Frase do dia

“O amor é tudo”
(Jesus Cristo)







sábado, 21 de setembro de 2013

Centro de Tratamento e Reinserção Social é inaugurado em Cabo Frio

Projeto pioneiro da prefeitura dará novas perspectivas aos dependentes de drogas


O deputado federal Aureo, Claudio e Cris Mansur e o prefeito Alair Corrêa durante a inauguração
O deputado federal Aureo, Claudio e Cris Mansur e o prefeito Alair Corrêa durante a inauguração
Jornal do Brasil
Com a presença de autoridades, políticos e empresários, foi inaugurado na manhã deste sábado (21), o Centro Municipal de Tratamento e Reinserção Social de Cabo Frio - implantado exclusivamente com verba municipal - com capacidade para atender a cem pacientes.  Além do tratamento para dependência de drogas, a unidade pioneira no país terá ainda terapia ocupacional visando a capacitação para o mercado de trabalho. 
O prefeito de Cabo Frio, Alair Corrêa, destacou em seu discurso a importância do projeto e a iniciativa do procurador Claudio Mansur, que cedeu um sítio em comodato à prefeitura sem nenhum tipo de ônus e por prazo indeterminado para abrigar o projeto.
"É um momento muito importante para nossas vidas e para a nossa sociedade. Estamos inaugurando hoje o que equivaleria a urbanização de ruas e construção de escolas e praças. E olhem que eu sou um prefeito fogueteiro! Estou renunciando aos foguetes para alegrar a vida de nossos irmãos, que não tiveram grandes oportunidades", destacou o prefeito, acrescentando ainda que há 85 acolhidos e, em novembro, uma menina, nascerá no centro. "Teremos uma criança nascida aqui de um deles, a Yasmim Vitória."
O prefeito prosseguiu seu discurso lembrando a dedicação da prefeitura pelo projeto. "Estou renunciando a uma rua por mês, uma escola por ano, para que vidas sejam salvas. Estou renunciando aos foguetes. O que é mais importante: essas vidas ou os foguetes?", questionou, prosseguindo: "Quando convidei a Cris Mansur (secretária Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas de Cabo Frio) para ser secretária, só pensávamos em inaugurar este centro de reabilitação no próximo ano. Mas o Claudio (Mansur) colocou sua propriedade à disposição sem custo nenhum e pudemos inaugurar hoje este centro. Isso precisa ser feito com o coração."
Alair Corrêa também destacou as ações da prefeitura em benefício da população de Cabo Frio: "Vamos inaugurar cinquenta obras em Cabo Frio até o final do ano. Estamos subsidiando as passagens de ônibus. Diariamente são entre 25 e 30 mil passageiros por dia que pagam apenas 50 centavos por passagem. Nos demais municípios, a passagem custa mais que dois reais. A prefeitura gasta 2,2 milhões de reais em subsídio com essas passagens por mês. Gastar 150 mil reais com este centro não significa nada. Em oito anos, destruíram muito a nossa cidade. E em oito meses, eu reconstruí." 
A secretária Cris Mansur destacou sua dedicação com o centro. "É com muita alegria que estou aqui. Tenho vivido neste centro nas ultimas semanas com os acolhidos e serei para eles uma mãe, mas uma mãe chata daquelas que puxa a orelha. Temos a coragem de abraçar essas pessoas e quero que elas saiam daqui prontas para a vida. Estamos fazendo de tudo para que este projeto tenha o êxito que todos nós esperamos."
O procurador Claudio Mansur, marido de Cris, falou sobre sua alegria com a inauguração. "Nunca senti uma emoção tão grande com estou sentindo nessa inauguração. Nada, absolutamente nada nem ninguém vai parar este projeto. Esses fanáticos derrotados serão expulsos de nossas vidas. Brigo até morrer", disse referindo-se aos que se opunham ao centro. "Hoje é o dia da realização do maior sonho da minha vida", finalizou.
Walmyr Júnior, que Integra a Pastoral da Juventude da Arquidiocese do Rio de Janeiro  e representou a sociedade civil no encontro com o Papa Francisco no Theatro Municipal durante a Jornada Mundial da Juventude, também participou da inauguração, e deu seu depoimento.
"Vim aqui compartilhar com vocês a minha experiência e dizer a vocês que a juventude não pode ser criminalizada. Moro no Complexo da Maré, usei drogas por oito anos e tinha uma rotina  de entrar em hospitais e clinicas de reabilitação. Perdi o sentido da vida e a oportunidade de escolher. Outros grupos escolhem pela gente, e acabam, tomando conta da nossa vida", disse, referindo-se aos que levaram ele às drogas. "Vocês são corajosos por estarem aqui. Eu tive uma mão para me segurar e vocês estão tendo também esta oportunidade."
O deputado federal Aureo (PRTB) também esteve presente ao evento, e destacou a qualidade e excelente estrutura do centro. "Já visitei mais de quarenta centros de reabilitação no país e hoje em, Cabo Frio, atesto que este é o melhor de todos que eu conheci. Certamente este projeto vai chamar a atenção de todo o Brasil, porque é uma iniciativa da prefeitura e este tipo de ação cabe ao governo federal. Esse projeto vai mostrar ao país como se trata o dependente."
A estrutura do centro
Centro tem grande estrutura para tratamento de dependentes
Centro tem grande estrutura para tratamento de dependentes
O Centro Municipal de Tratamento e Reinserção Social de Cabo Frio está localizado a cerca de seis quilômetros do centro de Cabo Frio, num sítio de propriedade do advogado e procurador da Secretaria  de Prevenção ao Uso de Drogas do município (Sepred), Claudio Mansur. Morador de Cabo Frio há mais de 30 anos e cidadão honorário da cidade, ele cedeu a propriedade em comodato à prefeitura. 
O tratamento para dependência de drogas inclui ainda 12 tipos de terapia ocupacional que deverão capacitar as pessoas para o mercado de trabalho. O sítio onde está localizado o centro passou por uma reforma, a cargo do Município, para ter a infraestrutura necessária para receber os dependentes. O centro possui ainda com cinco piscinas, campo de futebol, quadra de vôlei, biblioteca, horta com 60 canteiros já em produção e dois lagos com uma boa quantidade de peixes. O local terá ainda em breve 16 tanques para piscicultura.
O centro conta com o trabalho de 45 voluntários que deverão fazer parte da “Ressurgência”, sociedade civil sem fins lucrativos, cujo nome faz referência ao fenômeno da correnteza marítima na região. Claudio Mansur explica que a sociedade irá organizar o trabalho voluntário em prol do centro. 

Cabo Frio mostra o caminho no combate à dependência de drogas

Centro de tratamento em Cabo Frio conta com ampla infraestrurura
Centro de tratamento em Cabo Frio conta com ampla infraestrurura
Jornal do Brasil
Neste sábado (21), Cabo Frio vai ganhar um centro de tratamento para dependentes de droga que, além de oferecer uma nova perspectiva para quem vive este drama, propõe uma nova metodologia que deveria servir de exemplo não apenas para o Estado do Rio, mas para todo o Brasil.
Implementado exclusivamente com verba municipal, o Centro Municipal de Tratamento e Reinserção Social de Cabo Frio tem nas figuras do prefeito Alair Corrêa e do advogado Claudio Mansur os grandes motores propulsores desta iniciativa pioneira no país.

Casimiro de Abreu sedia mostra do 1º Festival Brasil de Cinema Internacional



Nos dias 23 a 28 de setembro vai acontecer a Mostra do 1º Festival Brasil de Cinema Internacional, na Sala Popular de Cinema Humberto Mauro, em Casimiro de Abreu. Fruto de uma parceria entre a Fundação Cultural e a direção do Festival, a Mostra do 1º FBCI 2013, levará à população casimirense filmes premiados de várias nacionalidades, totalizando 16 horas de longa-metragem e três horas de curta-metragem. 
“Traremos para a Sala de Cinema o que há de mais novo na linguagem cinematográfica mundial”, disse o diretor da sala, Lucas Jorge.
A cerimônia de abertura será no dia 23, a partir das 19 horas, e terá a presença de autoridades do município e dos diretores do FBCI 2013.
O Festival Brasil de Cinema Internacional nasceu no Rio de Janeiro e tem entre seus principais objetivos a difusão da cultura, a formação de plateias e a democratização de oportunidades para todos os cineastas. Tendo acontecido de 20 a 25 de maio, o Festival exibiu oito filmes de longa metragem de ficção, 20 curtas-metragens de ficção e 18 filmes na seção Informativa, não competitiva, entre outros.

Donos de quiosque visitam obras da nova Orla da Praia do Forte


 





Pela primeira vez, proprietários dos 15 quiosques  conhecem  de perto a grandeza do complexo turístico da nova orla
Quem passa pela Praia do Forte não compreende o que está acontecendo com tantas obras, tapumes, máquinas imensas, centenas de homens trabalhando e o sumiço da maioria dos quiosques. Do lado de fora, por vários dias, dona Regina Lúcia aproveita para dar uma espiadinha por entre os portões que recebem veículos de todos os tamanhos descarregando materiais de todo os tipos. A curiosidade vem tirando sono de dona Regina que pouco compreende o ritmo acelerado  das obras da Nova Orla da Praia do Forte. 
Na quarta-feira (18/9), finalmente, dona Regina Lúcia e mais quinze pessoas conseguiram entrar, pela primeira vez, para ver de perto o andamento das obras da praça onde ficarão os novos quiosques.  Entraram na obra, acompanharam a montagem das estruturas e ouviram dos técnicos da construtora o porquê de tanta gente trabalhando direto – inclusive aos sábados e domingos.

- Agora dá para ter idéia de como será os nossos quiosques. Mas é tudo tão grandioso com tanta gente trabalhando. É uma obra muito grande. Não pensei que fosse assim. A gente não está nem dormindo direito, pensando como ficará o nosso local de trabalho - revelou dona Regina, uma das proprietárias do quiosque Tia Maria, um dos mais tradicionais da Praia do Forte.
Assim como dona Regina, outros donos de quiosques também ficaram impressionados com o tamanho da obra idealizada pelo prefeito Alair Corrêa para mudar radicalmente o cenário do principal cartão postal de Cabo Frio.

Para o comerciante Launir Peixoto Castro, proprietário do quiosque Choppão, o mais antigo da Orla, a ansiedade dos donos de quiosques é muito grande por conta do prazo e da montagem dos equipamentos.

Em Cabo Frio, teatro, música, palestras e diversas atividades para a população nas próximas semanas

Nos próximos dias, Cabo Frio tem uma programação de eventos com muitas atrações para todas as idades.

O FESQ - Festival de Esquetes – que acontece desde o dia 17 de setembro, no Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb, vai até sábado (21/9). Um sucesso de público que já conta com 11 anos de apresentações na cidade. Debates, sete cenas por dia, FESQ bar, Arena FESQ e muitas outras atrações em todos os dias.

COMSERCAF começa a instalação de novas lixeiras em Tamoios


 


 


Operação teve início na quinta-feira e tem como meta chegar a instalação de 3 mil unidades em todo o distrito até o fim do ano

A operação de instalação de novas lixeiras nas ruas do Distrito de Tamoios começou na manhã desta quinta-feira (19/9). Apenas no primeiro dia de atividades, as equipes da COMSERCAF instalaram cerca de 330 das 700 lixeiras previstas para a primeira etapa da operação. A meta é instalar pelo menos 3 mil unidades em toda Tamoios ainda este ano.
Além da instalação das novas lixeiras, a COMSERCAF está promovendo outras ações de extrema relevância para a população local, como a troca de todas as tampas e bueiros no Distrito de Tamoios.

Para este primeiro momento, está sendo preparado um relatório com o mapeamento de todas as tampas e bueiros que serão substituídas e recolocadas por tampas novas e de material reciclado, com uma resistência mecânica de até 30 toneladas.

As tampas que serão colocadas pesam 60% a menos do que uma tampa de ferro fundido, e são um produto ecologicamente correto, com melhor custo/beneficio e tendência a redução de furto zero, já que têm baixo valor de mercado.
Texto: Katyuscia Chaparral | Assessoria de Imprensa da Subprefeitura de Tamoios
Fotos: Divulgação / COMSERCAF

Prefeitura de Búzios paralisa obra polêmica na Rua das Pedras

Secretaria de Obras e Serviços Públicos paralisou a obra na sexta-feira.
Reunião será realizada para decidir se as obras de rejunte vão continuar.
Do G1 Região dos Lagos
Ontem (20), a secretaria de Obras e Serviços Públicos de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, optou por paralisar as obras que geraram polêmica na Rua das Pedras, principal ponto turístico do município. Uma reunião será realizada com moradores, comerciantes e hoteleiros para debater e decidir se as obras de rejunte do piso da rua vão continuar ou não. 
Segundo o secretário de Obras e Serviços Públicos de Búzios, Eraldo Pereira Mendonça, as obras foram paralisadas devido à polêmica criada. "Nossa finalidade não é descaracterizar a Rua das Pedras, e sim, promover melhorias. Pensamos no ir e vir das pessoas sem se acidentar. Só que, devido à polêmica, o prefeito pediu para segurarmos as obras. Agora, iremos realizar uma reunião para decidirmos o que será feito no local", disse Eraldo. 

Estudantes noruegueses fazem intercâmbio esportivo em Cabo Frio

Temperatura e belezas naturais encantam os noruegueses. 
Estudantes buscam informações sobre esportes de praia.
Do G1 Região Lagos
Estudantes da Noruega fazem intercâmbio em Cabo Frio. (Foto: Divulgação)Estudantes da Noruega fazem intercâmbio em Cabo Frio. (Foto: Telma Flora)
Um grupo de 55 estudantes universitários da Noruega está em Cabo Frio,Região dos Lagos do Rio, em busca de mais aprendizado sobre os esportes, principalmente os de praia. Entre as belezas naturais e receptividade da população, um dos fatores que mais encanta os estudantes é a grande diferença de temperatura.

'Esse Mar é Meu': moradores terão facilidades para conhecer natureza de Cabo Frio

Eles poderão fazer passeios de barco pagando R$ 10 mais alimento.
Haverá passeios todos os domingos, exceto feriados, com duração de 2h30.
Do G1 Região dos Lagos
Moradores de Cabo Frio terão facilidades para conhecer belezas naturais da cidade (Foto: Divulgação)Moradores de Cabo Frio terão facilidades para conhecer belezas naturais (Foto: Telma Flora)
A Secretaria de Turismo de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, está iniciando a divulgação do projeto “Esse Mar é Meu”, realizado em parceria com a Associação das Empresas de Turismo Náutico de Cabo Frio (AETURNAUT). O objetivo é oferecer aos moradores a oportunidade de conhecer as belezas naturais da cidade.

TelexFREE processa Globo exigindo direito de resposta por matéria no "Mais Você"

A TelexFREE processou a Rede Globo por não ter tido direito de resposta a uma matéria sobre pirâmides financeiras exibida no “Mais Você”, programa de Ana Maria Braga. Advogados que defendem a empresa enviaram à emissora uma petição para que o assunto possa ser explicado no programa.

Crédito:Divulgação
Reportagem exibida no programa "Mais Você" resultou em processo da TelexFREE

De acordo com a revista Conta Mais, o grupo alega que as informações passadas são falsas e sem fundamento, queixando-se que a imagem da empresa foi seriamente abalada e que a Globo deve prezar pela ética e imparcialidade.

Búzios realiza feira “Adote um Amigo” no dia 28 de setembro



Evento para adoção de cães e gatos será realizado na Praça Santos Dumont
            A feira contará com diversas atividades de lazer e recreação, dentre as quais circo, distribuição de pipoca e apresentação de dança. Fundada em 2003, a associação, que funciona com o apoio de 15 voluntários, incluindo uma veterinária que realiza cuidados básicos e a castração dos animais recolhidos, já realiza o evento há alguns anos, sendo a primeira vez em que recebe o apoio do Governo Municipal. Desde a data de fundação, a associação já castrou mais de três mil cães e gatos.            A Praça Santos Dumont foi o local escolhido para a feira de adoção de animais que acontece no sábado, dia 28 de setembro. Intitulado “Adote um Amigo”, o evento tem o objetivo de oferecer um lar para cães e gatos recolhidos no município. Com realização da Associação Protetora dos Animais São Francisco de Armação dos Búzios e apoio da Prefeitura da cidade, a feira será realizada das 10h às 16h e deverá ter a participação de 60 animais, entre filhotes e adultos.

Bom dia! Confira os destaques dos principais jornais e revistas deste sábado, 21 de setembro. Aeroporto de Cabo Frio vai receber voos cargueiros da Europa | Cargueiros começam a chegar a partir de 30 de setembro. Viracopos, em SP, deixa de ser única opção do importador fluminense.

Do G1 Região dos Lagos
Saguão do Aeroporto Internacional de Cabo Frio (Foto: Divulgação / Grupo Libra)Saguão do Aeroporto Internacional de Cabo Frio
(Foto: Divulgação / Grupo Libra)
O Aeroporto Internacional de Cabo Frio, Região dos Lagos do Rio,  receberá a partir do dia 30 de setembro o primeiro voo cargueiro da Europa com frequência regular para o Rio de Janeiro. O novo voo, da Lan Cargo (Grupo Latam),  será semanal e sairá de Amsterdã toda segunda-feira. Com isso, Viracopos, em Campinas, deixa de ser a única opção do importador fluminense para recebimento de cargas da Europa. Será um ganho de eficiência logística e de arrecadação para o estado, segundo a prefeitura do município.
Cabo Frio recebe atualmente outros dois voos cargueiros semanais, vindos de Miami (EUA). O Aeroporto Internacional de Cabo Frio é administrado pela iniciativa privada desde 2001, após a concessão do município. Conta ainda com estrutura e capacidade para armazenagem alfandegada de carga aérea ou marítima, além de funcionar como uma importante base de helicópteros e serviços de apoio às plataformas offshore das bacias de Santos, em São Paulo, e de Campos, Norte Fluminense.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Jornais nacionais
 
Folha de S.Paulo
Veja a versão digital da Folha
Órgão médico recua e pede registro para estrangeiros
 
Agora S.Paulo
capa
Faixas de ônibus chegam a ter até 1,9km de espaço vazio
 
O Estado de S.Paulo
Planalto demite assessor suspeito de integrar quadrilha
 
O Globo
Royalties de libra: Pré-sal deve dar R$ 6 bi ao Rio em quatro anos
 
Correio Braziliense
Quadrilha tinha tentáculos até no Planalto
 
Estado de Minas
Mensalão: MP não pedirá a prisão dos réus
 
Zero Hora
ANP prevê três consórcios no leilão inicial do pré-sal
 
*
Veja
A Justiça se curvou
 
Época
Capa - Edição 800 (home) (Foto: ÉPOCA)
800 inovações que mudaram o mundo
 
IstoÉ
A nova batalha de Joaquim
 
*
Jornais internacionais
 
The New York Times (EUA)
Califórnia expande direitos para não cidadãos
 
The Washington Post (EUA)
Câmara aprova orçamento que corta fundos para lei de saúde
 
The Guardian (Reino Unido)
Proposta por creche pública embala Partido Trabalhista para 2015
 
Le Monde (França)
Angela Merkel em busca de uma coalizão incerta
 
El País (Espanha)
Infecção leva Rei para a sala de cirurgia pela quinta vez em um ano e meio
 
Clarín (Argentina)
Sete já estão presos por burlar sistema de crédito a aposentados
Fonte: Folha Online

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Garotinho pede inquérito sobre fraude na votação dos royalties

Garotinho conversou com deputado Zoinho sobre fraude na votação dos royalties.
Garotinho conversou com deputado Zoinho sobre fraude na votação dos royalties.
O deputado Garotinho enviou ofício na terça-feira (10), ao diretor geral da Câmara dos Deputados, Sérgio Sampaio Contreiras de Almeida, solicitando a cópia integral do inquérito feito pelo Polícia Legislativa que comprovou fraude na votação dos vetos da presidente Dilma Rousseff ao projeto de redistribuição dos royalties do petróleo. A sessão foi realizada no Congresso Nacional, na noite do dia 6 de março último.
O líder do PR na Câmara quer a anulação da sessão que derrubou os vetos da presidente Dilma ao projeto de distribuição dos royalties, o que pretende pedir em seguida ao presidente do Congresso, senador Renan Calheiros.

Bom dia! Vamos com as principais notícias dos jornais desta sexta-feira, 20 de setembro.ADDP Cabo Frio encara Vasco/Corrêas hoje | Campeão carioca vai a Petrópolis em mais um desafio no Estadual Adulto de Futsal. Objetivo é manter a liderança do campeonato

ADDP Cabo Frio tem mais um desafio pelo Campeonato Estadual Adulto de Futsal, organizado pela Federação do Rio (FFSERJ). Depois de duas vitórias nas duas primeiras rodadas, o campeão carioca vai a Petrópolis nesta sexta-feira (20/9), para encarar o Vasco/Corrêas. O jogo acontece no ginásio do EC Corrêas, com início marcado para as 21h. 

A ADDP Cabo Frio lidera isoladamente o Estadual, com 6 pontos ganhos e 100% de aproveitamento. Em sua primeira partida fora de casa no Estadual, o time quer manter a consistência e o equilíbrio entre a defesa e o ataque para conquistar mais uma vitória, desta vez, na casa do adversário.  
– A expectativa é de fazer um bom jogo frente a uma equipe que ainda não enfrentamos esse ano, mas que conhecemos pelos jogadores que atuam lá, e com certeza vamos entrar com o objetivo de conseguir mais uma vitória para seguir bem na competição – analisou o fixo Bruno Ciro. 
Para o camisa 18 da ADDP Cabo Frio, o Campeonato Estadual terá um componente a mais em relação à competição do primeiro semestre. Ciro avalia que as equipes estão mais bem preparadas, o que vai dificultar o trabalho do time cabofriense em todas as partidas. 
– No meu modo de ver, o campeonato teve uma evolução técnica grande das equipes em relação à competição do primeiro semestre, tanto com a entrada de equipes como USS/Vassouras e Vasco/Corrêas, quanto com a melhora das equipes que já estavam. Isso vai fazer com que todos os jogos sejam mais difíceis.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Jornais internacionais

The New York Times (EUA)
Irã diz procurar acordo nuclear para acabar com as sanções
The Washington Post (EUA)
Papa Francisco ressalta papel pastoral
The Guardian (Reino Unido)
Assad pode pedir cessar-fogo na Síria
El País (Espanha)
Papa: "Jamais fui de direita"
Clarín (Argentina)
O papa pediu para não condenar gays e aqueles que abortam

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Bancários começam greve hoje por reajuste de 11,93%; saiba o que fazer para não ser prejudicado

Os bancários iniciam hoje uma paralisação nacional, com prazo indeterminado. Segundo o jornal "Folha de S. Paulo", a greve já havia sido aprovada no dia 12 de setembro, e, como não foram apresentadas novas propostas dos bancos às reivindicações dos trabalhadores, a paralisação foi confirmada.

Quadrilha do mensalão tem nova chance

Novo julgamento do mensalão vai atrasar o cumprimento das penas
Além de atrasar o cumprimento de penas, com a aceitação dos novos recursos, alguns condenados podem conseguir mudança no regime de prisão - saindo do fechado para semiaberto, por exemplo.
Ao fim da sessão do Supremo, advogados de condenados no mensalão que terão direito a um novo julgamento comentaram o resultado.
Logo depois da decisão, os advogados falaram sobre a nova chance de defesa dos réus.
Carlos Alberto Toron descreveu a reação do deputado petista João Paulo Cunha.

“O deputado João Paulo Cunha ficou extremamente feliz, contente. Porque vai poder ser rediscutido pelo menos em parte a sua condenação”, declarou o advogado.
O advogado do ex-ministro José Dirceu disse que o Supremo reafirmou o direito dos condenados de questionar as penas.
“Eu acho que a decisão, é importante dizer, não é apenas de um ministro do Supremo Tribunal Federal. Essa decisão é da maioria do plenário do Supremo Tribunal Federal, ou seja, da corte maior do nosso país”, disse José Luís Oliveira Lima.
A maioria dos ministros entendeu que têm direito a recorrer da condenação os réus que receberam pelo menos quatro votos a favor da absolvição. Isso aconteceu no caso de 12 condenados pelos crimes de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. A regra está prevista no regimento do Supremo Tribunal Federal.
Os condenados que têm direito ao recurso por formação de quadrilha são: José Dirceu,Delúbio SoaresMarcos Valério, José Genoíno, Ramon Rollerbach, Cristiano PazKátia Rabello e José Roberto Salgado. Por lavagem de dinheiro: João Cláudio Genú, João Paulo Cunha e Breno Fishberg.
Uma condenada, Simone Vasconcelos, poderá recorrer para tentar recalcular sua pena, já que teve 4 votos a favor por uma pena menor em lavagem de dinheiro e evasão de divisas.
O novo julgamento vai atrasar o cumprimento das penas e ainda há o risco de prescrição de alguns crimes. Além disso, com aceitação dos novos recursos, alguns condenados podem conseguir mudança no regime de prisão - saindo do fechado para semiaberto, por exemplo.   O Supremo  ainda precisa definir um calendário para a análise dos embargos infringentes. Mas, antes, algumas etapas formais devem ser seguidas.
Agora os advogados de defesa terão que esperar a publicação do resumo das decisões do julgamento dos primeiros recursos, fase que terminou na semana passada, o que pode levar até 60 dias, para a partir daí apresentarem os recursos do novo julgamento. 

Um sorteio definiu o novo relator. Pela a regra do Supremo, o relator do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, e o  ministro revisor, Ricardo Lewandovisky, não podiam ser escolhidos.

. Bom dia! Confira os destaques dos jornais do país e do mundo desta quinta-feira, 19 de setembro. Inscrições abertas para curso técnico de petróleo e gás em Cabo Frio. Vagas são para moradores do distrito de Tamoios. Moradores da localidade terão desconto de 80% no curso.


A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Universitário de Cabo Frio, Região dos Lagos do Rio, lançou, no distrito de Tamoios, um curso técnico da área de petróleo e gás, em  parceria com a Empresa Singular Cursos que oferece um desconto de 80%, para os moradores da comunidade com duração de 18 meses.
Serão formadas neste ano cerca de três turmas que terão inicio previsto para outubro de 2013. " É uma das coisas mais importantes que aconteceram para os nossos jovens aqui de Tamoios, pois um curso voltado para área do Petróleo e Gás com desconto de 80% vai proporcionar garantia de estudo e emprego para eles, diz César Pinho, subprefeito de Tamoios.

Os interessados em se especializar tecnicamente em Petróleo e Gás deverão comparecer à Subprefeitura de Tamoios para pegar o encaminhamento e fazer a matricula no curso,  que fica na Rua Coronel Mário Quintanilha, nº 62 – loja 18, Vila Nova - Centro.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Jornal do Brasil: Cabo Frio inaugura centro para dependentes químicos

Reabilitação será modelo para todos os municípios do Rio
O Centro Municipal de Tratamento e Reinserção Social de Cabo Frio - implantado exclusivamente com verba municipal - será inaugurado no próximo sábado (21/9) com capacidade para atender a cem pacientes.  Além do tratamento para dependência de drogas, a unidade terá ainda terapia ocupacional visando a capacitação para o mercado de trabalho. O Centro deverá ser modelo para os demais municípios do Estado numa iniciativa pioneira em todo o país.
Centro conta com cinco piscinas e dois lagos
Centro conta com cinco piscinas e dois lagos
O Centro está localizado há cerca de seis quilômetros do centro de Cabo Frio, num sítio de propriedade do advogado e procurador da Secretaria de Prevenção ao Uso de Drogas do município (Sepred), Claudio Mansur. Morador de Cabo Frio há mais de 30 anos e cidadão honorário da cidade, ele cedeu a propriedade em comodato à prefeitura sem nenhum tipo de ônus e por prazo indeterminado. “Achei que deveria fazer alguma coisa pela população do município e resolvi tomar essa iniciativa”, afirma Mansur. Segundo ele, embora a inauguração esteja prevista para sábado, já estão em tratamento 27 pessoas que precisavam de cuidados imediatos.
“Não tínhamos como postergar o atendimento a essas pessoas e resolvemos acolhe-las antes mesmo da inauguração”, disse Mansur. Ele informa que o tratamento para dependência de drogas inclui ainda 12 tipos de terapia ocupacional que deverá capacitar as pessoas para o mercado de trabalho. “Eles precisam sair daqui prontos para ter um emprego, caso contrário os traficantes serão os primeiros a procurar novamente essas pessoas”, ressalta Mansur. O Centro, segundo ele, é pioneiro em todo o país a ser implantado exclusivamente com verba municipal.
O sítio onde está localizado o Centro passou por uma reforma, a cargo do Município, para ter a infraestrutura necessária para receber os dependentes. O Centro conta ainda com cinco piscinas, campo de futebol, quadra de vôlei, biblioteca, horta com 60 canteiros já em produção e dois lagos com uma boa quantidade de peixes. O local terá ainda em breve 16 tanques para piscicultura.
O Centro conta ainda com o trabalho de 45 voluntários que deverão fazer parte da “Ressurgência”, sociedade civil sem fins lucrativos, cujo nome faz referência ao fenômeno da correnteza marítima na região. Claudio Mansur explica que a sociedade irá organizar o trabalho voluntário em prol do Centro. “Precisamos abraçar esses voluntários e a criação dessa sociedade tem esse objetivo”, explica ele.
No próximo sábado, afirma Mansur, deverão comparecer à solenidade de inauguração várias autoridades e possivelmente o ministro da Pesca Marcelo Crivela. Estarão presentes o prefeito de Cabo Frio, Alair Correa, e de São Pedro D’Aldeia, Chumbinho, e Andinho, de Arraial do Cabo. Deputados federais e estaduais, além de vereadores, também são esperados para o evento.

Bom dia! Vamos com as principais notícias dos jornais desta quarta-feira, 18 de setembro. Vem aí o I cicloturismo da Região dos Lagos em Cabo Frio 300 ciclistas vão agitar as estradas e conscientizar para a preservação da Lagoa de Araruama

Atenção amantes do ciclismo e da natureza: No próximo dia 29, às 8 horas, Cabo Frio vai sair em defesa da despoluição da Lagoa de Araruama e movimentar as estradas e trilhas com o I Cicloturismo da Região dos Lagos, num percurso de 110 km, em torno da Laguna de Araruama, com passagens pelos municípios de Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Araruama e Arraial do Cabo. 
O evento é uma iniciativa da ACICAF - Associação Ciclística de Cabo Frio, com total apoio da Secretaria Municipal de Turismo através do Departamento de Esportes Radicais, Náuticos, Turismo de Aventura e Ecoturismo e da secretaria de Esportes e Lazer e parceria com hotéis e pousadas e comércio de Cabo Frio.
Acima dos 15 anos, homens e mulheres, sem limite de idade podem participar, desde que estejam preparados fisicamente. Este é um passeio considerado de nível médio a alto, em função da quilometragem a ser percorrida e espera-se a participação de 300 ciclistas de todo o país.
- Vale a pena lembrar que se faz necessário ter um preparo físico adequado e conhecimento básico de bicicletas com marcha, alerta José Ricardo Lage, presidente da ACICAF, informando que já estão confirmadas as presenças de ciclistas das regiões Norte, Sul e Sudeste do país.
No dia do evento será fornecido para todos os participantes, café da manhã, lanche e carro de apoio com frutas e hidratação. Um dia antes, no sábado (20/9) a partir das 14 horas, serão entregues na secretaria de Turismo, no Terminal de Transatlânticos, as credenciais
- Serão distribuídas camisas e credenciais, que deverão ser carimbadas nos postos de hidratação. Ao final do percurso, os participantes receberão uma medalha de participação. Também no sábado, haverá um jantar de confraternização, a partir das 19 horas, na Tratoria do Assis, em Cabo Frio, informa Ricardo Lage. 

O tempo previsto para o percurso será de sete horas, tempo suficiente para os amantes do ciclismo, pedalar e apreciar as belezas naturais da região e fazer novos amigos.
As inscrições estão sendo feitas e confirmadas pelo facebook na Fan Page do evento:

- O dia do evento nem chegou e já se tornou um sucesso em nossa página no facebook. Passamos dos 250 ciclistas confirmados. Gostaríamos de contemplar a todos, porém apenas os primeiros 200 inscritos receberão o kit neste evento, diz Ricardo ressaltando que o evento não tem limites de inscrições.
- Quem ainda não fez a inscrição para participar é só chegar devidamente equipado e pedalar conosco, convida o presidente da ACICAF.
Portanto, preparem suas bicicletas e esteja às 8 horas do dia 29 de setembro no Terminal de Transatlânticos, no final da Avenida Assunção, ponto de partida e chegada do I Cicloturismo da Região dos Lagos.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Turismo de Cabo Frio lança Projeto “Esse Mar é Meu”

Moradores da cidade terão passeios marítimos com mergulho na Ilha dos Papagaios a preços populares
A Secretaria de Turismo de Cabo Frio está iniciando a divulgação do projeto “Esse Mar é Meu”, realizado em parceria com a Associação das Empresas de Turismo Náutico de Cabo Frio (AETURNAUT). O objetivo é oferecer aos moradores da cidade o conhecimento das belezas naturais de Cabo Frio.
 
O projeto consiste no oferecimento de passeios marítimos com saídas do Terminal de Transatlânticos ao custo de R$ 10, mais um quilo de alimento não perecível, que será destinado a uma entidade filantrópica. O público alvo deste projeto é composto pelos moradores de Cabo Frio, que serão identificados com carteira de identidade e comprovante de residência; ou carteira estudantil do município; ou Cartão Dignidade. Os menores de 12 anos só podem participar dos passeios acompanhados por um responsável.
Além do conhecimento das belezas naturais da cidade, o “Esse Mar é Meu” quer mostrar aos moradores o potencial que o turismo tem como gerador de emprego e renda, além de reconhecer a importância da preservação dos bens naturais para as futuras gerações.

Cabo Frio vai comemorar 398 anos com inauguração da nova orla da Praia do Forte

Show de Roberto Carlos está entre as atrações do aniversário da cidade
Um dos mais belos cartões portais da região dos Lagos, a Praia do Forte, conhecida internacionalmente pela fina areia branca e água incrivelmente cristalina, será um dos destaques das comemorações do aniversário dos 398 anos de fundação de Cabo Frio.
 
Com um novo cenário que inclui a revitalização das calçadas em frente ao corredor gastronômico, uma nova Praça das Águas e novos 15 quiosques que farão parte do novo projeto arquitetônico desenvolvido por técnicos da prefeitura com orientação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Ministério Público Federal (MPF), a inauguração da nova orla da Praia do Forte foi anunciada pelo prefeito Alair Corrêa para o dia 13 de novembro.

- A nova orla da Praia do Forte é um projeto fantástico, sem similar em toda extensão do litoral do país – comemora o prefeito, que cuida pessoalmente do projeto, que está sendo executado com aplicação de materiais dentro de normas internacionais de sustentabilidade,  como aplicação de um telhado verde e de rampas e elevadores para idosos e portadores de necessidades especiais. A cozinha de cada quiosque será subterrânea com 38 m² e área para produção de alimentos e dispensa para produtos de limpeza.