Prefeito Cláudio Chumbinho anuncia reajuste de 10% para os professores da rede municipal


 Exibindo 242.jpg

O retorno dos professores da Rede Municipal de Ensino de São Pedro da Aldeia foi marcado pelo anúncio do reajuste salarial de 10% para a categoria. O prefeito Cláudio Chumbinho fez questão de dar a boa notícia aos professores reunidos no Teatro Municipal Dr. Átila Costa. O encontro foi dividido em dois momentos: manhã e tarde e contou com a participação especial do palestrante Érik Penna, de São Paulo, que falou sobre o tema “A didática do Amor”. O secretário de Educação Evaldo Bittencourt abriu o encontro com uma mensagem de otimismo e fé para os professores.
  

O prefeito Cláudio Chumbinho abriu o seu discurso falando da satisfação de estar participando do evento que marca o retorno dos professores para o ano letivo de 2014. Ele agradeceu a ajuda dos professores que trabalharam com ele em 2013 e disse que conseguiu formar uma boa equipe para gerir a administração municipal, trabalhando com responsabilidade e transparência.
A notícia mais esperada foi anunciada pelo prefeito: Chumbinho anunciou o reajuste salarial dos professores de 10%, retroativo ao mês de Janeiro.
O prefeito aproveitou a oportunidade para apresentar os projetos das Escolas Municipais Jamila Motta da Silva e Mirian Alves de Macedo que serão construídas este ano. Ele anunciou também a conclusão de duas escolas: E.M. Barnabé Mariano de Souza, na Cruz e E.M. da Praia Linda.
Mas os trabalhos não param por aí: segundo o prefeito serão construídas ainda este ano, com verba do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2),  as creches dos bairros Alecrim, Rua do Fogo, Porto do Carro e Bairro São João, além de três ginásios: na E.M. Vidal de Negreiros, E.M. Paineira, e E.M. Rubem Arruda Câmara. Ele disse ainda que estão em fase de projeto duas novas escolas: a E.M. Luiza Terra de Andrade e a E.M. Dulce Jotta de Souza.

Evaldo Bittencourt falou da alegria contagiante do retorno dos professores e agradeceu a Deus por reencontrá-los felizes e com saúde. Ele passou informações relevantes para os professores, como a Lei nº 11.738/2008, que trata do Piso Salarial Profissional Nacional, falou sobre a função da escola e do planejamento anual e da reunião pedagógica nas escolas. O secretário informou também que a partir deste mês, até o final do primeiro semestre fará visitas técnicas nas escolas a fim de elaborar o projeto de reforma de mais 15 escolas para o próximo ano. Segundo ele a meta é reformar trinta e duas escolas até o final do ano que vem. Ao falar das mais de cem visitas que fez às escolas em 2013, Evaldo citou o problema da depredação do mobiliário escolar e pediu a colaboração dos professores, para que eles, através de ações educativas, incentivem a preservação dos prédios e mobiliários escolares.  

Entre as novidades, Evaldo ressaltou a implantação da Proposta Pedagógica da Editora Positivo em todas as turmas da Educação Infantil, com destaque para o Baú Literário. O objetivo é universalizar o acesso à leitura nas escolas da Rede Municipal de São Pedro da Aldeia, com uma política pública complementar. Para isto foi adquirido um Baú Literário com 40 livros para todas as escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental II, uma vez que trinta escolas já receberam o kit literário do Ministério da Educação, através do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Durante a solenidade, o prefeito Cláudio Chumbinho fez a entrega simbólica do Baú às diretoras das Creches e das Escolas Municipais Manoel Martins e Luiza Terra.
O secretário Evaldo Bittencourt concluiu com uma mensagem positiva reafirmando a filosofia de trabalho da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e o compromisso coletivo da equipe: Educação pela Paz. Através de exibições em vídeo Evaldo mostrou a importância de valores como fé, generosidade, felicidade, criatividade, talento e alegria. Ele encerrou com um pedido: “Que a gente tenha amor e ousadia para fazer a diferença na vida desses meninos e meninas da Rede Municipal de Ensino,” finalizou Evaldo.
    O palestrante convidado, Érik Penna abordou o tema “A didática do Amor”. De forma interativa e bem humorada ele apresentou as linguagens do amor no processo ensino aprendizagem.
Érik Penna levou o público a refletir sobre a atenção, perceber as oportunidades do dia a dia, a aprimorar os conhecimentos, a se comunicar de forma clara e objetiva e a ter paixão pelo que faz.
  Através de vídeos e dinâmicas Penna mostrou que é preciso ter persistência e comprometimento, ampliar os relacionamentos e ter foco na solução do problema.
Ele finalizou homenageando o professor com uma mensagem de reconhecimento pelo seu trabalho e enfatizou a importância de dar o melhor de si a cada dia, sem se importar com o tamanho da tempestade, porque Deus está no barco. 

ASCOM/PMSPA
Texto: Mônica Marins
Fotos: Lilian Souza
Diretora de Comunicação: Renata Souza
0