Frase do dia

“O amor é tudo”
(Jesus Cristo)







segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Bom dia! Veja as manchetes e o resumo das notícias dos principais jornais desta segunda-feira, 13 de janeiro. São Pedro da Aldeia inaugura hoje primeira academia da terceira idade. Idoso terão auxílio de profissionais de educação física nos exercícios.

Do G1 Região dos Lagos
Academia em São Pedro (Foto: Fernando Chaves/Secom São Pedro)Serão 240 idosos atendidos pela academia
​ (Foto: Fernando Chaves/Secom São Pedro)
A cidade de São Pedro da Aldeia, no interior do estado do Rio, inaugura nesta segunda-feira (13) a primeira unidade da Academia da Terceira Idade. A inauguração acontecerá às 10h, na Praça do Vinhateiro, na Rua Agenor de Medeiros com a Estrada dos Passageiros, s/n°. A solenidade contará com a presença do secretário de Estado de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Marcus Vinícius de Vasconcelos Ferreira.

A unidade faz parte do Programa 3ª Idade com Qualidade , que contempla as ações  3ª Idade Saudável e Era Digital na 3ª Idade. A Academia contará com uma equipe multiprofissional para atender os praticantes de atividades físicas. Os idosos serão assistidos por profissionais de Educação Física, fisioterapeuta, nutricionista, técnico de enfermagem e apoio.

As aulas ocorrerão de segunda a sexta, em dois turnos, das 7 às 10h e das 16 às 19h. Haverá duas turmas por hora, com 20 alunos cada, totalizando 12 turmas ao dia. Após 30 minutos de aula na academia, os idosos receberão atenção dos profissionais de fisioterapia por mais 30 minutos para fazerem alongamento.
Os praticantes receberão cartilha educativa sobre qualidade de vida e envelhecimento saudável, cartão de identificação e um kit composto por duas camisetas, filtro solar fator 30 de 100ml, squeeze, toalha de rosto, boné e uma mochila. As atividades físicas serão feitas com bicicleta, esquiador, exercitador de pernas, giro vertical, massageador, peitoral, abdominal, extensão lombar, cadeiras de fixação, saco de cimento, saco de grount, sacos de areia e sacos de pedra.


--------------------------------------------------------------------------------
Jornais nacionais
Folha de S.Paulo
Agora S.Paulo
O Estado de S.Paulo

Xisto ajuda EUA a comprar menos petróleo do Brasil
Correio Braziliense

Distritais têm o pior desempenho desde a eleição
Estado de Minas

S.O.S. bibliotecas
Zero Hora

Um verão depois, piora a conexão 3G no Litoral
Brasil Econômico

"Se a oposição questionar o Bolsa Família, estará morta"
*
Jornais internacionais
The New York Times (EUA)
Negociadores dão toques finais em acordo com Irã
The Washington Post (EUA)
Acordo nuclear com o Irã avança
El País (Espanha)
Urkullu se oferece a La Moncloa como garantidor do final do ETA
Clarín (Argentina)
Outro crime atroz devido à insegurança; já há um a cada 32 horas
-----------------------------------------------------------------------------------------


O Estado de S. Paulo

Manchete: Xisto ajuda EUA a comprar menos petróleo do Brasil
Em 2013, pela primeira vez, a China superou os americanos e se tornou a principal compradora da Petrobrás

A alta velocidade com que os EUA ampliam a produção de petróleo de xisto muda o cenário geopolítico global associado ao combustível e contribui para uma redução de 60% nas exportações brasileiras do produto para o mercado americano em dois anos. Em 2013, pela primeira vez, a Petrobrás vendeu mais para a China do que para os EUA, que durante anos foi seu maior comprador. Desde 2008, os americanos ampliaram em 50% a produção, graças à tecnologia que permite a retirada de petróleo de rochas de xisto. Em 2013, a expansão foi de 1 milhão de barris/dia, mais que a soma do aumento registrado em todos os demais países. Por seu lado, a produção da Petrobrás avança em ritmo mais lento. Em 2008, produzia uma média de 1,85 milhão de barris/dia de petróleo. No ano passado, o número foi de 2,2 milhões. (Págs. 1 e Economia B6)

Calendários dos Correios chegam com 7 meses de atraso
Os Correios gastaram nos últimos seis anos quase R$ 3 milhões com a compra de calendários de mesa distribuídos a funcionários e clientes com até sete meses de atraso. Auditoria da Controladoria-Geral da União descobriu que a demora está aliada ao pagamento de valores mais altos por brindes inferiores. O contrato para os calendários ano 2013 previa a compra de 2 milhões de unidades - a média era de 200 mil -, por R$ 7,1 milhões. (Págs. 1 e Política A4)
Sete dias sem a menina Ana Clara
A família de Ana Clara de Sousa, morta depois de ataque a ônibus em São Luís, cobrou combate à violência antes da missa de 79 dia. Inquéritos obtidos pelo ‘Estado’ mostram que a disputa entre as facções que dominam Pedrinhas espalha vítimas pela capital maranhense desde 2009. (Págs. 1 e Metrópole A13)
Papa converte arcebispo do Rio em cardeal
Único brasileiro entre os 19 cardeais nomeados ontem pelo papa Francisco, o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, passou o dia em uma peregrinação pela zona sul da cidade, cumprindo a agenda de celebrações que antecedem o dia de São Sebastião, padroeiro do Rio, comemorado em 20 de janeiro. O arcebispo disse ter sido surpreendido pela notícia e pediu que os fiéis rezem para que corresponda ao exigido para a nova missão. (Pàgs. 1 e Metrópole A14)

José Maria Mayrink: Nomeação esperada

Nomeação de d. Orani era esperada. Surpresa foi d. Murilo Krieger, de Salvador, ficar fora da lista. (Págs. 1 e A14)

Barack Obama vetará novas sanções ao Irã
O presidente Obama prometeu vetar novas sanções contra o Irã que sejam aprovadas pelo Congresso americano. O programa nuclear iraniano começará a ser implantado no dia 20 e estará sujeito a inspeção periódica. (Págs. 1 e Internacional A10)
Israelenses prestam homenagem a Sharon (Págs. 1 e Internacional A10)


Justiça Federal barra revisão de Lei da Anistia (Págs. 1 e Política A9)


José Roberto Toledo 
A foto e o filme

Pesquisas WIN/Ibope mostram que o brasileiro está menos otimista. E a reeleição da presidente? A resposta dependerá da renda e do emprego. (Págs. 1 e Política A6)

Lucia Guimarães
Triste horizonte

Explosões de bueiros no Rio foram definidas pela Light como “deslocamentos de tampas”. Apagões serão descritos como “saunas grátis”? (Págs. 1 e Caderno 2, C8)

Notas & Informações
Mais produção, mais problemas

A insuficiente infraestrutura logística agrícola impõe perdas e custos cada vez maiores. (Págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense

Manchete: Distritais têm o pior desempenho desde a eleição
O ano de 2013 foi pouco produtivo na Câmara Legislativa. Segundo levantamento do Correio, os deputados distritais aprovaram 612 proposições no ano passado, o menor índice desta legislatura, iniciada em 2011. A maior parte das matérias submetidas a plenário — 54% dos projetos de lei votados — são de autoria do Executivo, em uma demonstração da limitada iniciativa do Legislativo. A situação incomoda até mesmo a líder de governo, Arlete Sampaio (PT). “Reconheço que é preciso haver uma produção parlamentar maior. Senão a Câmara vira mesmo um puxadinho do governo", disse. O presidente da Casa, Wasny de Roure (PT), alega que a cassação de Raad Massouh e as audiências públicas sobre a ocupação do solo no DF absorveram muito a força de trabalho dos colegas. (Págs. 1 e 20)
A mala extraviou? Saiba o que fazer
Depois dos atrasos nos voos, o extravio de bagagens respondeu pelo maior número de reclamações à Anac em dezembro passado. O passageiro tem até 15 dias para reclamar do acontecido e deve apresentar à companhia aérea o comprovante do despacho da mala. (Págs. 1 e 24)
O cardeal de Francisco
Anfitrião do papa na visita ao Brasil, o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, passa a fazer parte do cardinalato da Igreja Católica, que tem, entre outras atribuições, a de escolher o novo pontífice. (Págs. 1 e 6)
Juiz quer ficar longe de Barbosa
Desavenças sobre mensaleiros com o presidente do STF levam o titular da VER Ademar Vasconcelos, a pedir remoção para Planaltina. (Págs. 1 e 2)
Rosemary foi protegida?
É o que o MPF vai investigar: se a Casa Civil manipulou processo que investigou suspeita de corrupção no governo Lula. (Págs. 1 e 3)
Normas confusas facilitam abusos nos planos de saúde (Págs. 1 e 7)


------------------------------------------------------------------------------------
Estado de Minas

Manchete: S.O.S. bibliotecas
Principal espaço de leitura de BH ainda não se recuperou do incêndio de dezembro de 2012

Na Praça da Liberdade, ponto nobre da capital, funciona a Biblioteca Estadual Luiz de Bessa. O grande buraco chamuscado nas curvas da fachada projetada por Oscar Niemeyer é prova cabal do descaso. Em outra abertura, de 15 metros de largura, também entra água quando chove. Documentos históricos, levados às pressas para o Arquivo Público Mineiro, foram restaurados. Nem todos, contam os funcionários. Das 41 bibliotecas-polo da rede municipal de ensino, apenas 25 ainda cumprem a função, mesmo assim, precariamente. O Estado de Minas tentou contato com todas elas. Apenas nove responderam e só três estavam funcionando e emprestando livros sem restrição. Ao contrário do que prevê expressamente o programa da prefeitura, há instituições que não permitem o empréstimo de obras à comunidade. (Págs. 1 e 17)

Dom Orani: Arcebispo do Rio é o décimo cardeal do Brasil
O papa Francisco anunciou ontem, durante a oração do Ângelus, na Basílica de São Pedro, a nomeação de dom Orani Tempesta como cardeal. Havia expectativa de que o anúncio seria na Jornada da Juventude, ano passado, no Rio, mas o papa preferiu fazer em conjunto com outros 18. (Págs. 1 e 7)
Eleição: Ser ministro não dá a certeza de vitória na urnas
Levantamento feito pelo Estado de Minas mostra que o placar ficou em três vitórias e sete derrotas para os ex-ministros do governo de Fernando Henrique Cardoso que disputaram cargo majoritário. No governo do ex-presidente Lula, foram 11 vitórias e 10 derrotas ao longo dos oito anos. (Págs. 1 e 3)
Dinheiro da passagem: Consumidor tem direito de exigir a devolução (Págs. 1 e 13)


Contagem regressiva para a Copa
Faltam 150 dias para o Brasil abrir a Copa do Mundo, em São Paulo, contra a Croácia. Em Belo Horizonte, a missão é concluir a capacitação de 16 mil profissionais, como taxistas e funcionários de bares e restaurantes. (Págs. 1 e 21)
Mão de obra está em falta nas fazendas
Tanto em Minas quanto no resto do país, o cenário atual é de pleno emprego no meio rural. Trabalhadores deixaram a lida nas lavouras para viver nas grandes cidades. Resultado: valorização dos que ficaram. (Págs. 1, Capa e 3 a 5)
------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Commercio

Manchete: Aposentado terá reajuste de 5,56%
Aumento para quem ganha mais de um salário mínimo no INSS vale desde o dia 1º e equivale à inflação pelo índice INPC, do IBGE. Percentual ficou abaixo do previsto pelo governo. (Págs. 1 e 7)
Um olho no Sisu, outro no ProUni
MEC divulga 1ª chamada para instituições públicas. E inscrição para bolsas nas particulares começa hoje. (Págs. 1 e 4)
BC diz que não houve confisco na Caixa
Contas com dados errados que foram encerradas podem ser regularizadas. Dinheiro inflaciona resultado do banco. (Págs. 1 e 7)
------------------------------------------------------------------------------------
Zero Hora

Manchete: Um verão depois, piora a conexão 3G no Litoral
Teste ZH volta às praias após um ano e constata que velocidade e acesso à rede móvel de internet irritam usuários, com desempenho ainda mais baixo. (Págs. 1, 18 e 19)
Terra dos Sarney: Colapso no Maranhão não é só da segurança
Estado que tem o maior índice de pobreza extrema do país é governado pela mesma família há cinco décadas. (Págs. 1, 4 e 5)
Entre os novos 19: Francisco nomeia cardeal brasileiro
Dom Orani Tempesta, do Rio, recebeu o Papa durante Jornada Mundial da Juventude. (Págs. 1 e 22)
------------------------------------------------------------------------------------
Brasil Econômico

Manchete: "Se a oposição questionar o Bolsa Família, estará morta"
Cientista político e professor da UFRJ, Jairo Nicolau acredita que a economia não dominará o debate da eleição de 2014 e recomenda cautela nas críticas aos programas sociais. Defensor do fim do financiamento privado das campanhas, ele é contrário à mudança agora, em ano eleitoral: “Temo por uma onda de caixa 2. A mudança deve ser gradual, discutida”. Ele acredita que os partidos não estão preparados para as demandas da juventude. “No passado, era preciso ter uma sede. Agora, eles precisam ter uma sede ou um site? Ou uma página no Facebook?”. (Págs. 1 e 4 a 7)
Quebra de bancos: Resolução terá itens da Lei de Falências
O projeto de lei que atualiza o marco legal sobre a quebra de instituições financeiras vai incorporar aspectos da Lei de Falências como o “comitê de credores” e o “juízo universal”. (Págs. 1, 20 e 21)
Caça ao tesouro
Empreendimentos de infraestrutura espalhados pelo país abriram campo para arqueólogos, que têm papel essencial nos processos de licenciamento. (Págs. 1, 12 e 13)
Bolsas: Invepar prepara duas emissões de debêntures ainda no 1º semestre (Págs. 1 e 23)


Informe New York: Escândalo ‘Bridgegate’ abala pré-candidato republicano nos EUA (Págs. 1 e 29)


------------------------------------------------------------------------------------
EBC Serviços
Postar um comentário