Tubarão ataca comerciante que fazia pesca submarina perto de Búzios

Homem conseguiu escapar, mas teve o dedo ferido

Do R7

Depois do susto, Joe parecia tranquilo no hospitalDivulgação/Folha de Búzios
Um homem foi atacado por um tubarão da espécie cabeça-chata próximo à costa de Barra de São João, em Casemiro de Abreu, região dos Lagos. O pescador e comerciante Jocimar Cardoso, conhecido como Joe, disse que o animal tinha cerca de 1,5 metro.
Segundo Joe, na terça-feira (7), ele fazia pesca submarina para o restaurante que tem em Búzios, cidade vizinha a Casimiro de Abreu, quando foi surpreendido pelo tubarão. O comerciante conseguiu fugir, mas teve o dedo ferido. Ele foi medicado e passa bem.


De acordo com o biólogo marinho Marcelo Szpilman, do Instituto Aqualung, o ataque provavelmente foi provocado pela pesca submarina, que é considerada uma atividade provocativa.
— Ele estava agindo de forma perigosa e esse tipo de ataque não entra nas estatísticas.
Szpilman também afirmou que não é possível identificar a espécie do animal sem ajuda de especialista. De acordo com o biólogo, o tubarão de cabeça-chata é mais comum na região Nordeste e normalmente mede mais de 1,5 m.
Para Szpilman, com as características apresentadas por Joe, o mais provável é que o tubarão seja da espécie lombo preto, que é mais comum nas regiões Sul e Sudeste.
0