça Guanabara, Botafogo estreia na Taça Rio sem pensar em tirar o pé
Após o título da Taça Guanabara, Botafogo estreia na Taça Rio sem pensar em tirar o pé / Crédito: 
Fernando Soutello/AGIF
Ainda comemorando a conquista da Taça Guanabara, o Botafogo estreia na Taça Rio neste sábado (16), às 18h30 (de Brasília), enfrentando o Quissamã, caçula do Campeonato Carioca, no Engenhão. O time alvinegro já está garantido na final do estadual, mas pretende ser campeão carioca sem a necessidade de uma decisão. Para que isso aconteça, precisa erguer também a Taça Rio, repetindo o feito de 2010.

Agenda do futebol: Veja os principais jogos deste sábado


Por Redação PLACAR
Com time titular, Grêmio enfrenta a Lajeadense neste sábado (16)
Com time titular, Grêmio enfrenta a Lajeadense neste sábado (16) / Crédito: 
Rodrigo Fatturi/Grêmio

Petrópolis, a Cidade Imperial, comemora 170 anos neste sábado

Programação começa com missa na Catedral São Pedro de Alcântara.
Show de Preta Gil foi adiado para o próximo sábado (24)
Petrópolis, Cidade Imperial, faz 170 anos (Foto: Divulgação)
Petrópolis, Cidade Imperial, faz 170 anos e é um dos principais polos turísticos do Rio. (Foto: Divulgação)
Hoje (16) é dia de comemorar os 170 anos de Petrópolis, cidade da Região Serrana do Rio, conhecida como a Cidade Imperial das Américas.  Uma ampla programação, que inclui arte, cultura, história e lazer, promete despertar o sentimento de amor à cidade nos petropolitanos e visitantes. Pela primeira vez, a data será comemorada o ano inteiro e procurará resgatar, ao longo de 2013, a imagem de D. Pedro II e sua importância para a cidade escolhida para passar grande parte de seu governo.

Em Cabo Frio, menino prodígio é ouro e bronze na Olimpíada Brasileira de Física



O estudante da rede municipal de ensino de Cabo Frio, Bruno Fonseca Rosa, de 14 anos de idade, foi um dos premiados na Olimpíada Brasileira de Física que teve 1,2 milhão de inscritos dos ensinos Fundamental e Médio do Brasil. Bruno ganhou medalha de ouro estadual e bronze nacional. Ele disputou com 56 mil alunos do Estado do Rio de Janeiro e obteve notas altas em uma prova objetiva e outra discursiva - além de experiências de Física.

Em Petrópolis, toneladas de pedras podem se desprender em bairro da cidade

Moradores da Travessa Frei Leão correm risco.
No início de março pedras se desprenderam de paredão.

Do G1 Região Serrana
Moradores da Travessa Frei Leão, emPetrópolis, Região Serrana do Rio, estão correndo risco. Toneladas de pedras podem se desprender a qualquer momento da encosta, segundo   laudo de um geólogo contratado pela Defesa Civil do município.
A área está interditada, mas os moradores insistem em permanecer nas casas. Algumas pedras já se desprenderam de um paredão o início de março. O desabamento atingiu o muro da casa de uma moradora e o material continua entulhado no mesmo local.

Presidente da Câmara de Arraial do Cabo é afastado

Walter Fêlix Cardoso Júnior é investigado por improbidade administrativa.
Justiça determinou seu afastamento da presidente do Legislativo.
Do G1 Região dos Lagos
A Justiça determinou o afastamento do presidente da Câmara de Vereados de Arraial do Cabo, Walter Fêlix Cardoso Júnior, que está sendo investigado por improbidade administrativa. No legislativo do município, os  funcionários evitam comentários sobre o assunto.
A determinação é válida por 360 dias e,  segundo a Justiça, necessária para que Walter Fêlix Cardoso Júnior não interfira nas investigações sobre o caso. De acordo com  o Ministério Público, em 2008,  quando também era presidente da Câmara, Walter Fêlix teria expedido uma certidão falsa afirmando que os vereadores haviam aprovado a prestação de contas de seu antecessor, Almir dos Santos Teixeira, que tinham sido rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado.

Royalties de petróleo: municípios produtores contestam decisão de Dilma

Em Campos, manifestantes foram às ruas em protesto.
Prefeito de Macaé disse confiar em decisão do Supremo Tribunal Federal.

Municípios produtores de petróleo contestam a promulgação da lei que redistribui os royalties pela presidente Dilma Rousseff, publicada no Diário Oficial da União na sexta-feira (15). No município de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, um protesto tomou as ruas da cidade. A prefeita Rosinha Garotinho, que também é presidente da Ompetro, lembrou os impactos sobre o município. 
Em Macaé, também no Norte do Rio de Janeiro, o prefeito Dr. Aluízio afirmou confiar na decisão do Superior Tribunal Federal (STF), que poderá decidir sobre inconstitucionalidade da decisão do Governo Federal.

Bom dia! Vamos com as principais notícias dos jornais deste sábado, 16 de março. Prefeitura reassume Terminal de Passageiros de Barcos de Cabo Frio |Turismo e Guarda Marítima assumem a responsabilidade.







O Globo
Manchete: Meia-volta, volver: Dilma devolve ministério a grupo afastado em ‘faxina’
Braço-direito de Lupi assume Trabalho; Aviação Civil é de Moreira Franco.

Presidente escolhe para Agricultura peemedebista que garantiu palanque para o PT em Minas em 2012.

Preocupada em garantir palanques para sua campanha à reeleição, a presidente Dilma Rousseff fez ontem uma minirreforma ministerial e reabilitou o grupo do pedetista Carlos Lupi, sétimo ministro a cair em 2011, na chamada "faxina ética". Próximo a Lupi, Manoel Dias foi escolhido ministro do Trabalho, no lugar de Brizola Neto. Dilma deve indicar para os Transportes alguém que agrade ao PR, outro alvo da faxina de 2011. A pasta da Agricultura será comandada pelo deputado Antônio Andrade (PMDB), que em 2012 garantiu o apoio de seu partido ao PT em Minas. Ele substitui o colega Mendes Ribeiro. Moreira Franco, também do PMDB, será o novo secretário de Aviação Civil. As posses ocorrerão hoje. (Págs. 1 e 3 a 6)

Novo estilo no Vaticano: Recado aos pedófilos
Papa Francisco trata friamente cardeal americano acusado de acobertar abusos sexuais.

Nem ainda foi entronizado e o Papa Francisco já dá claros sinais de que novos ventos sopram no comando da Igreja Católica. Segundo a imprensa italiana, o Pontífice tratou com frieza o cardeal americano Bemard Law — acusado de acobertar padres pedófilos — ao encontrá-lo numa basílica em Roma. O Papa também teria pedido que Law não freqüentasse mais a igreja e estaria pensando em enviá-lo a um convento de clausura como punição. Em outra demonstração do novo estilo, Francisco trocou o beija-mão dos cardeais por apertos de mão e abraços. (Págs. 1, 35 e Zuenir Ventura)

O amigo do papa: Um aliado brasileiro
Apontado como articulador da eleição do novo Papa, Dom Cláudio Hummes brinca sobre o conclave: "Esqueci tudo, não lembro mais.” (Págs. 1 e 36)

sexta-feira, 15 de março de 2013

Vários peixes aparcem mortos em lagoa em São Pedro da Aldeia


Pescador teria jogado peixes que não conseguiu vender na lagoa.
Funcionários da prefeitura prometem limpar a Praia Linda neste sábado.

Dezenas de peixes apareceram mortos nesta sexta-feira (15) na lagoa de Araruama, em São Pedro da Aldeia, Região dos Lagos do Rio. A cena chamou atenção de moradores e pescadores da Praia Linda.

Dilma anuncia troca de três ministros do Governo


Nesta sexta-feira, a presidente Dilma Rousseff oficializou a troca de três ministros. O anúncio deve ser feito no final da tarde. Devido a viagem da chefe do Executivo para Roma, para participar da missa inaugural do pontificado do papa Francisco, a posse será neste sábado.
Com a mudança, Mendes Ribeiro deixa o Ministério de Agricultura para a entrada de Antonio de Andrade (PMDB-MG). No Trabalho, Manoel Dias (PDT) substituirá Brizola Neto. E Wagner Bittencourt sairá da Aviação Civil para que Moreira Franco (PMDB-RJ) ocupe a vaga.

Prefeitura reassume Terminal de Passageiros de Barcos de Cabo Frio


Turismo e Guarda Marítima assumem a responsabilidade

Texto: Telma Flora
Foto: Wallace Ferreira

Representantes da secretaria de Turismo e da Guarda Marítima de Cabo Frio se reuniram na última quarta-feira (13/3), com os proprietários de embarcações do município quando discutiram sobre o ordenamento do Terminal de Passageiros de Barcos da cidade.
O Coordenador Executivo, Aldenir Soares proferiu sobre as intenções da nova gestão da Secretaria de Turismo de Cabo Frio, que é de estruturar os pontos turísticos da cidade, o que facilitará a venda do destino nos principais mercados emissores do Brasil e do exterior, provocando geração de divisas para o município e dinamizando a economia local.
- Precisamos estabelecer parcerias produtivas, modernas dentro dos princípios legais e considerando sempre o benefício de satisfazer aos nossos visitantes, disse Aldenir.
O comandante da Guarda Marítima, Valdemar Sérgio Guedes esclareceu que a lei 1.735/2003, aprovada pelo prefeito Alair Corrêa, que dispõe sobre o ordenamento e funcionamento dos serviços e atividades de transporte de passageiros em embarcações de turismo está sendo revisado para melhor ordenar os passeios náuticos com barcos de turismo em Cabo Frio.

Mulher joga água fervendo em pênis do ex-marido


Homem foi internado com queimaduras de 1º e 2º grau em hospital.
Família da mulher acusa vítima de chegar bêbado em casa e agredi-la.
Uma mulher, identificada como Vanessa de Oliveira da Silva, jogou água fervendo nos órgãos genitais do ex-marido em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, na madrugada de segunda-feira (11). Roberto Correia dos Santos, de 30 anos, foi encaminhado para o Hospital Pasteur, no Méier, no Subúrbio, com queimaduras de 1º e 2º grau e segue internado no Centro de Terapia Intensivo (CTI). Uma familiar de Vanessa confirmou a informação ao G1.

Plano de Cargos e Salários: em Cabo Frio, prefeito Alair Corrêa esclarece:

 “Alertamos a todos os funcionários para a postura agressiva dos dirigentes dos sindicatos contra um governo que corajosamente deu o seu desejado PCCR e o pagou”

Ontem uns vinte “líderes sindicais” e mais ou menos 100 funcionários públicos, em sua maioria ligados a partidos de oposição e integrantes do minguado grupo político dos adversários Marquinho, Janio, Zé Bonifacio etc. estiveram presentes numa manifestação em frente à Câmara Municipal reivindicando o que já foi conseguido há muito tempo. O PCCR com 98% já pagos e o restante, relacionado aos aposentados e pensionistas será atendido logo que o sistema no Ibascaf for implantado. Então observamos que é completamente desnecessário protestos de qualquer natureza contra a administração.
Ocorre que, esses mesmos “corajosos lideres” ficaram calados nos 8 anos do governo anterior que, além de não conseguirem melhorar seus salários, agiram como cordeiros, não protestaram, não fizeram greves, muitos deles ganharam portarias para seus familiares outros não deram aulas ficando lotados em outras secretarias tornando-se fantasmas do ex-prefeito e o aplaudiram enquanto ele deles debochava.

Lei dos Royalties é publicada no 'Diário Oficial da União'


Presidente Dilma promulgou a lei após receber mensagem na quinta.
Parlamentares derrubaram os 142 vetos presidenciais à legislação.


A Lei dos Royalties do Petróleo foi publicada na edição do "Diário Oficial da União" desta sexta-feira (15). A presidente Dilma Rousseff recebeu na quinta-feira o projeto enviado pelo Congresso após as alterações feitas pelos parlamentares, com derrubada dos 142 vetos presidenciais ao texto, e promulgou a lei.Os principais estados produtores de petróleo (Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo), que aguardavam a publicação da lei no "Diário", devem agora ingressar no Supremo Tribunal Federal (STF) com ações contra a legislação.

Rio e Espírito Santo entram com ações no STF contra lei dos royalties


Os governos do Rio e do Espírito Santo entraram nesta sexta-feira (15) com duas ações no STF (Supremo Tribunal Federal) pedindo que seja considerada inconstitucional toda a lei de redistribuição dos royalties aprovada no Congresso.
Após a polêmica derrubada do veto por deputados e senadores na semana passada, o texto foi promulgado ontem (14) pela presidente Dilma Rousseff e estabelece uma divisão mais igualitária entre os Estados das receitas de petróleo, inclusive sobre áreas já licitadas.

Bom dia! Confira os destaques dos jornais desta sexta-feira, 15 de março. Supremo derruba regras para o pagamento de precatórios.






Veja a versão digital da Folha

Folha de S.Paulo
O Estado de S.Paulo
Na 1ª homilia, papa pede conduta 'irrepreensível'
O Globo
Uma semana depois... Cesta básica sobe, ao contrário do prometido
Valor Econômico
Governo mudará regime de proteção a patentes
Correio Braziliense
O evangelho segundo Francisco
Estado de Minas
Primeiro sermão. Primeiro alerta
Zero Hora
Palavras de Francisco
Brasil Econômico
Ata do Copom derruba previsões de alta da taxa de juros em abril
*
Jornais internacionais
The New York Times (EUA)
Relatório do Senado culpa JP Morgan por perdas
The Washington Post (EUA)
Vistos familiares podem ser cortados
Le Monde (França)
O papa dos novos horizontes
China Daily (China)
http://www.chinadaily.com.cn/
Clarín (Argentina)
Pontífice argentino assombra com gestos de austeridade

O Globo
Manchete: Uma semana depois... Cesta básica sobe, ao contrário do prometido
Preços de alimentos e artigos de higiene pessoal aumentaram 0,55% na semana

Levantamento do Procon-SP e Dieese aponta que custo para o trabalhador ficou maior, apesar da redução de impostos

Apesar da desoneração de impostos anunciada pela presidente Dilma no último dia 8, o custo da cesta básica subiu 0,55% na última semana. O valor médio de uma cesta com 31 produtos passou de R$ 384,58 para R$ 386,71, segundo pesquisa do Procon-SP e Dieese. Ainda segundo a pesquisa na Região Metropolitana de São Paulo, 16 produtos tiveram alta, contra 14 em queda. Entre produtos que tiveram corte de impostos, mas subiram de preço, estão a batata, a farinha de mandioca, o açúcar e biscoito maisena. O governo pretendia redução de até 12% nos produtos da cesta, mas empresários do setor já alertavam que baixa deveria ser de apenas 6%. (Págs. 1 e 25)


quinta-feira, 14 de março de 2013

Dia Mudial do Consumidor: plantão de orientação gratuita em Cabo Frio




PLANTÃO DE ORIENTAÇÃO JURÍDICA GRATUITA NA SEDE DA 20ª  SUBSEÇÃO OAB-RJ.
RUA JOSÉ WALTZ FILHO, Nº 58-SALA 209- CENTRO- CABO FRIO.
NO HORÁRIO DE 10:00 ÁS 18:00H.

Em Cabo Frio, mutirão contra a dengue começa pelo Jardim Esperança

Secretaria de Saúde realiza projeto “Vigilância Ambiental no seu bairro”
 Miranda Filho
A Secretaria de Saúde de Cabo Frio iniciou nesta quinta-feira (14/03) o projeto “Vigilância Ambiental no seu bairro”. O programa teve início no Jardim Esperança, Vila do Ar e arredores, e foi realizado através de uma parceria com a Subprefeitura do Jardim Esperança, Associação de Moradores da Vila do Ar e Vigilância Ambiental.

As equipes realizaram uma intensa varredura nas ruas e residências, retirando entulhos das calçadas, limpando os terrenos baldios e os potenciais focos do mosquito da dengue. As ações também contaram com o apoio da Comsercaf, que continuarão o serviço de limpeza do bairro.

No Ginásio Poliesportivo Vivaldo Barreto, que serviu como base da ação, foram instalados dois estandes com diversos materiais para exposição aos moradores. No local, as pessoas puderam conhecer uma moto equipada com o “fumacê”, e saber como funciona o trabalho de combate ao mosquito da dengue.

Ex-locutor de rádio da BBC é detido novamente por acusação de abuso sexual


O ex-apresentador de rádio da BBC, Dave Lee Travis, voltou a ser preso por alegações de crimes sexuais, informou a Reuters, na última quarta-feira (13/3). Travis, de 67 anos, foi preso pela primeira vez em novembro de 2012, na Operação Yewtree, que investigava o ex-apresentador Jimmy Savile, acusado de inúmeros  crimes sexuais.
Crédito:Divulgação
Radialista pode estar implicado nos casos de abuso sexuais de Jimmy Savile

"O homem sexagenário foi preso sob suspeita de delito sexuais em ligação com outras alegações feitas à Operação Yewtree", disse um porta-voz da polícia.
Savile, uma das maiores estrelas da BBC nos anos 1970 e 1980, é alvo de investigação de crimes sexuais desde sua morte, em 2011, quando surgiram diversas denúncias.

Paróquia de São Pedro da Aldeia promove exposição de objetos sacros


A Paróquia de São Pedro, no centro da cidade, está realizando uma exposição de objetos sacros. Intitulada "Crux - Paixão e Glória de Cristo”, a mostra conta com mais de 50 itens considerados raros, entre paramentos litúrgicos e peças da imaginária católica sobre a Paixão de Cristo. Dentre as peças sacras, a que mais se destaca é a relíquia da Santa Cruz de Cristo, do século XIV, autenticada pelo Vaticano. Segundo o pároco e curador da exposição, padre Helcimar Sardinha, o objetivo é abrir a reflexão dos fieis para a Semana Santa, que se aproxima.

Justiça obriga Brahma a retirar publicidade das placas dos jogos do campeonato carioca


A Brahma terá de retirar todas as suas placas de publicidade em estádios durante os jogos do Campeonato Carioca de futebol, noticiou a Folha de S.Paulo. A decisão é da 4ª Câmara Cível do TJ do Rio.
Crédito:Divulgação
A "censura" na publicidade da cervejaria é mais um capítulo da briga judicial entre Brahma e Itaipava. A Itaipava tinha um acordo com a empresa fabricante das placas de publicidade do estadual do RJ durante as temporadas de 2012, 2013 e 2014. Se violasse o acordo, o responsável pelas placas teria de pagar uma multa de aproximadamente R$ 5,7 milhões.

A Brahma entrou na negociação, pagou a multa contratual e adquiriu o direito de exibir sua marca nas placas ainda em 2012. Desde então, o caso foi levado aos tribunais.

Na última quarta (13/3), o TJ do Rio acatou o recurso da Itaipava - que pediu a imediata suspensão da propaganda enquanto o processo não fosse julgado - e proibiu os anúncios da Brahma até que saia a decisão final do caso.

Supervisores Escolares unidos pela educação de Cabo Frio


Profissionais trocam experiências e trabalham para fortalecer a Rede Municipal de Ensino
Rômulo Tardelli

A Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio (SEME), por meio do Departamento de Gestão Pedagógica (DEGEPE) e da Divisão de Supervisão Escolar, realizou a 1º Reunião de Supervisão Escolar do ano letivo de 2013, no Centro de Estudos Natália Caldonazzi (Casa do Educador).

Dia Mundial da Água é lembrado com replantio de mudas em Rio das Ostras

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, 22 de março, a Secretaria do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras promove no próximo domingo, 17, a partir das 8h, uma ação conjunta com alunos da Rede Municipal que moram em Cantagalo, zona rural do município.
Cerca de 30 estudantes da Escola Municipal Professora Marinete Coelho de Souza, juntamente com integrantes do Núcleo de Educação Ambiental, farão replantio para recuperação de nascentes. Uma forma simbólica para lembrar da necessidade de preservação da natureza e dos mananciais.

Em São Pedro da Aldeia, prefeitura convoca taxistas para regularização de documentação

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Coordenadoria de Transporte, convoca os taxistas que estão em situação irregular para realizar a regularização de documentação, de acordo com a Lei Federal 10.350 de 21/12/2001. Os taxistas deverão comparecer à sede da Coordenadoria, localizada à Rua Francisco Coelho Pereira, n 255, no centro, no período de 23 de março a 05 de abril, das 8h30 às 17h. Na ocasião, os taxistas deverão apresentar a Carteira Nacional de Habilitação e a Certidão de Prontuário de Habilitação (Nada Consta), expedida pelo Detran.

Em Cabo Frio, Liga se reúne com poder público para definir o rumo dos desfiles das escolas de samba

Fotógrafo: Vinícius Paixão. Legenda: José Facury, Secretário de Cultura; Cida Aparecida; Karlla Pádua e Leandro Corrêa, Presidente e Tesoureiro da Liga respectivamente.  
A Liga das Escolas de Samba de Cabo Frio se reuniu na noite da última quarta-feira, dia 13 de março, com os representantes do poder público, o Secretário de Cultura José Facury e o Superintendente da Morada do Samba, Ubirajara de Souza, para definir os caminhos que serão dados aos desfiles das escolas de samba de Cabo Frio.

Arraial do Cabo: aluno é escolhido para integrar Orquestra Sinfônica



Jovem faz parte do Pescando Talentos da Secretaria de Educação de Arraial do Cabo

Mais uma vez o projeto Pescando Talentos, da Secretaria de Educação de Arraial do Cabo, se destaca no cenário cultural. Pelo segundo ano consecutivo, um aluno do projeto foi escolhido para fazer parte da Academia Juvenil da Orquestra Petrobrás Sinfônica (OPES), integrando o corpo de violinistas. Gustavo Almeida Pavam tem 16 anos, é natural de Minas e mora em Cabo Frio.

Cabo Frio: secretários de Saúde visitam Tamoios

Equipe fez levantamento das necessidades de cada unidade de saúde

Glória Passos
O secretário de Saúde de Cabo Frio, Dr. Demócrito Jonathas Azevedo, o secretário de Ações Administrativas em Saúde, Demerval Soares, juntamente com uma equipe da secretaria percorreram todas as unidades de saúde do distrito de Tamoios, na terça-feira (12/3). O objetivo da visita foi conhecer de perto as necessidades de cada unidade e promover uma aproximação entre a secretaria e os funcionários do distrito.

"Estadão" desmente que Joaquim Barbosa tenha pedido demissão de repórter

No último domingo (10/3), o portal Brasil 247 afirmou que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, "pediu a cabeça" de Felipe Recondo, repórter de O Estado de S. Paulo, a quem, dias antes, havia sugerido "chafurdar no lixo". Procurado por IMPRENSA, o diretor de redação da sucursal do jornal em Brasília, João Bosco, desmentiu a nota.
Crédito:Agência Brasil
Ministro pediu desculpas ao "Estadão" e não solicitou saída do jornalista

"A nota do Brasil 247 não tem o menor fundamento. Não consigo entender o objetivo dessa matéria. Eu inclusive me recuso a acreditar que isso tenha passado pela cabeça do Barbosa", disse Bosco. A assessoria de imprensa do STF afirmou que não vai comentar o assunto.

Bom dia! Confira os destaques dos principais jornais desta quinta-feira, 14 de março. Novo papa das Américas é manchete em todo o mundo: Eleição do jesuíta argentino Bergoglio sinaliza mudança na igreja










Folha de S.Paulo
O Estado de S.Paulo
Francisco, o papa argentino
O Globo
O Papa das Américas
Valor Econômico
BNDESPar concentra ainda mais seus investimentos
Correio Braziliense
A missão de Francisco
Estado de Minas
Francisco: o nome da mudança
Zero Hora
Francisco, o primeiro do novo mundo
Brasil Econômico
Governo aposta em acordos de livre comércio com países árabes
*
Jornais internacionais
The New York Times (EUA)
Novo papa das Américas
The Washington Post (EUA)
Francisco, uma estreia no papado
The Guardian (Reino Unido)
Buona sera, papa Francisco
Le Figaro (França)
Francisco, papa da fraternidade
El País (Espanha)
Eleição do jesuíta argentino Bergoglio sinaliza mudança na igreja
Clarín (Argentina)
Papa argentino
O Globo
Manchete: O Papa das Américas
O primeiro Francisco; O primeiro Jesuíta; O primeiro não europeu desde o ano 741; O primeiro latino-americano:

Fora da lista de favoritos, argentino Jorge Mario Bergoglio, arcebispo de Buenos Aires envolvido em polêmicas sobre Direitos Humanos, é escolhido Pontífice logo no segundo dia do conclave.

O argentino Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, eleito ontem o 266º Papa da Igreja Católica num conclave de apenas cinco votações, traz consigo uma série de aspectos inéditos na liderança de 1,2 bilhão de católicos: trata-se do primeiro Papa jesuíta, o primeiro latino-americano da História e o primeiro não europeu em 1.200 anos. E também será o primeiro Papa com o nome de Francisco, uma homenagem a Francisco de Assis. A eleição de Bergoglio, que terminou em segundo lugar no conclave que elegeu Bento XVI, em 2005, surpreendeu os vaticanistas, pois não constava em listas de papáveis, devido à idade avançada. Sua escolha reforça para a Igreja a importância da América Latina, que abriga 42% dos católicos no planeta, e a percepção de que o futuro do catolicismo está no Hemisfério Sul. "Parece que meus amigos cardeais foram quase até o fim do mundo para buscar um Papa, mas aqui estamos" saudou, em italiano, a multidão de fiéis que o aguardava na Praça de São Pedro. O Papa Francisco é tido como conservador,bem-humorado e brincalhão. Fez oposição veemente à legalização do casamento gay na Argentina. E é crítico do governo Kirchner. Mas pesam sobre ele denúncias de omissão no desaparecimento de dois jesuítas durante a ditadura argentina.
Papa piadista: Ele cozinha e anda de ônibus


quarta-feira, 13 de março de 2013

Fumaça branca mostra que Igreja Católica tem um novo papa


A Igreja Católica já tem um novo papa. O conclave de cardeais reunidos na Capela Sistina chegou a um nome, e o religioso escolhido aceitou o posto, revelou nesta quarta-feira o Vaticano, quando a fumaça branca foi expelida, após uma das votações da tarde.
O nome do novo papa deve ser revelado em breve, quando o religioso aparecerá diante dos fiéis na Praça São Pedro.
A fumaça branca saiu da chaminé às 15h06 (de Brasília), já noite no Vaticano. Milhares de pessoas estavam concentradas na Praça São Pedro, à espera do resultado.
Nas duas votações da tarde de hoje, não houve consenso e a fumaça preta foi expelida da chaminé. O conclave começou ontem, com 115 cardeais votantes.

Rio de Janeiro pedirá que toda a lei dos royalties seja derrubada


Estadão Conteúdo

Estado não concorda com distribuição


O governo do Rio de Janeiro vai pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) que derrube integralmente a lei que determina a redistribuição dos royalties do petróleo. 
A minuta da ação preparada pelo advogado constitucionalista e procurador do Estado Luís Roberto Barroso - e aprovada pelo governador Sérgio Cabral - defende a inconstitucionalidade da lei aprovada pelo Congresso não apenas para os contratos que em vigor, mas também para os contratos futuros.

A assessoria de imprensa do governo do Estado informou que a minuta de Barroso "foi feita de acordo com os objetivos e com o que pensa o governador, dentro da lei!". A minuta da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) foi entregue na sexta-feira (8) para análise ao governador do Rio, Sérgio Cabral, e à procuradora geral do Estado, Lúcia Léa Guimarães Tavares.

Mais em conta, bolos cenográficos ainda evitam desperdícios na festa


  • Bolo cenográfico pode levar uma camada verdadeira, garantindo a foto do casal cortando o primeiro pedaço
    Bolo cenográfico pode levar uma camada verdadeira, garantindo a foto do casal cortando o primeiro pedaço
Lindos e falsos, geralmente com recheio de isopor e enfeitados com fitas e laços nada comestíveis, os bolos cenográficos são cada vez mais procurados pelos noivos preocupados em oferecer o melhor e mais bonito para seus convidados. Enquanto o bolo real fica guardado e bem protegido na copa do bufê, o cenográfico faz as honras da casa, mantendo-se impecável o tempo todo, sem precisar de refrigeração. E esta é apenas uma das vantagens.

Ministro defende que ação sobre royalties seja decidida pelo plenário

marco aurélio mello (Foto: STF)
Ministro Marco Aurélio Mello (Foto: Imprensa / STF)

Para Marco Aurélio, ganhos do petróleo é 'caso de repercussão maior'.

O ministro do Supremo Tribunal Federal(STF) Marco Aurélio Mello defendeu ontem (12/3) que as ações que questionam a divisão dos royalties do petróleo sejam analisadas com prioridade diretamente pelo plenário da corte, excluindo a análise prévia apenas do relator de processos sobre o tema, o ministro Luiz Fux.
Fux é relator de três mandados de segurança que questionam a sessão que derrubou os vetos da presidente Dilma Rousseff à nova divisão dos royalties do petróleo para os contratos em vigor. Com isso, estados como Rio de Janeiro e Espírito Santo perderiam receitas. Nesses processos, ele pode dar decisão provisória e só depois levar para a análise do plenário.
Outras Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADI) devem ser ser protocoladas nesta semana. Nessas, mesmo medida cautelar deve ser dada pela maioria da corte.
"Eu acho que [redistribuição de royalties] é um caso de repercussão maior. Aí tem que ir para o plenário definir", defendeu Marco Aurélio antes da sessão da Primeira Turma do Supremo.

Bom dia! Vamos com as principais notícias dos jornais desta quarta-feira, 13 de março. Boa notícia: em Cabo Frio, Comissão de Saúde Pública vai agilizar e humanizar serviços





O Globo
Manchete: Com medo do STF: Governadores acenam com acordo por royalties
Estados não produtores temem derrota no Supremo e reabrem negociações.

Ministros do STF vão dar prioridade a julgamento da questão. Para Campos, ‘é melhor garantir 80%'.

Para evitar derrota no STF, 16 governadores de estados não produtores de petróleo reabriram a discussão sobre a divisão dos royalties. O grupo, liderado por Eduardo Campos (PE), discutiu acordo que anteciparia R$ 4,5 bilhões de receitas futuras de royalties aos estados não produtores. Os royalties de campos licitados ficariam com os produtores e os do pré-sal seriam rateados entre todos os Estados. (Págs. 1 e 19)

Trono vazio no Vaticano: A primeira fumaça é negra
A primeira votação para eleger um novo Papa terminou ontem em fumaça negra — sem consenso para a escolha do sucessor de Bento XVI. A disputa para valer começa hoje, e estão previstos quatro escrutínios por dia. Antes de se fecharem na Capela Sistina, os 115 cardeais participaram de uma missa na Basílica de São Pedro e ouviram, do decano Angelo Sodano, um forte apelo por unidade. Mas enquanto o polêmico cardeal americano Roger Mahony se trancava na capela, a Arquidiocese que comandou em Los Angeles fazia acordo de US$ 10 milhões para pagar a quatro vítimas de pedofilia. (Págs. 1 e 26 a 30, Elio Gaspari e Helena Celestino)

Dom Odilo defende Banco do Vaticano

Apontado como um dos favoritos, Dom Odilo Scherer defendeu o banco citado em dossiê, segundo o diário italiano "La Repubblica” no último encontro dos cardeais. Pesam sobre o banco, gerido pela Cúria Romana, denúncias de lavagem de dinheiro. Para interlocutores do brasileiro, há uma campanha para reduzir as suas chances no conclave. (Págs. 1 e 27)

Comissão da Verdade: Brasil pede explicações à Argentina
A Comissão da Verdade enviará ao governo argentino pedido de informações sobre o desaparecimento de 15 brasileiros naquele país, durante a Operação Condor.
O último presidente argentino na ditadura militar, Reynaldo Bignone, foi condenado à prisão perpétua. (Págs. 1 e 3)

Após três meses: Orçamento de 2013 é aprovado
Com quase três meses de atraso, o governo aprovou ontem, com voto favorável de 53 senadores, o Orçamento Geral da União. A oposição, no entanto, tentará anular a votação no STF. (Págs. 1 e 4)
Tensão nos campi: Greve expõe crise em universidades
Greve de professores expõe crise que atinge UniverCidade e Gama Filho, que têm 35 mil alunos. Mantenedores serão acusados de formação de quadrilha em relatório de CPI na Alerj. (Págs. 1 e 10)

terça-feira, 12 de março de 2013

Boa notícia: em Cabo Frio, Comissão de Saúde Pública vai agilizar e humanizar serviços


Humanizar e modernizar os serviços de saúde pública em Cabo Frio. Esse é o objetivo da recém criada Comissão de Saúde Pública – CSP.  Minha iniciativa é para que, à frente desta Comissão, como presidente, consigamos transformar os serviços de saúde em nosso município.
A equipe de trabalho conta com a competência do médico Demócrito Azevedo, secretário de saúde, de Dermerval Soares, secretário de Ações Administrativas de Saúde além dos subsecretários  do setor.
Precisamos e vamos fazer um atendimento de qualidade em nossa cidade. Já acabamos com as filas nas consultas e não faltam mais remédios nos postos.  Nossa próxima meta é ajustar atendimentos e procedimentos administrativos da UPA. Nosso esforço é contínuo para definitivamente transformar nossa amada terra.
Alair Corrêa
Prefeito de Cabo Frio