Bom dia! Vamos com as principais notícias dos jornais desta sexta-feira, 10 de janeiro. “Agita Forte 2014” em Cabo Frio começa hoje. Arena esportiva está montada na Praia do Forte e em Tamoios para práticas esportivas e recreativas. O evento costuma atrair milhares de pessoas todos os dias


Exibindo Agita Forte 7.jpg

Começa nesta sexta-feira (10/1) o “Agita Forte 2014”, um projeto para moradores e turistas praticarem diariamente diversos esportes nas areias da Praia do Forte (em frente à Praça das Águas) e da Praia de Unamar (no Distrito de Tamoios). O Agita Forte faz parte do projeto “Cabo Frio Inesquecível Verão 2014” da Prefeitura de Cabo Frio e é realizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. 
Quadras de futebol, voleibol, futevôlei e peteca estarão funcionando das 9h da manhã até as 17h da tarde, além de uma grande parede de escalada e um espaço de brinquedoteca com jogos (dama, xadrez, futebol de botão e dominó) e brinquedos (pula-pula, escorrega, gira-gira e gangorra) para as crianças. 
Competições oficiais de beach soccer, vôlei de praia, beach handball, futevôlei e fisiculturismo, além de um festival de slackline, farão parte do calendário do evento. Academias de ginástica da cidade também estarão presentes dando aulões e distribuindo brindes para todas as idades, em quatro horários diferentes, intercalando aulas de zumba, lambaeróbica, ginástica, dança, entre outros. 
Todos os atrativos da arena serão coordenados por professores de Educação Física, além do pessoal de apoio que dará o suporte necessário ao evento, que termina no dia 2 de fevereiro. 
Para participar e transitar livremente durante o dia, basta comparecer na entrada da arena, se cadastrar e colocar a pulseira de identificação, que fará o controle do fluxo de pessoas. São esperados mais de dois mil participantes diariamente. 
Dias e horários
Funcionamento da arena - 9h às 17h, todos os dias
Aulões no palco com as academias – 9h, 11h, 15h e 17h, todos os dias
Campeonato de Beach Soccer – 11 e 12 de janeiro
Campeonato de Vôlei de Praia – 18 e 19 de janeiro
Festival de Slackline – 25 de janeiro
Campeonato de Beach Handball – 25 e 26 de janeiro
Competição de Fisiculturismo – 1 de fevereiro
Campeonato de Futevôlei – 1 e 2 de fevereiro
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Jornais nacionais
Foto: Uma boa sexta-feira a todos! Esta é a capa de hoje:
Folha de S.Paulo
Agora S.Paulo
O Estado de S.Paulo

Planalto se blinda e lança plano contra crise em prisão
Valor Econômico
image
Fórmula contra 'risco Valec' pode destravar concessões
Brasil Econômico

Supersafra não garante queda de preços no ano
Correio Braziliense

Aprovação na UnB fica mais difícil com Enem
Estado de Minas

Acidentes diminuem, mas... A morte acelera nas BRs
Zero Hora

Investigada fraude em obras públicas de R$ 12 milhões
Jornal do Commercio

Gravações comprovam o toma-lá-dá-cá em Caruaru
*
Jornais internacionais
The New York Times (EUA)
Christie enfrenta escândalo no trânsito causado por assessores
The Guardian (Reino Unido)
Milhares buscam reembolso de impostos quarto após erro por DWP
El País (Espanha)
Rajoy visa proibir por lei que são candidatos ex-membros do ETA


---------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo

Manchete: Planalto se blinda e lança plano contra crise em prisão
Ministro da Justiça vai ao Maranhão, dá apoio a Roseana Sarney e tenta esvaziar pedido de intervenção no Estado

Preocupada com os efeitos da crise de segurança no Maranhão, a presidente Dilma Rousseff pôs em prática uma estratégia para blindar o Planalto, esvaziar o possível pedido judicial de intervenção federal no Estado e manter o apoio da família Sarney à sua campanha pela reeleição, informam Vera Rosa e Felipe Recondo. Dilma enviou a São Luís o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que se reuniu com a governadora Roseana Sarney para garantir o aval do Planalto a tudo o que a aliada precisar. Ele anunciou um pacote anti-crise, que tem como ponto principal a criação de comitê gestor unindo Executivo estadual e federal, Legislativo e Judiciário. O pedido de intervenção no Maranhão, após a morte de 62 detentos no presídio de Pedrinhas, está pronto. Agora, o procurador-geral Rodrigo Janot avalia qual o melhor momento para enviá-lo ao STF. Roseana renunciará em abril para concorrer ao Senado e tentar garantir a permanência da família no poder. (Págs. 1 e Metrópole A13 a A15)

Preso relata violência da tropa federal

Por celular, de dentro do presídio de Pedrinhas, um detento relatou ao repórter Artur Rodrigues a violência sistemática por parte da tropa federal, que chegou à penitenciária em outubro após uma rebelião. “Desde que a Força Nacional chegou a gente vem sendo agredido. Estão atirando direto com bala de borracha. Tratam a gente feito animais", disse. A Justiça investigará a denúncia. (Págs. 1 e A14)
Bovespa fecha no menor nível desde agosto; dólar sobe
A Bovespa fechou ontem a 49.321 pontos, o menor nível desde 29 de agosto de 2013. A queda foi de 2,48%, com perda acumulada de 4,24% no ano. O dia foi de baixa nas principais bolsas de valores do mundo, mas no Brasil foi mais acentuada. Na avaliação de analistas, o desempenho é reflexo da desconfiança dos investidores com o desempenho da economia. O dólar fechou cotado a R$ 2,397 (alta de 0,29%), o maior valor desde agosto. (Págs. 1 e Economia B3)
Governo tenta mudar controle da ALL ferrovia
O governo articula mudar os controladores da ALL por considerar que a atual gestão da companhia ferroviária pode comprometer o escoamento da safra de grãos, informa Mônica Scaramuzzo. Hoje o BNDES reúne-se com a Cosan, que em 2012 fez, sem sucesso, proposta para entrar no controle da ALL, para saber se ela está disposta a integrar o comando da empresa. (Págs. 1 e Economia B1)
Aliados de Dilma disputam ministérios
O PMDB e PP-PROS disputam espaço na reforma ministerial que a presidente Dilma promoverá. Eles querem garantir mais recursos financeiros às bases eleitorais para conquistar um maior número de parlamentares. (Págs. 1 e Política A4)
Homem-bomba mata 23 recrutas iraquianos (Págs. 1 e Internacional A10)

Pedro Henry começa a trabalhar fora de prisão (Págs. 1 e Política A9)

Dora Kramer: Contrário senso
Seja de imediato ou não, o deputado João Paulo Cunha será preso. A prisão dos mensaleiros contrariou as expectativas iniciais da população. (Págs. 1 e Política A8)
Notas & Informações: O PT volta a se mostrar
Além do strip-tease de sua alma, o PT cometeu o erro de tratar Eduardo Campos como inimigo. (Págs. 1 e A3)
------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense

Manchete: Aprovação na UnB fica mais difícil com Enem
A estreia da Universidade de Brasília no Sistema de Seleção Unificada aumentou a visibilidade da instituição e despertou o interesse de estudantes de outros estados. Como consequência, os brasilienses enfrentam maior concorrência pelas vagas. No curso de medicina, por exemplo, a UnB registra a segunda maior nota de corte do país: a disputa tem hoje 135,10 candidatos por vaga. O prazo final para inscrição no Sisu termina hoje à noite. (Págs. 1 e 23)
Maranhão é só promessas
O iminente pedido de intervenção federal no estado, governado por aliados políticos do Planalto, levou o ministro da Justiça a São Luís para discutir a crise nos presídios e as medidas contra a violência. (Págs. 1, 6, 7, Colunas Nas Entrelinhas 4 e Brasília-DF, 5)
Ministros saem para reforma na Venezuela
Em meio a uma grave crise na segurança pública, o presidente Nicolás Maduro vai mudar todo o gabinete de governo. (Págs. 1 e 14)
O risco ronda Vicente Pires
Levantamento mostra que a região tem mais de 150 áreas consideradas perigosas. Lista traz todo tipo de problema, que vai de casas ameaçadas por enxurradas a crateras nas principais vias de acesso. O GDF diz que obras dependem de contrato com o Ministério das Cidades. (Págs. 1 e 20)
Fotolegenda: Voo para lições made in USA
Mais de 500 professores e 37 estudantes, entre eles os brasilienses Erivelton e Paloma, embarcam rumo aos EUA para intercâmbio cultural de três semanas. (Págs. 1 e 22)
------------------------------------------------------------------------------------
Estado de Minas

Manchete: Acidentes diminuem, mas... A morte acelera nas BRs
Enquanto os processos para duplicação de rodovias como a 381 e a 040 se arrastam, o número de óbitos causados por acidentes nas estradas federais de Minas em 2013 aumentou 5% em relação aos 1.196 registrados no ano anterior. A estatística alarmante está na contramão da queda de 2% no total de acidentes e de 2,8% no de feridos.

Além das más condições das vias, a violência dos desastres é, segundo especialistas, consequência da imprudência e da falta de “sensação de perigo” dos motoristas, confiantes de que itens como airbags e freios ABS garantiriam a segurança mesmo em excesso de velocidade. Para esses estudiosos, o fundamental é mudar a mentalidade dos condutores. (Págs. 1 e 17)
Violência extrema: Assassinos do casal de advogados confessam também ter estuprado a mulher
A brutalidade da morte a sangue-frio de Alexandre Werneck, de 46 anos, e da namorada, Lívia Viggiano, de 39, durante passeio na Serra do Cipó, foi revelada pelos acusados. Marcos Magno Peixoto Faria, de 25 anos, e Helton Moreira de Castro, de 19, ainda contaram terem ambos violentado Lívia. Está sendo investigada a participação de uma terceira pessoa e qual seria o destino da caminhonete de Alexandre, incendiada depois que os criminosos não conseguiram ligá-la.

Exames de DNA determinarão se corpos encontrados na estrada entre Sabará e Caeté são dos namorados Jardel Madeira, de 35 anos, e Sandra Pompermayer, de 38, desaparecidos desde o dia 29. (Págs. 1, 20 e o Editorial ‘As lições da Serra do Cipó’, 6)
Pressão no STF para prender mensaleiro
Ministros do Supremo defendem agilidade da Corte para expedir mandado de prisão do deputado João Paulo Cunha (PT-SP). (Págs. 1 e 3)
Aécio critica atrasos em obras federais
Para o senador, conclusão de intervenções como a reforma de Confins é lenta. Em BH, ele apresentou o cronograma do PSDB para as eleições. (Págs. 1 e 4)
Maranhão: Conselho cobra agilidade para conter violência (Págs. 1, 8 e 9)

Aeroportos: Confins vai ser entregue mais cedo a consórcio (Págs. 1 e 13)

Sisu/Enem: Minas é líder em cursos de maior nota de corte (Págs. 1 e 19)

------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Commercio

Manchete: Gravações comprovam o toma-lá-dá-cá em Caruaru
JC tem acesso ao processo que transcreve gravações da Polícia Civil feitas com 10 vereadores acusados de pedir propina para aprovar projetos do Executivo. Prefeito e secretário são considerados vítimas. Um vereador voltou a ser preso. (Págs. 1 e 5)
Choque mata garoto em Paulista
Ênio de Brito, 11 anos, natural de Itapetim, passava as férias na casa da tia, no Loteamento Conceição, Pau Amarelo, quando pisou num fio elétrico caído na rua. Área técnica da Celpe vai apurar causa do acidente. (Págs. 1 e Cidades 3)
Recife reduz em 24% total de homicídios
Balanço do Pacto pela Vida mostra evolução positiva entre 2012 e 2013 na capital. No Estado, queda foi menor. (Págs. 1 e Cidades 2)
------------------------------------------------------------------------------------
Zero Hora

Manchete: Investigada fraude em obras públicas de R$ 12 milhões
Empresários, funcionários públicos e diretores de duas secretarias estaduais são alvo de apuração sobre esquema especializado em superfaturar contratos,como de reformas em escolas. (Págs. 1, 4, 5 e 10, Rosane de Oliveira)
Fotolegenda: Fidel ressurge
Recluso desde abril do ano passado, ex-ditador cubano de 87 anos participou de vernissage em Havana, na quarta-feira. (Págs. 1 e 26)
E segue o efeito Copa: Passagens quatro vezes mais caras
Companhias mantêm preços superiores no Mundial,comparados a meses anteriores. (Págs. 1 e 18)
Mutirão: Cruzada na UFRGS para salvar acervo
Cano rompido na maior das 33 bibliotecas da universidade ameaça pelo menos 18 mil livros. (Págs. 1 e 30)
Agropecuária: Sobra crédito para produção sustentável
Programa ABC, que estimula redução de emissões de carbono, ainda é pouco conhecido. (Págs. 1 e Caderno Campo e Lavoura)
------------------------------------------------------------------------------------
Brasil Econômico

Manchete: Supersafra não garante queda de preços no ano
Só o feijão preto deverá ter um aumento de 40% na produção. Os reflexos na inflação, entretanto, não são garantidos, pois os preços dependem do mercado externo e das condições climáticas. No caso da soja, a expectativa é de que a safra chegue a 90 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 10% em relação ao que foi produzido no ano passado. (Págs. 1 e 7)
Petróleo: HRT anuncia produção para driblar crise
Em meio a uma disputa interna, a empresa divulgou ontem que está assumindo a operação do campo de Polvo, o primeiro da petroleir Conselheiros e a direção trocam acusações sobre gestão da companhia. (Págs. 1 e 14)
Mosaico político: Livro revela as artimanhas do banqueiro Daniel Dantas para frear investigações (Págs. 1 e 2)

Inflação: Cesta básica subiu mais de 10% em 9 capitais brasileiras em 2013 (Págs. 1 e 5)

Eles desnudaram espionagem do FBI
Bonnie e John Raines integraram em 1971 o grupo de oito norte-americanos que roubou documentos para mostrar a perseguição a cidadãos dos Estados Unidos que lutavam pelo fim da guerra do Vietnã e pela igualdade de direitos para negros e brancos. (Págs. 1, 26 e 27)
------------------------------------------------------------------------------------
EBC Serviços
0