Frase do dia

“O amor é tudo”
(Jesus Cristo)







domingo, 23 de fevereiro de 2014

ESCLARECIMENTO SOBRE MANCHAS NO MAR DE BÚZIOS

Em respeito aos usuários brasileiros que, a cada Temporada, se motivam a viajar a bordo de Cruzeiros Marítimos, e cumprindo seu dever de bem informar à sociedade, a CLIA Abremar Brasil – Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos - presta os seguintes esclarecimentos a respeito de matérias que tratam de manchas na praia de Tartaruga, em Búzios: 
  1. Nenhuma análise definitiva ou laudo técnico comprobatório foi apresentado pelas autoridades competentes, com definição apontando que a intoxicação em banhistas tenha sido causada por produtos químicos originados em navios. Dessa forma, também foi aventada a hipótese de que algas marinhas seriam o motivo da mancha encontrada no mar de Búzios. Meras especulações. São versões sem confirmação técnica ou formal. É, portanto, irresponsável a divulgação de razões para explicar a intoxicação antes dos laudos técnicos científicos sobre amostras colhidas.
  2. As companhias cumprem de maneira fiel as diretrizes e regulamentos definidos pela Convenção MARPOL (Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição por Navios), pelos quais os resíduos gerados a bordo dos navios são manipulados por meio de processos e tecnologias que permitem a coleta, o armazenamento e o posterior descarte em terra de maneira apropriada.
  3. Em caso de acidente ou vazamento, as armadoras têm a obrigação de reportar o caso imediatamente aos órgãos responsáveis. Esse fato não ocorreu e, portanto, não pode ser imputado aos navios.
  4. As substâncias citadas nas matérias (organoclorado, paradiclorobenzeno, cloreto alquil dimetil benzil amônio e cloreto férrico) não são usadas pelos navios.
  5. Os transatlânticos não possuem banheiros químicos. O esgoto e os resíduos são coletados e processados através de um sistema avançado de Purificação Biológica e Sanitária de Água e Resíduos, que acontece por aplicação intensa de luz ultravioleta, e o efluente tratado é mantido em tanques.
  6. Tais procedimentos são rigorosamente controlados pela ANVISA.
  7. Navios com esse porte tecnológico não produzem "vazamentos de óleo" ou de outras substâncias. Mesmo ancorados, mantém um motor ligado para permitir a geração de energia, a operação dos tenders e a estabilidade por conta de vento e maré, podendo movimentar a areia ou lodo do fundo do mar, situação que pode ser confundida por leigos como manchas ou vazamentos.


A Clia Abremar Brasil e suas associadas, armadoras de navios de Cruzeiros Marítimos, repele o tom espetaculoso de informações que, de maneira leviana e irresponsável, atingem a imagem do setor.
As companhias armadoras cuidam de todas as preocupações concernentes à saúde pública: todos os navios possuem sistemas complexos de tratamento de água, descarte e reciclagem de lixo, tratamento de efluentes, segurança ambiental, além de sistemas eficazes de controle alimentar e certificações que atestam sua alta qualidade.
As empresas armadoras são as maiores interessadas em proporcionar condições saudáveis e viagens inesquecíveis.
Lamentamos que os recentes alardes – sem nenhuma comprovação técnica – afastem os navios de alguns destinos. Cidade muito visitada pelos navios, o Balneário de Armação dos Búzios assiste, atualmente, a um decréscimo na presença de navios, fato que impacta diretamente a geração de emprego e renda turística: somente na temporada 2010/2011, os navios movimentaram R$ 57 milhões no município, segundo  pesquisa feita pela FGV/Abremar.
Estamos à disposição para auxiliar o INEA e demais autoridades para prestar os esclarecimentos que se fizerem necessários e sanar dúvidas sobre o assunto.

CLIA ABREMAR BRASIL

CLIA ABREMAR BRASIL (CRUISE LINES INTERNATIONAL ASSOCIATION) - Fundada em 2006 com o intuito de representar as armadoras e operadoras de turismo marítimo no Brasil e atuar na interlocução com órgãos públicos e instituições privadas na defesa e promoção de um ambiente favorável para o setor, a Abremar passa a integrar, juntamente a outras nove associações de Cruzeiros Marítimos, a Cruise Lines International Association (CLIA), maior associação da indústria de cruzeiros do mundo, com representação na América do Norte, do Sul, Europa e Australásia, passando a se chamar CLIA Abremar Brasil. A CLIA, que representa os interesses das empresas de cruzeiros, agentes de viagens, autoridades portuárias e de destinos, bem como parceiros de diferentes setores de negócios, também está envolvida na formação e no treinamento de agentes de viagens, no desenvolvimento de pesquisas, na comunicação e no marketing, para promover o valor e a conveniência dos cruzeiros de férias, possuindo como membros milhares de agências de turismo e agentes de viagens. Para mais informações sobre a CLIA Abremar Brasil, visite o novo sitewww.abremar.com.br. CLIA Abremar Brasil também pode ser seguida pelo Facebook, em: facebook.com/CLIA.ABREMAR.BRASIL

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
GT MARKETING E COMUNICAÇÃO
(11) 5053-6100
Camila Vasconcellos -camila.vasconcellos@gtmarketing.com.br,


Por: GT MARKETING E COMUNICAÇÃO 
Postar um comentário