Bom dia! Confira os destaques dos jornais e revistas deste domingo, 12 de janeiro. 'Réveillon Inesquecível' termina hoje em Cabo Frio. Jota Quest encerra as comemorações de ano novo no município.

Do G1 Região dos Lagos
Jota Quest (Foto: Divulgação/Jota Quest)Jota Quest (Foto: Divulgação/Jota Quest)
A programação de réveillon do "Cabo Frio Inesquecível Verão 2014" levou para para a cidade da Região dos Lagos do Rio 11 dias de show de diversos cantores do cenário da música brasileira, atraindo turistas e moradores em comemoração a chegada do ano de 2014.
Encerrando toda a programação do Réveillon Inesquecível, neste domingo (12) a banda de pop rock Jota Quest, liderada pelo vocalista Rogério Flausino, foi escolhida para se apresentar no palco principal da Praia do Forte a partir das 22 horas.


--------------------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo

Manchete: Otimismo do brasileiro cai pela primeira vez desde 2009
Otimismo do brasileiro cai pela primeira vez desde 2009

Índice dos que esperam que 2014 seja melhor do que 2013 é de 57%; há cinco anos, era de 74%, aponta ibope

Pesquisa Ibope que integra levantamento global de opinião pública em 65 países mostra que o otimismo do brasileiro está 17 pontos menor do que quando Dilma Rousseff assumiu a Presidência, informa José Roberto de Toledo, do Estadão Dados. Segundo o levantamento, 57% esperam que 2014 seja melhor do que 2013. Na pesquisa anterior, os otimistas eram 72% - mesmo nível de 2011 (74%), 2010 (73%) e 2009 (74%). O pessimismo praticamente dobrou nos últimos 12 meses. Agora, 14% acham que 2014 será pior do que 2013. Um ano antes, só 8% achavam que seria pior. Na comparação pelas regiões, Norte/Centro-Oeste e Nordeste têm maior porcentual de otimistas – 69% e 67%, respectivamente – do que sudeste (47%). (Págs. 1, e A4)

Torcida pelas mulheres

Para 41% dos brasileiros, o mundo seria melhor se as mulheres fossem maioria na política. A proporção é quatro vezes maior do que os que acham o contrário. A média é a maior entre os 65 países da pesquisa. (Págs. 1 e A4)

Memória: Ariel Sharon - O líder da controvérsia
Morreu ontem em Tel-Aviv, aos 85 anos, o ex-premiè de Israel Ariel Sharon. Em coma havia 8 anos, o general era defensor ferrenho do estado judeu. “Quem não é meu amigo é meu inimigo, dizia o militar. (Págs. 1 e A14)
Fraude no casamento 
Na hora da separação, muitas mulheres acostumadas ao luxo acabam sem nada. Maridos colocam bens em nomes de laranjas ou de empresas de fachada para não ter de dividi-los no divórcio. Mas a Justiça criou brecha para garantir a partilha de bens. (Págs. 1 e A23)
Nasce o novo caça Gripen
Na cidade sueca de Linköping, ganha forma o caça que vai patrulhar o Brasil, o Gripen NG. A encomenda dos 36 caças já produziu mudanças na fábrica, visitada pelo enviado Jamil Chade. O ritmo de trabalho é outro, o bom humor é visível e há a expectativa de produção para 15 anos. (Págs. 1 e A10)
Boto-cinza corre risco de extinção
A população do boto-cinza está ameaçada de extinção no litoral fluminense. Segundo pesquisadores, há pouco mais de 2 mil animais e a degradação das baias tende a agravar o quadro. (Págs. 1, A20 e A27)
Falta de mão de obra qualificada se agrava (Págs. 1 e B1)


O médico que cuida da cabeleira dos poderosos (Págs. 1 e A9)


O lado de fora do inferno
A vila que surgiu no entorno da penitenciária de Pedrinhas foi fundada por parentes de presos. Pobre e violenta, ela reflete os indicadores sociais e econômicos do Maranhão. (Págs. 1 e A20)
Um castelo de cartas?
O debate está em pauta: leis sobre meios de comunicação são a melhor maneira de impedir o monopólio, privado ou estatal, da informação? (Págs. 1 e A16)
Nem mínimo, nem máximo
O que se requer é uma combinação de um Estado eficiente, que viva sob o primado da lei e administrado por governos obrigados a prestar contas. (Págs. 1 e A2)
Notas & Informações – Desastre e fiasco na inflação
O governo fracassou mais uma vez no esforço de maquiar os índices de inflação. (Págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense

Manchete: Negros são 41% dos novos alunos da UnB
As ações afirmativas provocaram uma mudança significativa na paisagem étnica da Universidade de Brasília. Nos últimos quatro anos, 41% dos estudantes
que ingressaram na UnB são negros. Esse avanço resulta da adoção das cotas raciais, que completam dez anos em 2014, e do sistema de cotas sociais,
implementado por lei federal em 2012. Em março, a UnB vai reavaliar o sistema de cotas raciais. Os 70 integrantes do Conselho de Ensino, Pesquisa e
Extensão vão decidir se a reserva de vagas para afrodescendentes será mantida, adaptada ao sistema de cotas sociais, ou mesmo extinta. De 2004 até o
ano passado, os negros cotistas representaram 18,5% dos universitários que concluíram o curso, segundo dados obtidos pelo Correio. (Págs. 1 e 21)

Descanso do caminhoneiro ficou só na lei
Criadas há 20 meses para acabar com as jornadas abusivas de trabalho, as novas regras não estão sendo cumpridas pelas empresas, e o governo acena com relaxamento das normas. (Págs. 1, 8 e 9)
Ideli deverá pagar multa de R$35 mil
O Ministério Público Federal de Joinville (SC) concluiu que houve irregularidade no uso que a ministra Ideli Salvatti fez do helicóptero da PRF, e ela será processada por improbidade administrativa. (Págs. 1 e 2)
A omissão do Congresso
Há quatro anos, a CPI do Sistema Carcerário visitou 56 penitenciárias. Doze projetos de lei foram apresentados. Mas nada aconteceu. Até a barbárie no Maranhão, resultado da negligência dos políticos. (Págs. 1 e 6)
Ariel Sharon, a morte do estrategista
Em coma havia oito anos, o controverso líder israelense deixou um legado de admiração e crítica. Enquanto o governo lamentava a perda, grupos radiais islâmicos comemoravam o fim do ex-primeiro-ministro (págs. 1, 16 e 17)
Brasil é pioneiro nas políticas de combate ao fumo (págs. 1 e 19)


------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Commercio

Após 8 anos em coma, morre Ariel Sharon
Ex-premiê de Israel tinha 85 anos. Apesar da fama de “falcão”, foi quem promoveu a retirada de colônias judaicas da Faixa de Gaza. (Págs. 1 e 20)
Manchete: Campanha eleitoral já está quente nas redes sociais
Oficialmente, o período eleitoral só começa em julho, mas a guerra virtual está instalada. O episódio mais recente foi o ataque ao governador Eduardo Campos publicado na página do PT no Facebook. (Págs. 1, 6 e 7)
Dinheiro vivo
Cresce a procura por dólar e euro após governo mudar tributação. (Págs. 1 e economia 1)
------------------------------------------------------------------------------------
Veja

Manchete: A 411ª vítima
Ana Clara, 6 anos, foi queimada viva por bandidos no Maranhão no terceiro dia de 2014. Até o fim do ano eles vão matar mais 49700 brasileiros inocentes. Onde está o estadista que vai vencer a guerra contra o crime? 
Economia
As mágicas de Mantega para fechar as contas brasileiras de 2013. 
Ambiente
As razões do mais severo inverno em 200 anos nos EUA
------------------------------------------------------------------------------------
Época
Capa - Edição 815 (home) (Foto: ÉPOCA)
Manchete: Quem são e o que pensam os novos adolescentes
O filme confissões de adolescente retrata os sonhos e as angústias da geração mais informada da história
Cenas de um casamento
Marina Silva e Eduardo Campos discutem a relação e sofrem ataque do "ex" - o PT
Entrevista
O juiz que alertou o governo maranhense sobre a tragédia iminente nos presídios 
Belo Monte
A construção - e as controvérsias - da maior obra em curso no Brasil 
------------------------------------------------------------------------------------
ISTOÉ

Manchete: O efeito Félix
Com uma atuação impecável, Mateus Solano leva a discussão sobre a homossexualidade para dentro dos lares brasileiros. Especialistas explicam como o ator conseguiu romper a barreira do preconceito e o que isso significa. (Pág. 1)
Exclusivo
Banco Central aponta confisco que tirou R$ 719 milhões de 525 mil poupadores e engordou irregularmente o balanço da Caixa. (Pág. 1)
Barbárie - como o Maranhão de Roseana Sarney produziu uma vergonha nacional 


------------------------------------------------------------------------------------
ISTOÉ Dinheiro

Conheça Elon Musk, o empresário do futuro
O mais inovador, o mais arrojado, o novo Steve Jobs. Por que o bilionário sul-africano tornou-se a grande estrela corporativa nos Estados Unidos investindo ( e lucrando) em negócios que, para muitos, são peças de ficção. Ouvimos seus planos - inclusive para o Brasil - e entregamos tudo. 
OMC: Roberto Azevêdo fala sobre a recuperação do comércio internacional 


------------------------------------------------------------------------------------
Carta Capital
Daniel Dantas e seu protetor
Manchete: Daniel Dantas e seu protetor
Já nas livrarias, operação banqueiro revela esta parceria. E muito mais... (Pág. 1)
Maranhão ETC.
As atrocidades no feudo dos Sarney, enquanto o PCC se alastra por todas as prisões do Brasil 
------------------------------------------------------------------------------------
Zero Hora

Manchete: Como calcular a sua inflação e poupar mais
ZH apresenta série de reportagens sobre finanças pessoais para ajudar a controlar seus gastos e driblar a alta de preços, que voltou a preocupar. (Págs. 1 e dinheiro)
------------------------------------------------------------------------------------
0