Bom dia! Confira os destaques dos jornais desta quinta-feira, 20 de fevereiro. Governo lança campanha de proteção à criança no Carnaval. Objetivo é conscientizar a população sobre a necessidade de prevenir e denunciar violações de direitos de crianças e adolescentes.



O governo federal, por meio do Ministério do Turismo e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), lançou na terça-feira (18), em Salvador, a campanha para proteção das crianças e adolescentes contra todos os tipos de violência durante o carnaval. Com a chamada “Proteja Brasil”, a campanha estará presente em festas de todo o País, com maior destaque para os principais centros carnavalescos do Brasil.
A campanha tem o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de estar alerta para o problema, assim como prevenir e denunciar possíveis violações de direitos de crianças e adolescentes. As ações terão como foco os pontos de grande circulação de pessoas, como portos, aeroportos, rodoviárias, hotéis e os próprios circuitos de carnaval (sambódromos, blocos e camarotes).
Nesses locais, serão distribuídos adesivos, panfletos e cartazes informativos. Além do abuso e da exploração sexual, os organizadores pretendem alertar para outros tipos de violência, como o trabalho infantil. As denúncias devem ser feitas pelo Disque 100.
Artistas e personalidades do carnaval estão sendo convidados a se envolver na divulgação da campanha. “Se tocarmos nos corações e mentes dos brasileiros, se conseguirmos que todos fiquem atentos e denunciem, teremos dado um grande passo em direção a um Brasil melhor”, afirmou o ministro do Turismo, Gastão Vieira.
O Ministério do Turismo também incentiva a participação da população por meio das redes sociais. Os canais da pasta contam com mais de 500 mil conexões. O período de férias de fim de ano até o carnaval responde por 50% da movimentação turística doméstica. São cerca de 30 milhões de brasileiros realizando quase 100 milhões de viagens.
Para a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, é importante que a população esteja atenta a esses crimes. “Gostaria de pedir o apoio aos responsáveis por camarotes, televisões e artistas para que participem da campanha”, afirmou. O governador da Bahia, Jaques Wagner, acrescentou: “O trabalho mais importante nessa área é educativo, não repressivo; por isso é importante o engajamento de todos”.
“Proteja Brasil” é uma ação contínua que visa a promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Representada por um trio de “macaquinhos”, que estimula a proteção e a denúncia de crimes contra crianças e adolescentes, a campanha já é conhecida por boa parte do público. Para o carnaval, especificamente, as personagens ganharam fantasias alusivas ao período.
Disque 100
Por meio do Disque 100, é possível denunciar quaisquer tipos de violações de Direitos Humanos. O serviço funciona 24 horas, sete dias por semana, inclusive finais de semana e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil através de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico, fixo ou móvel. As denúncias podem ser anônimas e o sigilo das informações é garantido, quando solicitado.
O Disque 100 atende também a denúncias de violações de direitos de pessoas idosas, pessoas com deficiência, LGBT e outros segmentos vulneráveis, como quilombolas, ciganos, índios e pessoas em privação de liberdade.
Faça a sua parte. Fique atento aos direitos das crianças e adolescentes e, em caso de violações, “Não desvie o olhar. Denuncie. PROTEJA”. Divulgue esta campanha, procure o Conselho Tutelar ou Disque 100. Proteger nossas meninas e meninos de todas as formas de violência é uma responsabilidade de todos.
Fonte: Ministério do Turismo
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense
Azeredo renuncia ao mandato na Câmara
Estado de Minas
Azeredo renuncia
Jornal do Commercio
Forças Armadas atuarão na segurança da Copa
Zero Hora
Mensalão tucano: Para preservar Aécio, deputado deixa cargo
Brasil Econômico
Ajuste fiscal para quebrar expectativa
Azeredo renuncia ao mandato na Câmara
Estado de Minas
Azeredo renuncia
Jornal do Commercio
Forças Armadas atuarão na segurança da Copa
Zero Hora
Ajuste fiscal para quebrar expectativa
---------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense
Manchete: Azeredo renuncia ao mandato na Câmara
Em carta, deputado rechaça denúncias de peculato e lavagem de dinheiro na campanha pela reeleição ao governo de Minas em 1998 e diz que deixa o cargo para preservar o PSDB e eleitores. STF decidirá se processo contra ele vai ou não para a justiça de primeira instância. (Págs. 1 e 2 e 3)
Um tiro na liberdade de protestar
Um dia depois da prisão do líder oposicionista Leopoldo López, a morte da miss e modelo profissional Gênesis Carmona, de 22 anos, acirrou ainda mais os ânimos na Venezuela. Estudante de ciências sociais, a jovem participava de manifestação pacífica contra o governo, na terça-feira, quando foi baleada na nuca por milicianos pró-Maduro. Chegou a ser socorrida e levada de moto para hospital, mas não resistiu ao ferimento. É a quarta pessoa a morrer vítima da forte repressão aos protestos de rua no país. A oposição convocou nova marcha para sábado e pediu à sociedade para não reagir a provocações de chavistas.Ucrânia, sob pressão dos EUA e da UE, anuncia trégua. (Págs. 1 e, 18,19 e visão do correio, 16)
Exército irá às ruas contra manifestação
A presidente confirmou que poderá convocar as Forças Armadas para impedir tumultos no Mundial. Dilma Rousseff disse que o governo vai tratar como criminosos aqueles que participarem de atos de vandalismo. "Pessoas que escondem o rosto para se manifestar não são democratas", disse. (Págs. 1 e 6)
Reajuste para PMs custará R$93 milhões
O GDF fará remanejamento de verbas para bancar o aumento dos auxílios moradia e alimentação. Na trilha dos militares, os policiais civis já se mobilizam por melhorias salariais. (Págs. 1 e 23)
------------------------------------------------------------------------------------
Estado de Minas
Manchete: Azeredo renuncia
Ex-governador abre mão do mandato de deputado federal e ação a que responde no Supremo deve voltar à 1ª instância.Eduardo Azeredo (PSDB) renunciou por meio de carta entregue à direção da Câmara em que classifica de “injustas” e “desumanas” as acusações da Procuradoria-Geral da República contra ele encaminhadas ao Supremo. Azeredo é acusado de peculato e lavagem de dinheiro na campanha de reeleição ao governo de Minas, em 1998. A pena pedida é de 22 anos. Com a renúncia, ele perde o foro privilegiado, que garante a parlamentares federais serem julgados diretamente pelo STF. Caberá ao relator da ação, ministro Roberto Barroso, decidir, ou submeter ao plenário, se o processo volta à primeira instância, na Justiça de BH. É o que defendem juristas como o ex-ministro do Supremo Carlos Velloso. Se for mantido, só caberiam recursos à própria Suprema Corte e o julgamento poderia ser concluído este ano. Se voltar à primeira instância, uma série de apelações poderiam adiar o desfecho da ação em até oito anos.
Fui transformado em mero alvo político” Eduardo Azeredo
Tucanos negam pressão para o colega se afastar
Edmar Moreira deve ser o substituto na câmara.
(Págs. 1 e 3 a 5)
Protestos: Ação do exército durante a copa não está descartada
A presidente Dilma afirmou ontem em entrevista a rádios de Alagoas que tropas das Forças Armadas poderão ser acionadas "se e quando for necessário" durante o Mundial. (Págs. 1 e 9)
Vereador é preso com cocaína em carro oficial
Eleito para a Câmara de Bom Sucesso, Gledson Júnio Paixão Gonçalves e Milton Henrique de Magalhães, motorista da Prefeitura de Itaúna, foram detidos após comprarem cocaína no Morro das Pedras, em BH. O vereador assinou acordo com o Ministério Público para prestar serviços à comunidade. (Págs. 1 e 18)
Trégua depois de confronto na Ucrânia
Acordo entre os líderes da oposição e o governo marca o início das negociações para tentar acabar com a violência no país. Conflito entre a noite de terça-feira e a madrugada de ontem em Kiev matou pelo menos 26 pessoas. Por causa da crise, União Europeia e Estados Unidos estudam sanções à Ucrânia, que tem a Rússia como maior aliada. (Págs. 1 e 15)
Miss é morta na Venezuela
Génesis Carmona, de 22 anos, foi baleada na nuca durante protesto e não resistiu à cirurgia. A jovem é a quarta vítima dos confrontos com o governo, que apresentou ontem à Justiça o líder da oposição Leopoldo López. (Págs. 1 e 15 e editorial, 6)
------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Commercio
Manchete: Forças Armadas atuarão na segurança da Copa
Além de 36 mil homens que cuidarão do espaço aéreo e fronteiras, outros 21 mil ficarão aquartelados nas 12 cidades-sede e nos Estados onde seleções vão apenas treinar. Eles deverão dar apoio às polícias durante protestos, entre outras emergências.O Fim das desapropriações
Os três últimos imóveis que ainda impediam a obra do Ramal da Copa começaram a ser esvaziados, após meses de brigas judiciais e muitos questionamentos.
O Podia sair mais barato
Se o País tivesse optado pela competição com apenas oito sedes, como foi oferecido pela Fifa, teria economizado pelo menos R$ 3,222 bilhões.
O Detalhes e estratégias
Brasil vai concentrar em Teresópolis. Logística do Mundial preocupa técnicos das seleções, reunidos em Florianópolis. (Págs. 1 e 7, cidades 2 e esportes 3)
Selo vai identificar eletrodomésticos que fazem muito barulho (Págs. 1 e economia 5)
Chuva forte reduz drama do abastecimento em pelo menos oito municípios (Págs. 1 e capa dois)
Comissão barra redução da maioridade
CCJ do Senado rejeita proposta para punir jovem de 16 anos em crimes violentos. (Págs. 1 e 8)
------------------------------------------------------------------------------------
Zero Hora
Manchete: Mensalão tucano: Para preservar Aécio, deputado deixa cargo
Réu no processo, ex-governador mineiro Eduardo Azeredo renunciou ao mandato após pressão do PSDB, que quer afastar escândalo da eleição presidencial. (Págs. 1 e 8)
Seleção de técnicos: Dilma: Reinauguração em 40 minutos no Beira-Rio (Págs. 1 e esportes)
------------------------------------------------------------------------------------
Brasil Econômico
Manchete: Ajuste fiscal para quebrar expectativa
Depois de críticas vindas de agências de risco, Fed e até do FMI, o governo anuncia hoje o corte no orçamento esperado ansiosamente pelo mercado. A equipe econômica passou os últimos dias debruçada no arremate final nos números. Até o último momento, permaneceu a queda de braço entre os ministros: Guido Mantega quer garantir um superávit primário acima de 2%, mas enfrenta resistência da Casa Civil e das pastas da área social. (Págs. 1 e P7)
Empresas médias na mira do SAS
A americana pretende elevar sua receita em 20% no Brasil , com a venda de softwares para análise de dados. "A discussão crescente em torno do big data amplia a competição", diz Marcio Dobal, presidente do SAS no Brasil e Cone Sul. A empresa também planeja reforçar sua participação junto ao governo. (Págs. 1 e P12)
Energia: Importação de gás perto de novo recorde
Em janeiro, país importou 43 milhões de metros cúbicos do combustível. Com os novos contratos para abastecer térmicas , o volume deve chegar a 48 milhões em março. (Págs. 1 e P4 e 5)
Telecomunicação: Oi relança em abril serviço de TV paga
Com novo satélite em operação, a empresa vai ampliar seu pacote de canais de alta definição. A operadora fechou 2013 com lucro menor do que em 2012. No último trimestre, o resultado subiu 190,7%. (Págs. 1 e P10)
Montadora: Peugeot luta para sair de crise mundial
Após 118 anos, família Peugeot transfere a participação para o governo francês e a chinesa Dongfeng, que devem injetar US$7,26 bilhões.Em Resende, a empresa suspendeu contrato com 650 funcionários. (Págs. 1 e P11)
Bancos: Lucro do Grupo BTG Pactual em 2013 caiu 14,8% e ficou em R$ 2,7 bilhões. (Págs. 1 e P21)
------------------------------------------------------------------------------------
Comentários