Bom dia! Vamos com as notícias dos jornais desta terça-feira, 25 de março. Turismo viabiliza curso de qualificação turística para taxistas de Cabo Frio. Inscrições com apenas 80 vagas já estão abertas

Exibindo Reunião entre o superintendente Aldenir Soares e as turismólogas Luane Ferreira e Vanina Navega,  o secretário municipal de Transportes, Victor Moreira e o presidente do Sindicato dos Taxistas de Cabo Frio (SINDTAXI).JPG
Texto e Foto: Telma Flora
A Prefeitura de Cabo Frio, através da secretaria municipal de Turismo vai fomentar um curso de qualificação profissional com extensão voltada para o contexto do turismo, especialmente para motoristas de taxi: “O Taxista e a Atividade Turística”.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14 às 17 horas, na SECTUR, que fica no Terminal de Transatlânticos, no final da Avenida Assunção, no bairro Passagem. Os interessados devem estar munidos de xerox da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, 1 foto 3x4 e registro de taxista. Cada inscrito receberá um resumo do projeto com o conteúdo programático.
O curso com iniciativa da SECTUR e parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), campus Cabo Frio e a secretaria municipal de Transportes (SECTRANS) será realizado no período de 15 de abril à 1º de julho de 2014, com carga horária de 48 horas.
O curso tratará de assuntos que vão desde a qualidade dos serviços turísticos, passando pela história regional, segurança no trabalho e cultura e patrimônio, eixos temáticos que promoverão um aprimoramento global desses profissionais, que estarão ao final do curso, aptos para trabalhar com os turistas que visitam Cabo Frio.
O superintendente da SECTUR, Aldenir Soares, destaca que dentre os mais importantes segmentos de transporte de pessoas estão os serviços de táxi, que com o transporte rodoviário coletivo urbano, realizam o deslocamento de milhares de pessoas com as mais variadas finalidades.
- Assim, além de desempenhar um papel indispensável ao dinamismo das cidades e na mobilidade das pessoas, os serviços de táxi também apoiam a atividade turística, transportando para o turismo de lazer, religioso, de negócios ou ecológico. O taxista é uma espécie de cartão de visitas vivo, já que transmite informações essenciais e úteis ao visitante, oferece as melhores dicas da cidade para quem nos visita. A rotina diária de circular pela cidade faz com que o taxista seja gabaritado para indicar o melhor acesso para o destino do turista, onde hospedar, visitar, comer ou fazer compras, explica Aldenir.
A turismóloga da SECTUR, Vanina Navega, defende que “o taxista é, muitas vezes, o primeiro contato que o visitante tem com o destino”. 
- O atendimento desse profissional é indispensável para a boa impressão que o turista terá da cidade, e alguns predicados são fundamentais: além de ser gentil, é necessário também que ele tenha conhecimento sobre sua cidade-, disse a turismóloga.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Filho de Amarildo é detido por desacatar PMs na Rocinha

Emerson Gomes da Silva, de 21 anos, um dos filhos do ajudante de pedreiro Amarildo, desaparecido na Rocinha em julho do ano passado, foi detido na manhã desta segunda-feira (24). Segundo informações da assessoria da Coordenadoria de Polícia Pacificadora, ele foi levado para a delegacia por volta das 7h por desacatar uma equipe de policiais que estavam em patrulhamento na Via Ápia, na comunidade da Zona Sul do Rio.A assessoria informou que Emerson atirou lixo em direção aos policiais. O jovem foi levado para a 11ª DP (Rocinha), e autuado por desacato, desobediência, ameaça e injúria, segundo a polícia. Durante a ocorrência, Emerson teria oferecido resistência e disse que “mataria os policiais”.Em contato por telefone com o G1, uma prima de Emerson, que o acompanhou até a delegacia, disse que o filho de Amarildo foi provocado por um policial. 

‘É hora de pensar no voto facultativo’, diz pres. do TSE

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Marco Aurélio Mello, defendeu nesta segunda-feira, 24, que os eleitores brasileiros deixem de ser obrigados a comparecer às urnas. "Sou a favor do exercício da cidadania, do voto facultativo, mas precisamos avançar culturalmente para que os brasileiros em geral percebam a importância do voto", disse, em gravação para o Programa do Jô, da TV Globo, que estava previsto para ser exibido na madrugada desta terça.Para Marco Aurélio, obrigar o eleitor a votar é uma maneira de tratar o cidadão como "tutelado". "O cidadão deve ter vontade de exercitar sua vontade. O voto no Brasil sempre foi obrigatório, não decorreu do regime de exceção, mas agora é hora de se avançar e pensar no voto facultativo", afirmou.

Planalto aposta que CPI da Petrobras será barrada

Na tentativa de convencer os insatisfeitos da base de apoio governista a não aprovar uma Comissão Parlamentar de Inquérito da Petrobrás, emissários da presidente Dilma Rousseff vão usar como argumento a sobrevivência política dos próprios aliados. O motivo é que Paulo Roberto Costa, ex-diretor da estatal preso pela Polícia Federal na semana passada durante a Operação Lava Jato, pode causar estragos se for convocado a depor no Congresso.Suspeito de participação em esquema de lavagem de dinheiro num caso que, judicialmente, não tem relação com o centro da atual crise da Petrobrás - a compra de uma refinaria em Pasadena, nos EUA -, Costa foi indicado para a Diretoria de Abastecimento da estatal pelo PP, mas acabou "adotado" pelo PMDB e também pelo PT.Em 2006, quando a compra da polêmica refinaria foi referendada pelo Conselho de Administração da Petrobrás, à época presidido por Dilma, então chefe da Casa Civil do governo Lula, Costa estava a pleno vapor no cargo.

Agência de risco Standard and Poor's rebaixa nota do BR

O Standard & Poor's reduziu em um nível a classificação de crédito do Brasil, nesta segunda-feira, justificando sua decisão pelos sinais pouco claros da política econômica do governo da presidente Dilma Rousseff, que enfrenta um frágil quadro fiscal, assim como pela desaceleração do crescimento do país.A agência de classificação de risco rebaixou a nota do Brasil de "BBB" para "BBB-", o nível mais baixo para grau de investimento da dívida, e considerou a perspectiva "estável"."A redução da nota reflete um conjunto de problemas fiscais, a perspectiva do cumprimento difícil das metas fiscais devido a um crescimento baixo nos próximos anos, uma capacidade limitada para ajustar sua política antes das eleições de outubro e algumas fragilidades nas contas externas do Brasil", destaca a agência.

Mercado eleva projeções para inflação e juros em 2014

As expectativas do mercado para a inflação se deterioraram de forma expressiva, mostra o boletim Focus, do Banco Central (BC), que apura semanalmente projeções entre cerca de cem instituições. Acompanhando esse movimento, também subiu a expectativa para a taxa básica de juros.O boletim mostra que a mediana das estimativas para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2014 saiu de 6,11% para 6,28% de aumento, um nível que, se alcançado, está muito próximo do teto do intervalo da meta de inflação a ser perseguida pelo BC. A meta varia de 2,5% a 6,5%, com centro em 4,5%.Ao mesmo tempo, a mediana das expectativas para a Selic subiu de 11% para 11,25% ao fim deste ano. 

Agentes dopados em roubo de armas são afastados

Os nove agentes penitenciários que estavam na Central de Escoltas de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, quando 45 armas foram roubadas na manhã desta segunda-feira, foram afastados. A medida foi tomada pelo secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz. Eles ficarão fora de serviço por 30 dias, prorrogáveis pelo mesmo período.De acordo com Ferraz, a medida visa assegurar a transparência das investigações e resguardar a integridade dos próprios agentes penitenciários. A Corregedoria da Secretaria de Estado de Defesa Social também continua com as apurações sobre possíveis desvios de condutas de funcionários.O roubo das armas foi detectado no início da manhã, quando acontecia a troca de turno. Agentes que chegaram para trabalhar encontraram colegas dormindo e outros passando mal. A suspeita é que eles tenham sido dopados. 

Programa Bike PE passa a funcionar das 5h às 23h

O programa Bike PE tem seu horário de funcionamento ampliado a partir desta segunda-feira (24). O programa, que antes funcionava das 6h às 22h, ganhou um acréscimo de uma hora no início e no término do funcionamento, passando a valer agora das 5h às 23h. A intenção, segundo a Secretaria das Cidades, é atender os trabalhadores que saem cedo de casa e os que voltam mais tarde.Os usuários podem utilizar as bicicletas usando o VEM (Vale Eletrônico Metropolitano), sem nenhum custo, precisando apenas da inscrição gratuita no site www.bikepe.com. Para retirar as bikes, os usuários que adquiriram o passe devem ligar para os números (81) 4062 9725 ou 4003 6056 ou (81) 2626 1505; ou baixar o aplicativo para Smartphone na páginahttp://www.movesamba.com.br/appbikepe/. 

Mau tempo interrompe buscas de Boeing da Malaysia

As buscas por mar e ar do Boeing 777-200 da Malaysia Airlines que supostamente caiu no Oceano Índico foram suspensas nesta terça-feira devido ao mau tempo na região, afetada por fortes ventos e ondas gigantes, informou a Autoridade Australiana de Segurança Marítima.— A AMSA realizou uma avaliação e determinou que as circunstâncias climáticas atuais são perigosas para qualquer atividade de busca por mar e ar, com risco para as tripulações.— Diante disto, a AMSA suspendeu todas as operações de busca - por mar e ar - no dia de hoje devido às condições climáticas.Na região foram registrados ventos de até 80 km por hora, fortes chuvas e nuvens muito baixas, com teto entre 200 pés (60 metros) e 500 pés (150 metros), além de grandes vagas, destaca o comunicado.

Geradoras lucram com a falta de energia

Enquanto governo e distribuidoras de energia discutem como minimizar os prejuízos da estiagem prolongada, geradoras que optaram por não renovar concessões mostram, em seus balanços, que a estratégia rendeu bons resultados em 2013. Cemig, Cesp e Copel se beneficiaram com a alta dos preços no mercado de curto prazo, que se tornou obrigatório para empresas de distribuição que ficaram descontratadas após a entrada em vigor das regras propostas pela Medida Provisória 579, que antecipou a renovação das usinas. A expectativa do mercado é que os resultados do primeiro trimestre de 2014 seja ainda melhores, beneficiados por cotações recordes desde fevereiro.Divulgados no final da semana passada, os balanços das três empresas mostram que o ganho com vendas no mercado de curto prazo mais do que duplicou no ano. 

Preso motorista que atropelou e matou três crianças

O motorista de ônibus Dimas Vitalino do Carmo foi preso em flagrante, por policiais da 43ª DP (Guaratiba), na noite desta segunda-feira. Dimas dirigia o ônibus que atropelou seis pessoas, na Estrada do Mato Alto, em Guaratiba, Zona Oeste da cidade, na manhã desta segunda. Segundo Roberto Cardoso, o delegado titular da unidade, o motorista responderá por homicídio culposo e lesão corporal.Uma mistura de imprudência, negligência e descaso do poder público acabou para sempre com os sonhos de três crianças que voltavam da escola, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio. As mortes por atropelamento na manhã de ontem de Érica Macedo dos Santos, de 6 anos, Melyssa Farias Areis, de 11, e Mariana Ferreira Augusto, de 10, por um ônibus de integração do BRT Transoeste, revoltaram moradores e familiares. Por volta das 16h30, eles protestaram e fecharam a Estrada do Mato Alto, onde, às 10h30, o veículo invadiu o canteiro e atropelou seis pessoas. 
----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Supremo decide acelerar ação de correção do FGTS

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que irá julgar o processo que substitui a TR (Taxa Referencial) pela inflação como índice de correção do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).O ministro Luís Roberto Barroso, relator do processo, pediu rapidez na análise.Uma decisão favorável aos trabalhadores aumentaria o saldo do FGTS, pois a TR hoje está praticamente zerada, rendendo pouco ao fundo.Em decisão da última semana, Barroso afirmou que a questão debatida "interessa a milhões de trabalhadores brasileiros" que têm carteira assinada e que há noticia de mais de 50 mil processos.

Cabral diz que tropas federais ocuparão a Maré

Depois de uma reunião de mais de duas horas com a cúpula das Forças Armadas e com o Ministro da Justiça José Eduardo Cardoso, Sérgio Cabral, governador do Rio, anunciou nesta segunda-feira a ocupação do Complexo da Maré, em Bonsucesso, por tropas federais. A informação já havia sido antecipada pelo EXTRA no último sábado. Na reunião, Cabral formalizou um pedido de Garantia de Lei e Ordem (GLO) para justificar a atuação do Exército. A solicitação foi aceita e o conjunto de favelas será patrulhado, após a ocupação, exclusivamente pelas forças federais. Assim, na prática, o 22º BPM (Maré) deixará de atuar na região. Segundo o governador, o pedido de ajuda para ocupar a região, onde atuam traficantes de duas facções criminosas, já estava programado para ocorrer. — Esta ocupação já estava dentro da previsão para o segundo semestre deste ano.
Por  - http://jornalsportnews.blogspot.com.br/
0