Frase do dia

“O amor é tudo”
(Jesus Cristo)







quinta-feira, 27 de março de 2014

Bom dia! Vamos com as notícias dos jornais desta quinta-feira, 27 de março. Centro de informações em Búzios vai facilitar visitantes. Inauguração hoje, às 17h. Local vai oferecer informações sobre pontos turísticos, praias e hotéis.

Do G1 Região dos Lagos
  •  
Turistas terão mais facilidade em conseguiu informações (Foto: Divulgação)Turistas conseguirão informações mais facilmente
(Foto: Divulgação)
A Prefeitura de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, procurando oferecer maior comodidade aos turistas que frequentam a cidade inaugura nesta quinta-feira  (27), às 17h, o Centro de Informações Turísticas na Rasa. O local tem como objetivo oferecer informações sobre o município, como localização de pontos turísticos, prédios públicos e praias. Dados sobre a rede hoteleira da cidade, além de passeios e restaurantes locais, também poderão ser encontrados pelos visitantes.
De acordo com o Secretário de Turismo, José Márcio Moreira dos Santos, a Rasa é um dos primeiros locais que são visitados por quem vem de fora. E ter um ponto de informação no bairro vai atenter melhor a esses turistas.
O Centro de Informações Turísticas vai funcionar na Estrada José Bente Ribeiro Dantas, número 100, Rasa.  O horário de funcionamento é das 8h às 19h, de domingo a domingo. O local terá estacionamento para veículos de pequeno e grande porte.

Aprovada cota de 20% para negros na administração

A Câmara aprovou nesta quarta-feira (26), por 314 votos a favor, 36 contra e 6 abstenções, projeto de lei que reserva 20% das vagas em concursos públicos da administração federal para candidatos que se declararem negros ou pardos. O texto, que tramita em caráter de urgência desde novembro de 2013, é de autoria do governo federal e ainda precisa de aprovação do Senado antes de seguir para sanção presidencial.A proposta limita a aplicação das cotas ao prazo de dez anos. De acordo com o texto, a reserva de vagas vale em concursos realizados para a administração pública federal, autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista controladas pela União, como Petrobras, Caixa Econômica Federal, Correios e Banco do Brasil. O projeto não estende as cotas para os poderes Legislativo e Judiciário.

Agentes penitenciários encerram greve

Após dois dias de negociação com o governo do Estado, os agentes penitenciários de São Paulo decidiram na noite desta quarta-feira, 26, encerrar a greve da categoria, iniciada no dia 10. A decisão foi tomada em assembleias realizadas em 19 regiões do Estado. A decisão foi apertada: em 11 assembleias, os grevistas votaram pelo fim da greve e em 8, pela continuidade.Estavam previstas 21 assembleias, mas Itapecerica da Serra e Getulina desistiram de fazer a votação. As regiões de Suzano, Taubaté, Sorocaba, Lucélia, Ribeirão Preto, Itapetininga, Presidente Prudente e São Paulo (CDP de Pinheiros) votaram pela continuidade do movimento. As regiões de Balbinos, São José do Rio Preto, São Vicente, Bauru, Marília, Assis, Avaré, Mirandópolis, Andradina, Franco da Rocha e Campinas, pela volta ao trabalho.

Ensino médio tem queda de qualidade em SP

O Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), que mede a qualidade do ensino nas escolas da rede estadual, caiu em 2013 no ensino médio - depois de leve melhora no ano anterior - e ficou estagnado no 9.º e último ano do fundamental. As duas fases são consideradas grandes gargalos da educação pública. Nas primeiras séries do fundamental (1.ª a 5.ª), o índice manteve o ritmo de melhora dos últimos anos e voltou a subir.Os dados foram obtidos com exclusividade pelo Estado, depois que resultados das escolas vazaram no site da Secretaria de Estado da Educação. Após questionamento de professores que tiveram acesso às informações, a pasta retirou os dados do ar. A secretaria não confirmou os números, razão pela qual não comentou o desempenho da rede. O governo não tem data para divulgação oficial dos índices do Idesp.

Região onde ocorreu acidente segue sem energia

A região onde houve o acidente envolvendo um caminhão desgovernado que resultou na morte de quatro pessoas na manhã desta quarta-feira (26/3) continua sem energia elétrica. Técnicos da Companhia Energética de Brasília (CEB) estão fazendo os reparos no local. O acidente afetou 6.183 unidades consumidoras da região, segundo a empresa.A carga do caminhão também está sendo retirada para o veículo ser removido, de acordo com o gerente de um posto de gasolina que fica em frente ao local da batida, Luiz Henrique Nascimento. O acidente fechou a avenida principal de São Sebastião desde às 10h45.

Juro médio das operações de crédito é maior desde 2012

Os juros médios cobrados pelo sistema financeiro nas suas operações de crédito subiram de 20,7% ao ano para 20,9% ao ano entre janeiro e fevereiro, maior patamar desde maio de 2012. A alta mensal acontece em linha com a continuidade do movimento de aumento da taxa básica de juro, que está em 10,75% ao ano.Os dados, divulgados pelo Banco Central (BC), mostram que o custo médio do dinheiro subiu 2,4 ponto percentual desde que o Copom começou a apertar as condições monetárias em abril do ano passado.Em fevereiro, a alta dos juros foi mais forte nas operações contratadas com pessoas físicas, cujas taxas médias subiram de 26,8% em janeiro para 27,2% em fevereiro, maior patamar desde maio de 2012. Já para as pessoas jurídicas as taxas apontaram alta de 0,1 ponto, para 16%, vindo de 15,9% em janeiro.

STF julga inconstitucional lei que efetivou servidores

Por unanimidade os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) declararam inconstitucional a Lei Complementar (LC) 100, que efetivou, em 2007, cerca de 98 mil servidores do estado de Minas Gerais. A corte analisou nesta quarta-feira a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), proposta pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que questionou a forma de ingresso na administração pública. A PGR pediu a derrubada da legislação que igualou os antigos designados, contratados com vínculos precários e lotados, em sua maioria, na área da educação, aos efetivos. No entendimento do Supremo, devem deixar o cargo imediatamente, a partir da publicação do acórdão, todos aqueles que não prestaram concurso público para a função que ocupam. De acordo com a assessoria do STF, não há um prazo determinado para publicação da sentença.

Após morte de ciclista, grupo cobra segurança

Ciclistas lançaram tinta vermelha no local onde o operário José Roberto da Silva, 34 anos, morreu atropelado por um ônibus quando seguia de bicicleta pela Ponte Paulo Guerra, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife, nessa terça-feira. Cartazes também foram fixados para chamar atenção da sociedade e cobrar iniciativas do poder público.Nesta sexta-feira, às 18h30, a Bicicletada Recife, organizada pela Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife (Ameciclo), acontece “com o pesar de mais um ciclista morto no trânsito violento da capital”, conforme divulgação do evento no Facebook. O grupo irá se reunir na Praça do Derby, área central da cidade.O acidente que vitimou o operário ocorreu três dias depois de outro ciclista morrer atropelado, dessa vez, na Avenida Recife. 

Oposição deve protocolar pedido de CPI da Petrobras

A oposição deve protocolar às 9h desta quinta-feira o pedido de criação da CPI da Petrobras no Senado. Os parlamentares prometem apresentar 29 assinaturas, duas a mais do que número mínimo suficiente. Pelo requerimento, a comissão quer investigar quatro fatos principais: a compra da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), indícios de pagamento de propina a funcionários da estatal por uma companhia holandesa, denúncias de plataformas lançadas ao mar sem itens de segurança e indícios de superfaturamento na construção de refinarias.O pedido iria ser apresentado na noite desta quarta-feira, mas, até o momento, os oposicionistas estão com 25 assinaturas em mãos. O gabinete do líder do PSB no Senado, Rodrigo Rollemberg (DF), ficou de apresentar as assinaturas dos outros três integrantes da bancada. Ainda aguardam uma última assinatura, a do senador Wilder Morais (DEM-GO), que está no seu Estado.

Preços dos remédios subirão até 5,68%

A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamento (Cmed) fixou nesta quarta-feira as taxas máximas de reajuste nos preços de medicamentos regulados pelo governo. Os reajustes entram em vigor a partir de 31 de março.Para os remédios com baixa concorrência, que somam mais de 40% do mercado, o reajuste máximo autorizado é 1,02%. Para os medicamentos de alta concorrência, poderão ser reajustados até 5,68%, mesmo percentual do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) dos últimos 12 meses. Segundo o Ministério da Saúde, em geral, os reajustes não costumam ser repassados intgeralmente aos consumidores.Os produtos com maior reajuste representam cerca de 20% dos genéricos no faturamento das empresas. A CMED fixa o valor do ajuste anualmente, com base em critérios técnicos definidos na Lei 10.742 de 2003. 

Ônibus queimados e ameaça de invasão a DP

Três ônibus e um carro foram incendiados, e quatro coletivos, apedrejados, na Praça Seca, a cerca de 300 metros da 28ª DP (Campinho), durante protesto contra a morte de um homem. Ele é acusado de integrar a facção Comando Vermelho (CV) e de envolvimento com o tráfico no Morro São José Operário, na Praça Seca, Jacarepaguá. Ainda segundo a polícia, ele teria infartado ao se deparar com viatura da PM.Após a confusão, o comandante do 9º BPM (Rocha Miranda), coronel Wagner Moretson, foi exonerado do cargo. Em seu lugar assume hoje o coronel Luiz Otávio, que estava à frente do 4º BPM (São Cristóvão). Moradores que começaram a manifestação atribuíram a morte aos PMs, mas a polícia ressaltou que somente o laudo do IML irá confirmar a causa da morte. Por conta do protesto, a Rua Cândido Benício chegou a ser interditada nos dois sentidos. As chamas atingiram a rede elétrica, deixando parte da via às escuras.

Tribunais têm que dar troca de aposentadoria sem prazo

Os tribunais regionais federais têm que aceitar pedidos de troca de aposentadoria de quem demorou mais de dez anos para ir à Justiça.O STJ (Superior Tribunal de Justiça) já havia definido, em novembro de 2013, que os aposentados não têm prazo para fazer a solicitação.Agora que os detalhes do julgamento foram publicados no "Diário Oficial da Justiça", os tribunais federais devem passar a aplicar a decisão do STJ, afirmam advogados.O entendimento beneficia os aposentados que já têm ações de troca na Justiça apresentadas dez anos após a concessão do primeiro benefício.Quem se aposentou até 2004 e quer entrar com uma ação de troca na Justiça neste ano também sai ganhando, pois já se passaram dez anos da concessão.

Preso chefão do tráfico da Maré dentro de apartamento

O chefão do tráfico em onze favelas da Maré, Marcelo Santos das Dores, o Menor P, foi preso na noite desta terça-feira dentro de um apartamento na Av. Geremário Dantas, em Jacarepaguá, por agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Polícia Federal. Ele estava sozinho no apartamento, sem carro na garagem, quando foi surpreendido por 20 policiais.O bandido chegou ao local hoje levado por um aliado. O condomínio onde o bandido foi preso foi construído recentemente e conta com piscina, campo de futebol, churrasqueira, campo de futebol e academia de ginástica. A partir da primeira semana de abril, nove mil homens vão ocupar o complexo de favelas para a instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), em novembro.
Postar um comentário