Frase do dia

“O amor é tudo”
(Jesus Cristo)







sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

COMSERCAF faz “peneira” nas praias para recolher microlixo em Cabo Frio

Trabalho manual retira tampas de garrafas, pontas de cigarros e cacos de vidros deixados pelos banhistas
Exibindo DSC09024.JPG

Com muita disposição, esta semana, técnicos, agentes, operários e equipamentos da COMSERCAF estão fazendo uma operação “pente fino” nas areais da Praia do Forte para recolher o aparentemente inofensivo microlixo. Mesmo com toda a operação diária do Tatuí, máquina que revira a areia e retira a maior parte do lixo aparente no final da tarde, resíduos menores precisam ser resgatados pelo sistema manual.
Exibindo unnamed (1).jpg

Para atingir o máximo da limpeza nas praias, mais de 30 operários equipados com pás e grandes peneiras fazem um trabalho manual e retiram cacos de vidro, tampas de garrafas, palitos de sorvetes, palitinhos de pirulitos, gomas de mascar, canudos de bebidas, papéis de celofane, alumínio das carteiras de cigarro, argolas das latas de bebidas, e materiais diversos deixados pelos banhistas durante o dia.
Exibindo DSC09036.JPG

-É um serviço minucioso, mas é necessário passar a peneira para recolher o microlixo deixado pelas pessoas, que poderiam contribuir e colocar o lixo em sacolas plásticas para depositar nas lixeiras na orla - disse Toninho Corrêa, presidente da COMSERCAF, que supervisiona pessoalmente a coleta do lixo em diversos pontos da cidade. No verão, a COMSERCAF recolhe cerca de 130 toneladas de lixo na cidade por dia.
 Exibindo unnamed.jpg
Para o biólogo Jailton Dias Nogueira Junior, diretor de meio ambiente da COMSERCAF, é preciso uma campanha para que as pessoas se conscientizem de que mesmo minúsculos, os fragmentos apresentam grande risco ao ser humano e também aos animais, que engolem o lixo e podem morrer.

- O microlixo é um perigo constante para a contaminação do meio ambiente e de nossas belezas naturais - alerta o biólogo. 



O microlixo é um lixo de tamanho menor e dificilmente é encontrado sozinho. Com ele são encontrados outros microlixos e juntos produzem uma grande escala de ameaça como o lixo normal de maiores proporções.

O trabalho de limpeza do microlixo vai continuar sendo feito conforme escala elaborada pela COMSERCAF durante todo o verão. 

Texto: da Redação
Fotos: Horácio CF Zone 
Sugestão de legenda: Agentes da COMSERCAF peneiram as areais em busca do microlixo
Postar um comentário