
- Nenhuma análise definitiva ou laudo técnico comprobatório foi apresentado pelas autoridades competentes, com definição apontando que a intoxicação em banhistas tenha sido causada por produtos químicos originados em navios. Dessa forma, também foi aventada a hipótese de que algas marinhas seriam o motivo da mancha encontrada no mar de Búzios. Meras especulações. São versões sem confirmação técnica ou formal. É, portanto, irresponsável a divulgação de razões para explicar a intoxicação antes dos laudos técnicos científicos sobre amostras colhidas.
- As companhias cumprem de maneira fiel as diretrizes e regulamentos definidos pela Convenção MARPOL (Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição por Navios), pelos quais os resíduos gerados a bordo dos navios são manipulados por meio de processos e tecnologias que permitem a coleta, o armazenamento e o posterior descarte em terra de maneira apropriada.
- Em caso de acidente ou vazamento, as armadoras têm a obrigação de reportar o caso imediatamente aos órgãos responsáveis. Esse fato não ocorreu e, portanto, não pode ser imputado aos navios.
- As substâncias citadas nas matérias (organoclorado, paradiclorobenzeno, cloreto alquil dimetil benzil amônio e cloreto férrico) não são usadas pelos navios.
- Os transatlânticos não possuem banheiros químicos. O esgoto e os resíduos são coletados e processados através de um sistema avançado de Purificação Biológica e Sanitária de Água e Resíduos, que acontece por aplicação intensa de luz ultravioleta, e o efluente tratado é mantido em tanques.
- Tais procedimentos são rigorosamente controlados pela ANVISA.
- Navios com esse porte tecnológico não produzem "vazamentos de óleo" ou de outras substâncias. Mesmo ancorados, mantém um motor ligado para permitir a geração de energia, a operação dos tenders e a estabilidade por conta de vento e maré, podendo movimentar a areia ou lodo do fundo do mar, situação que pode ser confundida por leigos como manchas ou vazamentos.
A Clia Abremar Brasil e suas associadas, armadoras de navios de Cruzeiros Marítimos, repele o tom espetaculoso de informações que, de maneira leviana e irresponsável, atingem a imagem do setor.
As companhias armadoras cuidam de todas as preocupações concernentes à saúde pública: todos os navios possuem sistemas complexos de tratamento de água, descarte e reciclagem de lixo, tratamento de efluentes, segurança ambiental, além de sistemas eficazes de controle alimentar e certificações que atestam sua alta qualidade.
As empresas armadoras são as maiores interessadas em proporcionar condições saudáveis e viagens inesquecíveis.
Lamentamos que os recentes alardes – sem nenhuma comprovação técnica – afastem os navios de alguns destinos. Cidade muito visitada pelos navios, o Balneário de Armação dos Búzios assiste, atualmente, a um decréscimo na presença de navios, fato que impacta diretamente a geração de emprego e renda turística: somente na temporada 2010/2011, os navios movimentaram R$ 57 milhões no município, segundo pesquisa feita pela FGV/Abremar.
Estamos à disposição para auxiliar o INEA e demais autoridades para prestar os esclarecimentos que se fizerem necessários e sanar dúvidas sobre o assunto.
CLIA ABREMAR BRASIL
CLIA ABREMAR BRASIL (CRUISE LINES INTERNATIONAL ASSOCIATION) - Fundada em 2006 com o intuito de representar as armadoras e operadoras de turismo marítimo no Brasil e atuar na interlocução com órgãos públicos e instituições privadas na defesa e promoção de um ambiente favorável para o setor, a Abremar passa a integrar, juntamente a outras nove associações de Cruzeiros Marítimos, a Cruise Lines International Association (CLIA), maior associação da indústria de cruzeiros do mundo, com representação na América do Norte, do Sul, Europa e Australásia, passando a se chamar CLIA Abremar Brasil. A CLIA, que representa os interesses das empresas de cruzeiros, agentes de viagens, autoridades portuárias e de destinos, bem como parceiros de diferentes setores de negócios, também está envolvida na formação e no treinamento de agentes de viagens, no desenvolvimento de pesquisas, na comunicação e no marketing, para promover o valor e a conveniência dos cruzeiros de férias, possuindo como membros milhares de agências de turismo e agentes de viagens. Para mais informações sobre a CLIA Abremar Brasil, visite o novo sitewww.abremar.com.br. CLIA Abremar Brasil também pode ser seguida pelo Facebook, em: facebook.com/CLIA.ABREMAR.BRASIL | |
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