Brasil Eleitor explica cálculo do quociente para eleger deputados


Novo Brasil Eleitor

O programa Brasil Eleitor desta semana vai destacar como é feito o cálculo do quociente eleitoral, que é utilizado para a apuração do resultado da eleição dos cargos proporcionais, ou seja, deputados e vereadores. Nesses casos, nem sempre o candidato mais votado é eleito, tendo em vista que o partido tem de atingir um determinado número de votos para ter direito a uma cadeira na Câmara dos Deputados ou nas Assembleias Legislativas. O programa vai ao ar pela TV Justiça neste domingo (23), às 20h30.


Esta edição também vai apresentar o trabalho de um desenhista que vende histórias em quadrinhos nos congestionamentos de Belo Horizonte. Além dos contos de lendas urbanas e super-heróis, os temas cidadania, participação política e voto consciente também estão expostos nas obras.
O Brasil Eleitor vai mostrar, ainda, como é produzida a Revista Eletrônica da Escola Judiciária Eleitoral. A cada dois meses, a Revista é publicada no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para esclarecer diversos temas eleitorais e também aproximar a Justiça Eleitoral da sociedade. Os cidadãos também podem participar das edições da revista, enviando artigos próprios sobre os temas relacionados.
O programa também vai mostrar que o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe facilitou o acesso dos cidadãos ao portal por meio do telefone celular. Com o aprimoramento desta tecnologia, é possível, por exemplo, consultar o local de votação e acompanhar as sessões plenárias pelo aparelho.
No quadro “Glossário Eleitoral”, a equipe do Brasil Eleitor foi às ruas de Brasília para verificar o conhecimento dos cidadãos quanto ao termo “enquete”.
Série Urna
O quarto episódio da “Série Urna” vai abordar qual o caminho que o voto percorre, na urna eletrônica, depois de confirmado e também vai mostrar as medidas de segurança tomadas para evitar que a identidade do eleitor seja revelada.
Alcance
O Brasil Eleitor é produzido sob a supervisão da equipe de jornalismo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sendo transmitido por 40 emissoras de TV de todo o país.
O programa também está disponível no canal oficial do TSE no YouTube, no  endereço www.youtube.com/justicaeleitoral.
Confira os dias e horários de reprise do Brasil Eleitor pela TV Justiça: segunda, às 9h; quarta, às 18h; quinta, às 9h; e sexta, às 5h.

GV/GA
http://www.tse.jus.br/
0