Muitos golpistas pedem parte do aluguel antecipado, o que é perigoso.
Turistas devem sempre desconfiar de preços muito baixos, diz Procon.
Turistas devem sempre desconfiar de preços muito baixos, diz Procon.

Um novo golpe está se tornando comum nas cidades da Região dos Lagos, e Cabo Frio não é exceção. A cidade chega a receber cerca de 1 milhão de turistas durante a alta temporada e muitas pessoas acham que a melhor opção é alugar casas ou apartamentos e, para isso, a ferramenta mais utilizada é a internet.
A rede está cheia de ofertas, com informações e fotos, o problema é que nem sempre o que é mostrado, corresponde à realidade. Pensando nessa procura, golpistas estão se passando por falsos proprietários e alugando imóveis e exigindo uma parte do alguel antecipada. Quando o turista chega a cidade e vai atrás das chaves é que percebe que caiu em um golpe. Entre os tipos mais comuns estão a inexistência total do imóvel. Além disso, também é possível encontrar imóveis que foram alugados para mais de uma pessoa diferente ou até quando a propriedade não é aquela que foi prometida.
De acordo com a presidente da Associação de Proprietários de Imóveis de Aluguéis de Temporada em Cabo Frio (Apiat), Denise Oliveira, o golpe do falso aluguel faz novas vítimas a cada ano. "Tentamos nos precaver, mas em 2013 mesmo vieram ao meu imóvel pessoas que tinham alugado meu apartamento e pago até um diantamento".
Para tentar diminuir o problema, a associação está cadastrando os imóveis e desenvolvendo um site para auxiliar os turistas na hora de escolher uma casa ou apartamento e realizar a transação com o verdadeiro dono do imóvel.
O coordenador do Procon, Juliano Almeida, orienta a quem procura alugar nesse Carnaval a disconfiar quando o preço for muito abaixo das outras ofertas e sempre checar todas as informações, pedir referências. "Aquelas promessas com um valor muito diferenciado dos demais, sem maiores detalhamentos, devem ser descartadas porque a chance de ser uma fraude é grande."
"É importante também fazer um contrato de locação mesmo que seja aluguel de um fim de semana. Isso pode poupar o locatário de muitos problemas, além ser uma uma prova do acordo feito.", explica o coordenador do Procon.
Ainda segundo o cordenador, a lei também ampara quem aluga um imóvel pela internet, mas percebe que as caracterísitcas do imóvel não são igual as acordadas. "Quem se sente lesado tem alguns tipos de garantia. A devolução do dinheiro, quebra de contrato, e até, em casos mais graves, indenização por causa dos problemas causados."
E por isso é importante que se tome certos cuidados. Alugar por impulso não é indicado, é necessário que se pesquise dados do imóvel, ligue diversas vezes e em horário diferentes para se certificar que os dados estão corretos, procurar refêrencias com pessoas conhecidas. "Se tiver a oportunidade de ir visitar o imóvel antes da viagem, é uma boa forma se precaver. Se não puder, procure alguém que possa fazer isso por você. Alugar por intemédio de imobiliárias também é um bom negócio porque elas podem ser responsabilizadas por problemas que aconteçam. E caso notem alguma irregularidade, procure o Procon", finalizou Juliano.
Comentários