Cabo Frio está com 100% de ocupação hoteleira

Grande fluxo de turistas gera incremento no comércio da Cidade
Exibindo equipe do CAT Central de Atendimento ao Turista recepcionando os visitantes no Terminal de Transatlânticos 2. Foto Telma Flora.jpg 
Por Telma Flora 
Com uma nova orla marítima exuberante na Praia do Forte, Cabo Frio se destaca como o principal pólo comercial da Costa do Sol. Neste réveillon, mais de um milhão de pessoas passaram pela Cidade e, de acordo com a secretaria Municipal de Turismo a estimativa para este verão é de receber ao todo dois milhões e cem mil visitantes. No Carnaval, o número da população flutuante deve chegar a um milhão, se não ultrapassar.
Esse grande fluxo durante a alta temporada traz um incremento nos negócios da ordem de mais de 15 %, de acordo com cálculos feitos pela ACIA – Associação Comercial de Cabo Frio.
-- Esse grande fluxo de visitantes durante a alta temporada tem gerado um aquecimento muito grande em alguns setores específicos como alimentação e moda praia. Mas falando do comércio como um todo o aquecimento deve se manter em torno de 15% a 20%, um número muito bom se considerarmos que um levantamento feito há poucos dias pela Confederação Nacional do Comércio aponta que este tem sido o pior verão para o comércio do país – comentou o presidente da Associação Comercial de Cabo Frio, Walmir Porto.
Não à toa, a infra-estrutura voltada para o turismo está cada vez mais abrangente. São 110 pousadas e hotéis, num total de 6.843 leitos. Restaurantes, bares e lanchonetes somam 305, segundo o inventário turístico.
Exibindo O superintendente da secretaria de Turismo, Milton Roberto. Foto Telma Flora.jpg
- Cabo Frio é uma cidade com grande oferta culinária influenciada pela chegada de imigrantes europeus em séculos passados. A rica mistura de sabores das receitas caseiras à base de frutos do mar, aliadas ao requinte da cozinha internacional, permite ao visitante saborear pratos típicos à beira-mar ou em elegantes restaurantes sob o comando de renomados chefes, franceses, italianos ou portugueses, explica um dos superintendentes da secretaria de Turismo, Milton Roberto.
Os turistas vêm de toda parte, em especial de cidades brasileiras dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e cidades estrangeiras da Argentina, Chile, Peru, EUA e Itália.
Exibindo equipe do CAT Central de Atendimento ao Turista recepcionando os visitantes no Terminal de Transatlânticos. Foto Telma Flora.jpg
De acordo com pesquisa feita pelo turismólogo da Secretaria de Turismo de Cabo Frio, William Bruce junto aos hotéis e pousadas, o perfil dos turistas que estão visitando a Cidade é em grande maioria familiar.
- A faixa etária de nossos visitantes varia entre 20 a 80 anos de pessoas de vários destinos e segundo os hoteleiros o tempo de permanência na Cidade é de 3 a 10 dias.
Para o presidente da Associação de Hotéis e Pousadas, Carlos Cunha Cabo Frio está com um balanço altamente positivo, no que diz respeito à ocupação da rede hoteleira.
- Na semana do Rèveillon chegamos a atingir 100% de ocupação. Após o
Rèveillon, mantemos 90% de média, chegando a atingir 100% nos finais de
semana, sup
erando as projeções inicias de 90% (Rèveillon) e média
de 80% em janeiro, conforme anos anteriores. Porém, as chuvas nos demais
destinos turísticos, a alta do dólar dificultando a saída do país e o bom
tempo em nossa cidade, alavancaram as vendas, informou Carlos Cunha.
Outro período em que a cidade certamente terá um fluxo significativo de visitantes será na semana do Cabofolia, no final do mês de janeiro e início de fevereiro.
- A mudança inteligente do prefeito Alair Corrêa da data do Cabofolia para o final do mês de janeiro, retirando o evento do feriado de São Sebastião e trazendo para um final de semana comum ajudou muito ao comércio a faturar. Numa comparação com o ano passado na mesma época do feriado do dia 20 de janeiro quando acontecia concomitantemente o Cabofolia, o movimento dos restaurantes encerrava às 23 horas, o que não aconteceu este ano, deixando os comerciantes felizes com a mudança da realização de uma atração grande como o Cabofolia fora do feriado, comemorou o superintendente de Turismo, Milton Roberto.
Já há alguns anos, Cabo Frio se firmou ainda como escala de transatlânticos. Nesta estação, alguns navios que nunca haviam navegado em águas nacionais estão ancorando na cidade, com milhares de passageiros.
Até o dia 4 de fevereiro de 2014, data em que será encerrada a temporada 2013/2014, milhares de pessoas de várias partes do país e do mundo chegarão por mar, para visitar a cidade. O próximo transatlântico, um navio da MSC Poesia chega a Praia do Forte no dia 4 de fevereiro, terça-feira, às 8 horas e tem previsão de saída às 18 horas.
Cerca de 10 mil turistas de cruzeiros vão passar por Cabo Frio até fevereiro de 2014 e deixar uma receita significante: meio milhão de reais. 
- Temos o papel de fazer a venda do produto Cabo Frio e a recepção dos navios precisa ser além de glamorosa, de qualidade e atenção para que os turistas se encantem com nossa cidade e queiram voltar em maior número, comemorou Milton Roberto, superintendente da secretaria de Turismo de Cabo Frio.
.

Texto e fotos: Telma Flora | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Turismo

0