Frase do dia

“O amor é tudo”
(Jesus Cristo)







sábado, 5 de outubro de 2013

Bom dia! Vamos com as principais notícias dos jornais e revistas deste sábado, 5 de outubro. Em Cabo Frio, “I Fest Gospel de Tamoios” acontece hoje. Encontro reúne 10 bandas, cinco ministérios de louvor e cinco grupos de dança no ginásio João Augusto, em Santo Antônio.





Será realizado neste sábado (5/10), no ginásio poliesportivo João Augusto, em Santo Antônio, a partir das 18h, o “I Fest Bandas Gospel de Tamoios”, primeiro grande encontro de bandas gospel do distrito. 
Com entrada gratuita, o evento está sendo realizado pelo departamento jovem do Conselho de Pastores de Tamoios (CONPLET), com o apoio da Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Diretoria de Turismo e Eventos da subprefeitura de Tamoios, contando com a participação de10 bandas gospel, cinco ministérios de louvor e  cinco grupos de dança. 
Com 17 anos de atividades em Tamoios, a banda Provérbios abre o festival. Liderada pelo guitarrista Reginaldo Marins, a Provérbios pode ser considerada uma das veteranas do pop gospel na região. A banda se apresentou no festival Primavera Gospelrealizado na Praia do Forte no mês passado.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Esse Mar é Meu: passeio de barco para os cabo-frienses começa neste domingo

Agendamento está sendo feito no Terminal de Passageiros, no Boulevard Canal

A Secretaria Municipal de Turismo e a Associação das Empresas de Turismo Náutico de Cabo Frio (AETURNAUT) iniciam neste domingo (6/10), às 10h30, o projeto “Esse Mar é Meu”, com o primeiro passeio de barco com os moradores da Cidade.
Com duração de cerca de duas horas e meia e com direito a água e refrigerante a bordo, o passeio sairá do Terminal de Passageiros, no Boulevard Canal, atravessando o Terminal de Transatlânticos, passando pelos pontos turísticos, até a Ilha do Papagaio, quando os passageiros terão direito a um mergulho.

O objetivo deste projeto é oferecer aos moradores a oportunidade de conhecer as belezas naturais da cidade ao custo de R$ 10 mais um quilo de alimento não perecível, que será destinado a uma entidade filantrópica. Os interessados devem fazer agendamento prévio no Terminal de Passageiros, munidos de carteira de identidade e comprovante de residência, ou carteira estudantil do município, ou Cartão Dignidade. Os menores de 12 anos só podem participar dos passeios acompanhados por um responsável.
Os passeios acontecerão todos os domingos deste ano, de 6/10 a 8/12 e segundo o projeto, vár
ias embarcações ficarão disponíveis para atender a demanda.
Além do conhecimento das belezas naturais da cidade, o projeto “Esse Mar é Meu” quer mostrar aos moradores o potencial que o turismo tem como gerador de emprego e renda, além de reconhecer a importância da preservação dos bens naturais para as futuras gerações. 

Telma Flora | Assessora de Imprensa
Secretaria Municipal de Turismo de Cabo Frio


Fiscais encontram urina e fezes de rato em supermercado de Rio das Ostras

Supermercado é interditado com carne estragada
Polícia e Vigilância Sanitária encontraram ratos em meio a alimentos.
Dois gerentes do Supermercado Lagos foram presos em flagrante.
Júnior Costa
Do G1 Região dos Lagos
Supermercado interditado em Rio das Ostras (Foto: Mauricio Rocha/Secom Rio das Ostras)Pacotes de arroz estavam roídos em meio a fezes e urina de ratos (Foto: Mauricio Rocha/Secom Rio das Ostras)
Toneladas de produtos vencidos e de carnes estragadas foram apreendidas nesta quinta-feira (3) em uma operação que resultou na interdição do Supermercado Lagos em Rio das Ostras, interior do estado do Rio de Janeiro. A operação contou com agentes da Vigilância Sanitária, policiais civis e fiscais da secretaria municipal de Trabalho. Dois gerentes do supermercado foram presos em flagrante pela polícia.
A estimativa da prefeitura de Rio das Ostras é que três toneladas de alimentos entre carnes, leite, farinha e arroz foram apreendidos. O material será encaminhado a um aterro sanitário localizado na cidade, nesta sexta-feira (4).
Carne estragada em Rio das Ostras (Foto: Mauricio Rocha/Secom Rio das Ostras)Carne estragada em câmara frigorífica
(Foto: Mauricio Rocha/Secom Rio das Ostras)
Segundo a delegada Carla Tavares, titular da 123ª DP de Rio das Ostras, dois depósitos do supermercado, localizados no bairro Âncora, foram lacrados. No local, os policiais encontraram urina e fezes de ratos misturados a alimentos, ratos mortos e circulando por cima dos alimentos e câmaras frigoríficas que não estavam funcionando de acordo, contendo inclusive carnes estragadas.
"O mau cheiro no depósito era insuportável e nós encontramos de tudo nos dois locais. Ratos mortos, ratos passando por cima de alimentos, fezes e urina de rato em cima de alimentos roídos e carnes com odor de podre. Quando estávamos lacrando o local, uma cliente estava com um pacote com carne nas mãos procurando o supermercado para trocar porque estava vencida, estragada. Encaminhei para a delegacia para que fosse apreendida a carne e também para que ela fosse testemunha", contou Carla Tavares.
Supermercado interditado em Rio das Ostras (Foto: Mauricio Rocha/Secom Rio das Ostras)Condições de trabalho também foram vistoriadas
(Foto: Mauricio Rocha/Secom Rio das Ostras)
A delegada disse ainda que, por conta do grande número de roedores no local, técnicos de controle de pragas da prefeitura terão que realizar operação no local. "A situação é tão grave que a prefeitura terá que enviar ao local uma equipe de combate a roedores, porque corre o risco de retirarmos o material (mercadorias) de lá e os ratos se espalharem para a vizinhança dos depósitos. É um crime contra a saúde pública", reforçou Carla Tavares.
Os proprietários do estabelecimento serão enquadrados no artigo 272 do Código Penal e podem pegar de quatro a oito anos de prisão, por expor, vender, ter em depósito para venda, distribuir ou entregar a consumo substância alimentícia ou o produto falsificado, corrompido ou adulterado.
A equipe do G1 tentou contato com a direção do supermercado, mas os telefonemas não foram atendidos até a publicação desta reportagem. No site oficial da empresa, uma curiosidade chama a atenção. Entre os valores da empresa, no perfil do supermercado, está: "Comprometimento e seriedade com os colaboradores e fornecedores. Excelência no atendimento. Saúde e segurança dos colaboradores e clientes. Responsabilidade social e ambiental. Com carinho conquistar o respeito de nossos clientes."

Ossada humana é encontrada na Prainha, em Arraial do Cabo

Ossos foram encontrados por funcionários de uma obra realizada no local.
Peritos de Magé foram acionados para ajudar a fazer novas escavações.

 Uma ossada humana foi encontrada na Prainha, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, na quinta-feira (3). De acordo com a polícia, a ossada foi encontrada por funcionários de uma obra realizada na orla da praia. Peritos constataram que são ossos humanos, mas solicitaram apoio de uma equipe da perícia da 65ª DP (Magé) para realizar escavações no local. O caso está sendo investigado pela 132ª DP (Arraial do Cabo).

Guarda Marítima apreende 30 km de rede ilegal em Arraial do Cabo

Peixes e animais marinhos que agonizam nas redes são capturados. 
Em 2012, apreensões somaram 50 quilômetros.
Do G1 Região dos Lagos
Ontem (3), a guarda marítima divulgou o balanço das operações realizadas neste ano em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. São cerca de 60 redes amontoadas no pátio da Guarda Marítima, somando 30 quilômetros de trama de nailon três malhas, proibidas na reserva extrativista do município, por causa da característica predatória que tem na água.
Várias operações foram gravadas pela Guarda Marítima e as imagens mostram os fiscais recolhendo as redes. Muitos peixes e animais marinhos como tartarugas acabaram capturados. Os guardas tem trabalho para desenrolar o animal que agoniza.
As redes, geralmente, são colocadas longe da costa e em longa extensão com mais de três quilômetros. O equipamento ilegal fica no mar por dias, fazendo o cerco aos animais e prejudicando a pesca artesanal.
Em todo o ano passado, as apreensões somaram 50 quilômetros de redes, três pessoas foram presas e respondem em liberdade por crime ambiental. Em 2013, não foram feitas prisões.
Tartaruga marinha que agonizava presa nas redes foi salva pelos fiscais (Foto: Reprodução / Inter TV)Tartaruga marinha que agonizava presa nas redes foi salva pelos fiscais (Foto: Reprodução / Inter TV)

Artesãos de Cabo Frio participam de palestra sobre empreendedorismo






 

Casa do Artesanal: a nova era do artesanato de Cabo Frio

O artesanato de Cabo Frio está passando por um ótimo período de valorização de seus profissionais. Como parte dos preparativos do lançamento da Casa Artesanal, um projeto da Secretaria de Turismo foi realizada na manhã desta quarta-feira (3/10), a segunda palestra de uma série de três para os 40 artesãos do município que vão trabalhar na Casa Artesanal.
Empreendedorismo foi o tema ministrado pelo economista e consultor do Sebrae, Uérito Cruz. Apesar de todo o potencial, o setor carece de estudos que permitam conhecer melhor e gerir essa atividade com suas peculiaridades, como um negócio, de forma sistêmica e estratégica, pois, embora seja trabalhoso para o artesão confeccionar seus produtos, difícil mesmo é inseri-los no mercado de forma competitiva e sustentável.
O economista proferiu sobre “Como abrir uma empresa”.
- Nós sabemos como é importante para vocês a decisão de abrir o seu negócio. Por isso, elaboramos um roteiro para ajudá-los no planejamento deste momento. Mais do que produzir, é necessário pensar estrategicamente a produção antes mesmo de ela começar, de forma a atender às necessidades dos clientes, a qualidade constante e respeito a prazos de entrega. A partir daí, é possível desenvolver inteligência competitiva e estratégias de atuação para o setor, assim como já acontece nos demais setores da economia, outro ponto importante é de mostrar ao artesão que essa atividade econômica deve ser rentosa, portanto é necessário também fazer a gestão do negócio, como fluxo de caixa, controle de estoque e outros pontos que são importantes em qualquer atividade econômica, destacou Uérito convidando aos artesãos interessados em abrir sua empresa a procurarem o Sebrae local para formalizar o seu negócio e ter benefícios, como garantias futuras.
O superintendente da SECTUR, Aldenir Soares proferiu algumas palavras antes da palestra sobre empreendedorismo, destacando a importância do artesanato para o turismo de Cabo Frio, reconhecendo o trabalho dos artesãos como o produto ideal que agrega valor ao mercado e traz o atrativo turístico para a Cidade.
Para a coordenadora setorial do Artesanato e mentora do projeto, o artesanato de Cabo Frio é um segmento de grande apelo turístico e cultural.
- Nossos artesãos produzem trabalhos de qualidade e bom gosto. O artesanato pode proporcionar o fomento econômico através de atividades sócio-culturais e ambientais.
Tenho 13 anos trabalhando nas feirinhas já passei por tudo. Montei e desmontei barraca durante anos. Sofri com a chuva, com o vento, com o sol escaldante, conheço de perto os problemas de cada artesão, suas angustias, decepções, gente que foi embora, que deixou seu dom de lado, gente que tinha perdido a esperança. Porem com o governo Alair Corrêa tudo mudou e o artesão voltou a sorrir. A Casa Artesanal é só o começo de tudo e me orgulho por não ter desistido depois de tanta luta e o artesanato de Cabo Frio vem a cada dia ganhando destaque em várias cidades do Brasil e do exterior.

Fotos: Vanessa Bravo
Telma Flora | Assessora de Imprensa
Secretaria Municipal de Turismo de Cabo Frio

Bom dia! Veja as manchetes e o resumo dos principais jornais do país e do mundo desta sexta-feira, 4 de outubro, Búzios terá Festa Nordestina a partir de hoje. Evento terá shows e barraquinhas de comidas típicas na praça de São José.



A partir desta sexta-feira, dia 4 de outubro, a Prefeitura de Búzios realizará a 1ª Festa Nordestina, na Praça de São José. O evento, que contará com barraquinhas de comidas e artesanato típicos do nordeste, além de shows variados de forró, pagode e MPB, se estenderá até o domingo, dia 6.

Nos dois primeiros dias, a festa está marcada para começar às 20h. Já no domingo, começará ao meio-dia, encerrando por volta das 20h. A programação de shows inclui Banda MD3 e Lenildo do Forró, na sexta-feira, dia 4; Forroxé e Os Mineirinhos, no sábado, dia 5, e Tony Lima e André Viana e Banda, no dia 6.
A festa será realizada como homenagem aos nordestinos moradores da cidade e atende à Lei nº 984, de 29 de agosto de 2013, que institui a realização da Semana do Imigrante Nordestino, anualmente, no último final de semana de agosto. Para melhor realização do evento, a festa, que já está incluída no Calendário de Eventos Oficial do município, foi transferida, este ano, para o primeiro final de semana de outubro.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Cabo Frio promove o projeto “Memórias de Tamoios”

Projeto é desenvolvido pelo Núcleo de Gerência Educacional do distrito, ligado à Secretaria de Educação
 
O Núcleo de Gerência Educacional de Tamoios está realizando o I Memórias de Tamoios – um projeto educacional que busca resgatar a história e cultura local, envolvendo todas as escolas do Distrito, através de pesquisa escolar, entrevistas com moradores antigos, busca de acervo fotográfico, entre outros.
Um dos momentos mais esperados do projeto será a realização do I Desfile Comemorativo com as escolas do Distrito de Tamoios, que vai acontecer nesta sexta-feira (4/10), às 8h, saindo do Ginásio Poliesportivo João Augusto. A data foi escolhida por ser o dia da fundação de Unamar.

Estadual sub20 de futsal: ADDP Cabo Frio enfrenta Flamengo na Gávea por uma vaga na segunda fase

Empate classifica equipe cabofriense para a sequência do campeonato

A ADDP Cabo Frio enfrenta o Flamengo pela última rodada da fase de classificação do Campeonato Estadual de Futsal do Rio, na categoria sub20. A competição é promovida pela FFSERJ e terá, nesta sexta-feira (4), a definição das seis equipes que continuam no torneio.

ADDP Cabo Frio e Flamengo estão no grupo B do Estadual sub20, que têm ainda Vasco e São Cristóvão – que se enfrentam em São Januário. Para se classificar, os meninos da ADDP precisam apenas de um empate.

Bom dia! Vamos com as principais notícias dos jornais do país e do mundo desta quinta-feira, 3 de outubro. Casa Artesanal vai promover o turismo de negócios em Cabo Frio. Artesãos terão palestra hoje sobre ‘Empreendedorismo e Marketing’.

Foto: Telma Flora
Como parte do lançamento da ‘Casa Artesanal’, projeto este de apoio e incentivo aos artistas da cidade, a Secretaria de Turismo de Cabo Frio promove nesta quinta-feira (3/10), às 10 horas, no auditório da Prefeitura Municipal, a segunda palestra de um ciclo de três etapas para 40 artesãos que participarão dos trabalhos do projeto. 
Com o tema ‘Empreendedorismo e Marketing’, a conferência será ministrada pela publicitária da empresa 4em1 Flávia Quina e pela gerente Regional do SEBRAE, Ana Cláudia Mello Vieira. 
A terceira e última palestra, que terá como tema ‘Motivação Psicopedagógica’, vai acontecer na próxima quinta-feira (10/10), às 10 horas, também no auditório da prefeitura. Os palestrantes ainda a serão confirmados.
A abertura oficial da Casa Artesanal e a mostra dos trabalhos vão acontecer no dia 24 de outubro, às 20h, na Pousada Maria, Maria, localizada na rua Carlos Mendes, s/nº, no Jardim Caiçara. Já no dia 25 e 26 de outubro, a Casa Artesanal estará aberta ao público para visitação das 14h às 22h. 
O projeto ‘Casa Artesanal’ irá proporcionar o conhecimento do artesanato urbano, as novas técnicas utilizadas e trazer uma nova tendência artística e  cultural, criando uma nova identidade de múltiplas faces, que favorece muito o atrativo turístico e de negócios. 
De acordo com a idealizadora do projeto, a coordenadora setorial do Artesanato, Vânia Carvalho, ‘A Casa Artesanal' vai apresentar decoração de todos  os ambientes  que compõem uma casa, mostrando uma variedade de trabalhos artesanais que podem servir tanto  para o uso pessoal como para decoração de pousadas, hotéis, lojas comerciais e residência. 
- O projeto terá o acompanhamento da decoradora Rita Suzano que irá disponibilizar cada peça harmoniosamente conforme o ambiente apresentado: salão, banheiros, quartos, área externa, cozinha e recepção. Os artesãos estarão trabalhando com a equipe da secretaria de Turismo e com a decoradora a fim de realizar uma exposição de seus trabalhos para o entendimento dos objetivos e reconhecimento da importância do artesanato para o desenvolvimento turístico - explicou Vânia, que contou com a colaboração da também coordenadora da SECTUR, Lúcia Helena na elaboração do projeto.

Na 1º edição o projeto contará com a assinatura de 40 artesãos mostrando como é possível utilizar produtos feitos a mão, além de peças de artesanato reaproveitadas ou recicladas, na decoração de um ambiente. 
- A verdade é que quem vem pra Cabo Frio não se encanta somente com suas belezas naturais, quer levar também uma recordação dos momentos aqui vividos. É nesse ponto  que nosso artesanato mostra ser o produto ideal, pois traz  na arte de cada peça a sensibilidade  do artista em promover lembranças desses momentos tão especiais - destaca Vânia Carvalho.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Garotinho continua firme na liderança para 2014

Reprodução do Brasil 247

Em Cabo Frio, instalação de balanças rodoviárias avança em Tamoios

Começa na próxima semana a fase de acabamento das balanças rodoviárias que estão sendo instaladas na Fazenda Tosana, em Tamoios. Os equipamentos serão utilizados pelas empresas Riovale e Minerare e vão atender às exigências da legislação vigente no segmento da extração mineral no Estado. A iniciativa pioneira na região coloca o distrito de Tamoios, em Cabo Frio, em destaque no cenário da mineração estadual.
Após passar pela fundação, os operários estão concluindo a segunda fase da obra, que consiste na colocação das ferragens e instalação da parte elétrica do equipamento, como a aplicação dos sensores. Apesar da chuva que caiu nos últimos dias, o cronograma da obra não foi alterado e a expectativa é de as balanças estejam em funcionamento a partir da segunda quinzena de outubro. Todo o trabalho é acompanhado de perto pelo presidente da Associação de Mineradores da Legião dos Lagos – Mineralagos – Junior Camacho e pelo presidente de honra da entidade, o empresário Osaná Almeida.

A luta contra o câncer de mama ganha as ruas com a Kombi da OnkoSol

O movimento OUTUBRO ROSA – comemorado em todo mundo – visa o combate ao câncer de mama, e a Onkosol foi arrojada quando decidiu, além de muitas outras ações de marketing, através de sua agência de propaganda Catarina PropaMarketing, adesivar sua Kombi com o apelo visual simpático e alegre. Por isso o sorriso na frente do veículo.
A Kombi tem como propósito circular por toda região distribuindo impressos e cartazes esclarecedores relativos à prevenção.
 Além disso, a Onkosol também patrocina a I corrida Outubro Rosa de Arraial do Cabo, que acontecerá em 20 de outubro, na Praça Victorino Carriço, Arraial do Cabo,  às 9 horas da manhã, campanha também criada pela mesma agência, Catarina PropaMarketing.
Para participar inscreva-se na Secretaria de Esporte e Lazer de Arraial do Cabo e a taxa é de 2 kg de alimentos não perecíveis.

Transportes de Cabo Frio estuda implantação de pontos rotativos de táxi


Cabo Frio conta atualmente com 14 pontos fixos. População solicita criação de pontos próximos a locais de grande movimento, principalmente à noite

A Secretaria de Transportes de Cabo Frio vem trabalhando intensamente na marcação e sinalização dos pontos de táxi na cidade, de forma a oferecer ao cidadão maior identificação dos locais onde pode encontrar este serviço.

O secretário de Transportes, Victor Moreira, informou que, por conta do grande número de solicitações, já está em estudos por conta da equipe técnica da secretaria a viabilidade da implantação de pontos rotativos de táxi na cidade, a fim de atender a determinados locais, principalmente próximos aos “points” noturnos e em ocasiões de grandes eventos.

Inscrições para cursos do Pronatec são prorrogadas em Búzios,

O novo prazo vai até o dia 10 de outubro.
Cursos serão ministrados a noite com duração de 160 horas.

Foi prorrogado o prazo de inscrições para cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico) em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio. O novo prazo vai até o dia 10 de outubro e as inscrições podem ser feitas na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda (Praça Santos Dumont, nº 111, Centro) e nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da Rasa, Baía Formosa e José Gonçalves (mesmo para os interessados que não sejam cadastrados nestes centros).

Quiosques da Praia das Conchas são desapropriados em Cabo Frio

Ação foi determinada pela Justiça; 6 quiosques já foram desapropriados.
Primeiras construções foram feitas há quase 30 anos, sem autorização.
Do G Região dos Lagos
Os donos dos quiosques da Praia das Conchas em Cabo Frio, Região dos Lagos do Rio, podem perder os estabelecimentos. Dos 17 bares, seis foram desapropriados por determinação da Justiça. As primeiras construções foram feitas há quase 30 anos, mas não têm autorização federal. O terreno perto da praia pertence à União. Mesmo assim, os comerciantes alegam ter a permissão da prefeitura de Cabo Frio.
O impasse dura há anos. Entre uma das reuniões para debater o assunto, em julho, foi proposto construir os quiosques na parte de trás de um terreno próximo à praia. A medida está sendo analisada pelo Ministério Público Federal e o Inea. A área fica no Parque Costa do Sol, e é protegida por lei. Seria necessária uma autorização para desapropriar o local. A assessoria da prefeitura informou que o caso está sendo acompanhado pela procuradoria do município, mas ninguém foi encontrado para falar sobre o assunto.

Região dos Lagos do Rio terá várias ações neste 'Outubro Rosa'

Várias cidades da região aderiram ao movimento " Se toca". 
O rosa tomará conta de prédios e monumentos neste mês de outubro.
Do G1 Região dos Lagos
Convento cabo frio outubro rosa (Foto: Divulgação/Se Toca Cabo Frio)Convento de Cabo Frio  no Outubro Rosa de 2012
(Foto: Divulgação/Se Toca Cabo Frio)
Teve início ontem (1) o mês de conscientização para prevenção ao câncer de mama em todo o mundo. Em Cabo Frio, Região dos Lagos do Rio, desde 2010, o" Movimento Se Toca: onda rosa" dissemina esta ideia no município. Este ano, a boa notícia é que o movimento ganhou novos adeptos. São cidades que viram na campanha uma forma de alertar as mulheres, mas também toda a família, sobre prevenção, diagnóstico e tratamento deste tipo de câncer que mais faz vítimas no Brasil.
Engrossam a lista de cidades que aderiram ao Movimento Se Toca, além da sede Cabo Frio, Arraial do Cabo, Búzios, São Pedro da Aldeia, Araruama e Iguaba Grande, todas na Região dos Lagos, Nova Friburgo, na Região Serrana, eCasimiro de Abreu, na Baixada Litorânea. Também divulgará o Se Toca a cidade de Itaguaí.

João Otávio de Noronha toma posse como ministro efetivo do TSE

Posse do ministro João Otávio de Noronha
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) João Otávio de Noronha tomou posse nesta terça-feira (1º) como ministro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na vaga aberta com a aposentadoria compulsória do ministro Castro Meira no dia 19 de setembro. O ministro João Otávio de Noronha era ministro substituto no Tribunal desde 14 de maio deste ano. 

Autoridades de Cabo Frio investem no combate a criminalidade

A segurança pública tem sido assunto constante no município.
Aumento dos crimes afetam negativamente o setor do turismo.
Do G1 Região dos Lagos
Autoridades de segurança pública estão preocupados com o aumento da criminalidade em Cabo Frio, Região dos Lagos do Rio. A situação põe em risco o setor do turismo. De janeiro a junho deste ano, o Instituto de Segurança Pública (ISP) registrou 118 homicídios, cinco a mais do que o mesmo período de 2012.
As ocorrências de roubos passaram de 785 para 1.100 e os furtos aumentaram de 3.776 para 4.161. Durante esta semana, operações das Polícias Militar e Civil apreenderam uma grande quantidade de drogas e armas na cidade.
Treze pessoas foram presas, entre elas, dois traficantes procurados pela PM. O Convention Bureau de Cabo Frio teme que os dados possam afastar os turistas do município. A Polícia Militar informou que as operações devem ser mantidas e que serão reforçadas na alta temporada.

Blog dedicado a Dilma causa polêmica ao associar Joaquim Barbosa a macaco

Blog da Dilma, dedicado desde 2008 à reprodução de artigos e vídeos sobre a presidente, causou polêmica ao fazer a associação de Joaquim Barbosa, presidente do STF,  à imagem de um macaco. A intenção era  ilustrar um artigo do ex-deputado federal Luiz Eduardo Greenhalgh sobre o julgamento do mensalão. Na imagem, um macaco sorridente aparece em primeiro plano e o jurista ao fundo com a legenda: "Ainda vai Barbosinha? kkkkk".

Crédito:Reprodução
Após polêmica, site tirou a imagem considerada racista

De acordo com a Folha de S.Paulo, a atitude foi questionada nas redes sociais por pessoas que qualificaram o ato de caráter racista. Depois de cinco dias no ar, a imagem foi alterada por uma foto do próprio Greenhalgh. O site divulgou também um artigo intitulado “Racismo Não”, e que embora não fizesse referências à imagem, pareceu ser uma resposta às críticas. "Racismo, preconceito e intolerância são o câncer da humanidade", escreveu a enfermeira e uma das editoras do site, Jussara Seixas. 

Turismo vai iniciar passeios de barco aos domingos para os cabo-frienses

Moradores vão conhecer natureza de Cabo Frio através do Projeto “Esse Mar é Meu”
Foto: Telma Flora

A Secretaria Municipal de Turismo de Cabo Frio dará o ponta pé inicial do projeto “Esse Mar é Meu”, no próximo domingo (6/10), quando iniciará o primeiro passeio de barco, com duração de cerca de duas horas e meia, com direito a água e refrigerante a bordo. De acordo com a programação a saída será do Terminal de Barcos, no Boulevard Canal, passando pelo Terminal de Transatlânticos, passando pelos pontos turísticos, até a Ilha do Papagaio, quando os passageiros terão direito a um mergulho.

Realizado em parceria com a Associação das Empresas de Turismo Náutico de Cabo Frio (AETURNAUT), o objetivo é oferecer aos moradores a oportunidade de conhecer as belezas naturais da cidade ao custo de R$ 10 mais um quilo de alimento não perecível, que será destinado a uma entidade filantrópica. O público alvo deste projeto é composto pelos moradores de Cabo Frio, que serão identificados com carteira de identidade e comprovante de residência, ou carteira estudantil do município, ou Cartão Dignidade. Os menores de 12 anos só podem participar dos passeios acompanhados por um responsável.
Os passeios acontecerão todos os domingos deste ano, de 6/10 a 8/12 e segundo o projeto, vár
ias embarcações ficarão disponíveis para atender a demanda.
Além do conhecimento das belezas naturais da cidade, o projeto “Esse Mar é Meu” quer mostrar aos moradores o potencial que o turismo tem como gerador de emprego e renda, além de reconhecer a importância da preservação dos bens naturais para as futuras gerações. 

Lançamento da Casa Artesanal abre mais espaço para divulgação do artesanato de Cabo Frio

Palestra sobre o artesanato com professor Chicão reúne artistas locais

Foto: Telma Flora

Na última quinta feira (26/9), foi realizada a palestra “O artesanato nas sociedades antigas” no auditório da Prefeitura de Cabo Frio. Ministrada pelo professor de História José Francisco de Moura, o Chicão, a palestra foi a primeira de um ciclo de três etapas que marca o lançamento da Casa Artesanal.
Na palestra, o professor Chicão falou sobre o preconceito da elite em relação ao artesanato desde o passado.
– No Egito Antigo, só os artesãos oficiais do Faraó tinham espaço para o comércio de seus produtos. O mesmo acontecia em Roma e na Grécia Antiga, percorrendo com essa problemática em toda a Idade Média – explicou o professor.
Aproveitando o momento de reunião com os artesãos locais, foram abordados diversos assuntos, tais como a valorização dos artistas na cidade e a melhoria nas condições de trabalho.
A Prefeitura vai apoiar os artistas da cidade e, por meio da Secretaria de Turismo, criou a Casa Artesanal, que vai apresentar diversos tipos de artesanatos decorativos para interiores e com isso dar visibilidade à cidade e acesso ao mercado. Segundo a turismóloga Vanina Navega, da Secretaria de Turismo de Cabo Frio, a Casa Artesanal é um produto turístico que fortalece ainda mais a imagem da nossa cidade.
A abertura oficial da Casa Artesanal acontece no dia 24 de outubro, às 20h, na Rua Carlos Mendes, s/nº, no Jardim Caiçara. Já no dia 25 e 26 de outubro, a casa estará aberta ao público para visitação das 14h às 22h.
Entrevista concedida a jornalista Telma Flora
O que é a Casa Artesanal?
A Casa Artesanal consiste em apresentar o artesanato de Cabo Frio nessa nova etapa onde o governo Alair Corrêa cria uma coordenadoria setorial só para organizar o segmento. Assim sendo, a Casa Artesanal apresentará para a sociedade as diversas faces desse novo estilo de artesanato onde pretendemos criar uma relação intima entre produto e cliente além de fomentar o turismo de negócios.

Qual a finalidade da casa artesanal?
È mostrar como nosso artesanato tem beleza e qualidade e pode representar Cabo Frio através de trabalhos maravilhosos em qualquer circunstância. Temos como objetivos principais o reconhecimento dessa arte tão milenar que há muito vem sendo confundida com os produtos industrializados, vendidos atualmente nas feirinhas, assim como mostrar que nosso artesanato tem um grande preço de mercado, podendo ser explorado por empresários do ramo de decoração, moda, utilitários e no atrativo turístico.

Como será apresentado o artesanato dentro da Casa Artesanal?
A Coordenadoria Setorial de Artesanato com o apoio da SECTUR resolveu trazer a experiência da decoradora Rita Suzano para distribuir de maneira harmoniosa todos os trabalhos de nossos artistas na decoração de vários ambientes de uma casa, no caso, escolhemos a Pousada Maria Mariá para acomodar as peças dos 40 artesãos participantes em vários cômodos da pousada. Serão peças que vão desde luminárias, quadros, enfeites de todos os tipos, porta toalhas, caixas decorativas, almofadas, tapetes, colchas, centros de mesa, e até material de uso pessoal como: bijuterias, chinelos, acessórios, enfim todo o trabalho do nosso artesanato distribuído em vários ambientes que vão desde área externa, até banheiros, salas, quartos e cozinha

O que a Coordenadoria de Artesanato pretende com isso?
- Primeiro desmitificar o trabalho do artesão como sendo um trabalho rudimentar, feio e grosseiro, hoje as novas técnicas transformam até lixo em luxo, por isso é necessário criar um evento glamoroso para dar valor ao trabalho desses guerreiros.
-Depois criar uma mentalidade de que artesanato pode trazer bons lucros e que o mercado consumidor procura cada vez mais essa arte milenar a fim de diferenciar e personalizar cada aquisição. Sendo assim, o comércio de Cabo Frio pode adquirir peças do nosso artesanato ao invés de procurar produtos fora do nosso município
-Tornar o artesanato de Cabo Frio o produto ideal para a fomentação da nossa economia e atrativo turístico, e assim criar uma grande feira de artesanato com esses verdadeiros valores a fim de agregarmos a cidade mais um polo do turismo de entretenimento e negócios.

Programação das palestras no auditório da Prefeitura de Cabo Frio:
Dia 3/10 – às 10 horas - Empreendedorismo – com a gerente Regional do SEBRAE, Ana Cláudia Mello Vieira e o publicitário da Quatro em um, André Roque;
Dia 10/10 - Motivação Psicopedagógica – palestrantes ainda a ser confirmados;

Bom dia! Veja as manchetes dos principais jornais dos país e do mundo desta quarta-feira, 2 de outubro. Turismo vai iniciar passeios de barco aos domingos para os cabo-frienses Moradores vão conhecer natureza de Cabo Frio através do Projeto “Esse Mar é Meu”.

Foto: Telma Flora
A Secretaria Municipal de Turismo de Cabo Frio dará o ponta pé inicial do projeto “Esse Mar é Meu”, no próximo domingo (6/10), quando iniciará o primeiro passeio de barco, com duração de cerca de duas horas e meia, com direito a água e refrigerante a bordo. De acordo com a programação a saída será do Terminal de Barcos, no Boulevard Canal, passando pelo Terminal de Transatlânticos, passando pelos pontos turísticos, até a Ilha do Papagaio, quando os passageiros terão direito a um mergulho.
Realizado em parceria com a Associação das Empresas de Turismo Náutico de Cabo Frio (AETURNAUT), o objetivo é oferecer aos moradores a oportunidade de conhecer as belezas naturais da cidade ao custo de R$ 10 mais um quilo de alimento não perecível, que será destinado a uma entidade filantrópica. O público alvo deste projeto é composto pelos moradores de Cabo Frio, que serão identificados com carteira de identidade e comprovante de residência, ou carteira estudantil do município, ou Cartão Dignidade. Os menores de 12 anos só podem participar dos passeios acompanhados por um responsável.
Os passeios acontecerão todos os domingos deste ano, de 6/10 a 8/12 e segundo o projeto, várias embarcações ficarão disponíveis para atender a demanda.
Além do conhecimento das belezas naturais da cidade, o projeto “Esse Mar é Meu” quer mostrar aos moradores o potencial que o turismo tem como gerador de emprego e renda, além de reconhecer a importância da preservação dos bens naturais para as futuras gerações. 
Serão instalados pontos de venda no Terminal de Passeio de Barcos, no Boulevard Canal. A orientação é que o morador faça um agendamento prévio para o passeio.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

I Cicloturismo de Cabo Frio supera expectativas e prefeito garante a próxima edição em 2014

450 ciclistas fazem 110 km em 8 horas de pedal e agitam as estradas conscientizando para a preservação da Lagoa de Araruama

Fotos: Telma Flora


Considerado um sucesso pelos organizadores e participantes, o I Cicloturismo da Região dos Lagos em Cabo Frio superou as expectativas, de acordo com a Secretaria Municipal de Turismo ao reunir 450 ciclistas. O evento, que aconteceu no último domingo (22/9), reuniu participantes de várias cidades das regiões Norte, Sul e Sudeste do país, que percorreram 110 km de estradas e trilhas em torno da Lagoa de Araruama, com passagens pelos municípios de, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Araruama e Arraial do Cabo e retorno a Cabo Frio, com várias paradas no meio do percurso. Entre os participantes estavam fãs de várias gerações, desde os 15 aos 71 anos de idade que saíram em defesa da despoluição da Lagoa de Araruama.

A concentração aconteceu na secretaria de Turismo, no Terminal de Transatlânticos e às 9h30, o prefeito de Cabo Frio, Alair Corrêa deu a largada e num pequeno discurso agradeceu a todos os participantes do evento, garantindo que a próxima edição do cicloturismo está garantida em 2014.
- O número de participantes superou a nossa expectativa e vamos inserir o cicloturismo em nosso calendário de Eventos, comemorou o prefeito.
Para o superintendente do Turismo, Aldenir Soares, o evento serviu também para mostrar que a secretaria de Turismo está no rumo certo.

- Estamos valorizando os nossos produtos e atraindo turistas. O ciclismo traz vários benefícios para a vida, faz com que você se torne mais disposto, melhora a musculação, além do contato com a natureza, destacou.

Dois ciclistas chamaram a atenção pela idade: Altair Silva, o Tatá, que no dia anterior fizera 69 anos, é de Quissamã e há um ano ‘está na pista’ e Guineide Costa, cabo-friense, de 71 anos e há 15 pratica o ciclismo e segundo ele, já pedalou até Niterói, Aparecida do Norte, Muriaé, Brasília e Vitória.
O evento foi também uma superação em termos de quilometragem para muitos ciclistas. Caso do aldeense Adilson Miguel do Nascimento, de 47 anos, que realizou toda a prova em bike antiga, uma Caloi Poti rosa, que segundo ele foi emprestada por uma vizinha.
- O meu esporte é andar de bicicleta, mas nunca tinha feito um percurso tão longo e, no entanto cheguei à frente de muita gente, comemorou Adilson.
Idealizadores do evento, José Ricardo Lage, presidente da ACICAF – Associação Ciclista em Cabo Frio e Fábio Rodrigues, diretor do segmento do Turismo Náutico e Radicais comemoraram o sucesso do evento.
- Foi um sucesso total pela alta quilometragem e pelo fato de já termos a certeza da ter segunda edição do ciclotour e a maioria dos ciclistas já confirmarem presença, disse Fábio Rodrigues.
- Tivemos ciclistas de vários estados do país, que não conheciam a região e que tiveram a oportunidade de conhecer os nossos pontos turísticos, apreciar a culinária e fazer o que mais gostam que é pedalar. A ACICAF agradece o total apoio da Prefeitura Municipal, do prefeito Alair Corrêa, das secretarias de Turismo e de Esporte e Lazer e de Transportes, a COMSERCAF, não deixando de esquecer os municípios participantes do evento, São Pedro da Aldeia e Araruama pelo apoio dos postos de controle para hidratação e carimbo das credenciais. Agradecer aos voluntários que ajudaram na organização do evento, pois sem os quais ficaria muito difícil a realização do mesmo.

A maioria dos participantes foi unânime em afirmar que o percurso foi maravilhoso e a receptividade dos cabo-frienses e dos outros municípios com o apoio dos postos de controle para hidratação e carimbo das credenciais e a belíssima paisagem compensou o esforço das pedaladas.
Ao final do percurso, os participantes receberam uma medalha de participação. Os cabo-frienses George Neves, João Marcos da Silva e Juliano Tardelli chegaram respectivamente em 1º, 2º e 3º lugar.

O evento é uma iniciativa da ACICAF - Associação Ciclística de Cabo Frio, com total apoio da Secretaria Municipal de Turismo através do Departamento de Esportes Radicais, Náuticos, Turismo de Aventura e Ecoturismo e da secretaria de Esportes e Lazer, da COMSERCAF, secretaria de Transportes e parceria com hotéis e pousadas e comércio de Cabo Frio.


Telma Flora | Assessora de Imprensa
Secretaria Municipal de Turismo de Cabo Frio