Prefeito Alair Corrêa cumpre promessa e repassa os valores subvencionados ás escolas de samba de Cabo Frio, referentes ao Carnaval 2014.

Prefeitura entrega cheques para as Escolas de Samba
Prefeito Alair Corrêa distribuiu os valores pessoalmente aos representantes das agremiações


Cumprindo o prometido, o Governo Alair Corrêa fez nesta quarta feira, 29, o repasse dos valores subvencionados ás escolas de samba cabo frienses, referentes ao Carnaval 2014.
A cerimônia foi aberta pelo Secretário de Cultura José Facury, que destacou o papel fundamental do atual prefeito no resgate dos desfiles, uma preocupação que Alair Corrêa tem desde seu primeiro mandato á frente da gestão municipal, ainda na década de oitenta.

Também presente á cerimônia, o Deputado Paulo César destacou o papel de Cabo Frio na tradição do carnaval da região, arrematando a fala anterior do Secretário Facury, na qual destacou a preocupação de Alair Corrêa com o resgate dos desfiles. Se dirigindo mais particularmente ao setor cultural, Paulo César destacou a boa notícia que a Câmara dos Deputados havia destinado R$800 mil para a recuperação da Fazenda Campos Novos.
O Superintendente da Morada do Samba, Bira do Kaô, lamentou que quatro agremiações não haviam prestado contas da subvenção recebida no ano anterior e, por isso, ficaram impedidas de receber a deste ano. Em suas palavras, Bira disse que “lei é lei, e se ela obriga a prestação de contas, ela deve ser feita”, observou.

O ponto alto da cerimônia – além da entrega dos cheques, naturalmente – foi a fala do Prefeito Alair Corrêa. Ele lembrou que o Brasil vive um novo momento, que o país está sendo passado á limpo e que todas as contas de uma gestão pública devem ser bem comprovadas. Segundo ele, se alguma subvenção fosse dirigida ás escolas que não realizaram a prestação de contas, quem responderia á Justiça por este ato seria ele, prefeito.
Sem deixar de lamentar a ausência das escolas irregulares, Alair afirmou que não há nenhuma razão política para o impedimento destas agremiações. Ele lembrou que irregularidades como estas podem afastar um administrador de seu cargo, mesmo que ele não tenha culpa direta sobre o caso. Igualmente, isentou a administração municipal anterior de qualquer culpa: segundo Alair, as escolas é que tem a obrigação de comprovar seus gastos.


Por outro lado, fiel á seu estilo, Alair fez um apelo aos representantes das agremiações e sugeriu que considerassem a possibilidade de que uma escola de samba de Tamoios fosse contemplada com a permissão de desfilar em 2014, já que o Segundo Distrito ficou sem representação neste carnaval.
Em sua sugestão, Alair explicou que a escola escolhida não receberá nenhuma ajuda do Governo Municipal e nem disputará o título, desfilando apenas como uma manifestação de respeito e reconhecimento da atual gestão ao povo de Tamoios.
Em uma votação realizada entre os dirigentes das agremiações presentes, a escolhida foi a Unidos de Aquárius, pela sua melhor colocação no último ano e completando assim o quadro de onze escolas de samba a desfilarem no Carnaval 2014.
Finalizando sua fala, o Prefeito Alair Corrêa afirmou que apoia a Morada do Samba irrestritamente, mas reconhece que existe um grande desafio a ser vencido para se revitalizar o carnaval cabo friense. Segundo Alair, é preciso mais público, e que o evento novamente dê lucro, tal como aconteceu em sua primeira gestão na Prefeitura, ainda nos anos oitenta.

Reportagem e fotos:
Walter Biancardine
Assessor de Comunicação PMCF
0