Bom dia! Confira os destaques dos jornais desta quarta-feira, 12 de março. Presidente da Liesa admite mudar júri. E Boni acusa jurados de fazer complô contra Beija-Flor.



Boni no desfile da Beija-Flor
Boni no desfile da Beija-Flor Foto: / Marcelo Theobald

Jorge Castanheira, presidente da Liesa
Diego Barreto e Igor Ricardo\ Extra
A velha máxima de que “vale o escrito” não vale no carnaval. Pelo menos quando o assunto são as regras do jogo. Depois da apuração polêmica na semana passada, dirigentes de escolas que se sentiram prejudicadas querem mudanças para 2015. Um dos gritos é contra o júri, que economizou nas notas 10.
Na Beija-Flor de Nilópolis — sétima colocada, que só ganhou todos os 10 no quesito bateria — até o homenageado José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, entrou na briga. O empresário se reunirá com o presidente da Liga das Escolas de Samba (Liesa), Jorge Castanheira, na quinta-feira. Os dois vão conversar sobre possíveis alterações no julgamento das escolas e um suposto complô de jurados para prejudicar a Azul e branca. Boni falou sobre a combinação de notas em entrevista à coluna Gente Boa, do jornal “O Globo’’, e reafirmou a acusação ao EXTRA.
— Um grupo de jurados se encontrou e combinou contra a escola. Eu sei o motivo, mas, por enquanto, prefiro não falar — diz Boni, que sugere a adoção de modelo semelhante ao do Oscar, onde dois mil especialistas elegem os vencedores.
O descontentamento levou os presidentes de honra da Beija-Flor, Anísio Abraão David, e da Grande Rio, Jayder Soares, a se reunirem com Castanheira após a apuração. Segundo o presidente da Liesa, o tema da conversa foi o futuro do carnaval e possíveis mudanças.
— Não foi especificamente sobre o carnaval de 2014. Falamos de questões como número de alegorias e regulamento — disse Castanheira, que considerou grave a acusação de complô no júri. — Essa é uma opinião pessoal do Boni. A acusação é séria. Preciso ouvi-lo para saber o que motivou a acusação. Precisamos ver as justificativas das notas antes de conclusões precipitadas.
Uma plenária com as 12 escolas do Grupo Especial em abril deve definir mudanças, inclusive de jurados.
— Todas as sugestões serão consideradas. Ano passado, trocamos seis julgadores. Fazemos isso até para oxigenar o júri. Julgadores que deram nota 10 para alegorias ou fantasias da Vila Isabel podem ter se equivocado — acrescenta Castanheira.
O presidente da campeã Unidos da Tijuca, Fernando Horta, diz que erros de jurados costumam acontecer:
— Em 2004, 2005 e 2011 perdemos o campeonato para a Beija-Flor. Não acredito em complô, mas os erros acontecem. Sugeri que fossem 120 jurados, e escolhessem os 40 horas antes do desfile. Mas existe dificuldade de selecionar julgadores, de pessoas especializadas nos quesitos.


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vídeo mostra PMs agredidos por criminosos na Rocinha

Imagens obtidas com exclusividade pelo Jornal Nacional mostram PMs sendo intimidados e agredidos por bandidos na favela da Rocinha, no Rio. Segundo a Secretaria de Segurança, é uma nova estratégia dos traficantes para desestabilizar o trabalho da polícia. Nesta terça-feira (11), foi preso um suspeito de participação no ataque à Unidade de Polícia Pacificadora da comunidade, no mês passado.Um homem, segundo a polícia, chefiou o ataque de bandidos contra a Unidade de Polícia Pacificadora da Rocinha, há quase um mês. No confronto, o comandante-geral das UPPs e a comandante da UPP da favela ficaram feridos. Paulo Roberto Santos não reagiu à prisão.Investigações feitas pela delegacia da Polícia Civil, criada na Rocinha no fim do ano passado, revelam, segunda a polícia, uma estratégia dos traficantes.

Câmara mantém regime fechado a devedores de pensão

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, 11, uma emenda do novo Código de Processo Civil (CPC) que mantém a prisão em regime fechado para casos de não pagamento da pensão alimentícia e preserva a possibilidade de o devedor ter o nome negativado junto aos serviços de proteção ao crédito. A novidade da nova legislação é que o devedor será recolhido em cela separada dos presos comuns. O tempo de prisão será de no máximo três meses, como já previsto na lei atual.Originalmente, o texto base do novo CPC, que foi aprovado em comissão especial, previa a prisão em regime semiaberto e 10 dias para que o devedor saldasse o pagamento da dívida. Por pressão da bancada feminina, que alegou que o regime fechado tinha um caráter coercitivo mais eficiente e inibia a inadimplência, o relator Paulo Teixeira (PT-SP) voltou atrás. 

PMDB se une à oposição e impõe derrota ao governo

Liderada por deputados do PMDB, parte da base aliada de Dilma Rousseff se uniu nesta terça-feira, 11, à oposição e derrotou o governo na Câmara. Os rebeldes conseguiram aprovar requerimento do PSDB para criação de uma comissão externa de parlamentares a fim de ir à Holanda apurar denúncias surgidas no país europeu de pagamento de propina a funcionários da Petrobrás.O resultado ocorreu a despeito de o governo ter reaberto o balcão da reforma ministerial com o PP e o PROS e ter conseguido deles a promessa de que vão abandonar a aliança informal com o PMDB e outros quatro partidos no chamado "blocão".O ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, se reuniu com aliados pela manhã. O vice-presidente Michel Temer tentou demover seus correligionários peemedebistas, também pela manhã. Não houve sucesso no atacado, apenas no varejo.

Ex-namorado gravou assassinato de namorada

O corpo de uma estudante de 14 anos foi encontrado com um tiro no olho na manhã desta segunda-feira (10/3) no Parque Recreativo do Gama, conhecido como Prainha. Segundo denúncia anônima, o autor do crime teria feito um vídeo usando um celular para mostrar a execução da garota.De acordo com a Polícia Civil, o ex-namorado é o principal suspeito do crime. Todos os pertences da garota ainda estavam no local e não há nenhum sinal de violência sexual.Segundo a família da jovem, a menina teria deixado a residência onde mora no Bairro Residencial America Sul, no Novo Gama (GO) no último domingo (9/3), para ir até a casa do ex-namorado. A polícia encontrou o corpo por meio de uma denúncia anônima.Os investigadores suspeitam que a menor tenha sido atraída até o local por alguém em quem confiava .

Dólar fecha em alta com valorização sobre commodities

Depois de operar em queda durante a manhã, o dólar ganhou força frente ao real no período da tarde e acabou fechando em alta, acompanhando a valorização da moeda americana frente às divisas atreladas a commodities.O dólar comercial subiu 0,59%, fechando a R$ 2,3670, maior patamar desde 20 de fevereiro. Já o contrato futuro para abril avançava 0,57% para R$ 2,378.Lá fora, as divisas atreladas a commodities lideraram as perdas, ainda repercutindo os dados fracos da balança comercial da China divulgados no último fim de semana que levaram a uma queda dos preços desses ativos no mercado internacional. A notícia trouxe um aumento da aversão a ativos de risco, trazendo dúvidas em relação ao crescimento da China.

Recém-inaugurado, posto de coleta não tem sangue

Funcionando há apenas três meses no Vetor Norte de Belo Horizonte, o novo posto de coleta de sangue da Fundação Hemominas já sofre com a queda no número de doadores. Com bons resultados nos primeiros 30 dias de funcionamento, a unidade – que é a primeira do Brasil a ser instalada dentro de um shopping – registrou redução do comparecimento de pessoas interessadas em doar e o posto chega a operar com apenas 20% de sua capacidade de atendimento em alguns dias da semana.Inaugurado em dezembro de 2013, o posto de coleta fica no 4° piso do Shopping Estação BH, em Venda Nova. Com estrutura para atender mais de 80 pessoas por dia, a unidade foi instalada de forma estratégica para atrair novos doadores, conforme explica o coordenador da Hemominas em Belo Horizonte, Marcelo Froes. 

Apac emite aviso de chuvas intensas no Grande Recife

Aviso meteorológico emitido pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) prevê chuva de mais de 30 milímetros para esta terça-feira. As áreas mais atingidas devem ser a Região Metropolitana do Recife (RMR) e a Mata Sul.O órgão também comunicou a possibilidade de precipitações para as Defesas Civis dos municípios. “O sistema meteorológico deve perdurar e, caso necessário, este aviso será renovado”, informou a agência, em nota.Quem mora em barreiras e pontos altos deve ficar atento ao volume d’água e se encaminhar a locais seguros em caso de chuva intensa. No Recife, as equipes estarão de prontidão e podem ser acionadas pela central do órgão no número 0800 081 3400. O atendimento é gratuito e funciona 24h.

MP lança banco de dados sobre investimentos no RS

A partir de bancos de dados oficiais, como o do Tribunal de Contas do Estado e o do Departamento Estadual de Trânsito, o Ministério Público (MP) criou um mapa social que reúne informações de todos os municípios gaúchos nos quesitos Educação, Saúde e Segurança.O objetivo é dar a gestores públicos, a promotores e a cidadãos uma ferramenta que permita enxergar e debater informações em uma linguagem única.Segundo o MP, todas as informações são dados oficiais disponíveis em diferentes sites na internet. A novidade está no tipo de cruzamento feito e nos itens prontos que são entregues para consulta. É possível analisar, por exemplo, os municípios que mais investem em saúde e educação, os que menos investem, em qual lugar do ranking está cada cidade, qual o valor investido por habitante, melhores e piores escolas nos anos iniciais e finais.

Produção industrial cresce 2,9%

A produção industrial nacional cresceu 2,9% no primeiro mês de 2014, em comparação com dezembro de 2013, divulgou nesta terça-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, na Pesquisa Industrial Mensal. O resultado interrompe uma trajetória de queda que começou em novembro, com 0,6%, e se repetiu em dezembro, com 3,7%. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, no entanto, houve queda de 2,4% em janeiro.A indústria de bens de capital foi a que mais cresceu de dezembro para janeiro, com alta de 10%. A de bens de consumo apresentou alta de 2,3%, sendo 3,8% nos bens duráveis e 1,2% nos semiduráveis e não duráveis. Os bens intermediários tiveram crescimento de 1,2%. 

UPP terá 250 policiais na Vila Kennedy

A 38ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do estado, na Vila Kennedy, terá efetivo de 250 PMs e será inaugurada no dia 25. A comunidade e a vizinha Favela da Metral, ambas em Bangu, serão ocupadas nas primeiras horas desta quinta-feira. A guerra entre traficantes rivais na região — com confrontos intensos nos últimos meses — fez com que a Secretaria de Segurança antecipasse a ocupação, prevista para junho.Nesta fase, o processo de pacificação será diferente dos demais. A começar pelo aparato, que não contará com a Polícia Civil. Somente a Polícia Militar vai operar no terreno, utilizando a tecnologia como apoio. A UPP ficará na Vila Kennedy, e a Metral receberá um posto avançado. Até a noite de ontem, o comandante não havia sido definido.Homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do 14º BPM (Bangu) serão os primeiros a entrar nas duas comunidades.

Poupadores tiveram perdas, diz relatório dos bancos

Os bancos reconheceram pela primeira vez, em estudos entregues extra oficialmente a ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), que os planos econômicos das décadas de 1980 e 1990 trouxeram prejuízos a pelo menos uma parte dos poupadores.O Supremo poderá retomar o julgamento do caso neste ano, mas não há previsão de data.Os argumentos poderiam servir como base para uma proposta em que os bancos concordariam em repor só as perdas de uma pequena parcela dos poupadores que tiveram seus índices de correção alterados nos planos Bresser, Verão, Collor 1 e Collor 2.O estudo não foi incluído no processo, mas teria sido usado pelos advogados dos bancos para escrever um memorial que teria sido entregue aos ministros.O estudo mostra ainda que as perdas atingiram parte dos investidores que sacaram a grana entre o primeiro e o quarto mês após a criação de cada um dos planos.

Prefeitura aumenta a validade do Bilhete Único Carioca

Os passageiros que utilizam o Bilhete Único Carioca ganharão um prazo maior para tomar uma segunda condução pagando apenas uma tarifa. A decisão, que será publicada nesta terça-feira no Diário Oficial, estende de duas horas para duas horas e meia o período de validade do cartão. O motivo, segundo o próprio prefeito Eduardo Paes, são os longos congestionamentos que têm ocorrido na cidade.— Sabemos que o carioca está vivendo o impacto das importantes obras viárias e de infraestrutura — admitiu Paes.Os passageiros que utilizam o Bilhete Único Carioca ganharão um prazo maior para tomar uma segunda condução pagando apenas uma tarifa. A decisão, que será publicada nesta terça-feira no Diário Oficial, estende de duas horas para duas horas e meia o período de validade do cartão.
Por  \ http://jornalsportnews.blogspot.com.br/
0