Detox para o Carnaval: nutricionista e personal das famosas montam cardápio para desinchar e ganhar mais energia

Andrea Santa Rosa, que cuida da alimentação de famosas como Cléo Pires, Fernanda Vasconcellos e Juliana Paes, monta um cardápio para você aguentar as festas de Carnaval com bastante energia. E a personal trainer Cau Saad indica o que comer para eliminar o inchaço
MUITA ÁGUA E FOLHAS VERDES ANTES DE CURTIR A FOLIA (Foto: Thinkstock)
Você sabia que sua alimentação pode ajudar você a curtir o Carnaval mais leve e com muita energia? Ingerir bastante água e cortar o glúten e a lactose são algumas soluções para conseguir aproveitar a festa e eliminar alguns quilinhos. A nutricionistas de celebridades Andrea Santa Rosa e a peronal trainer Cau Saad montaram um cardápio de detox para esses dias. Confira.


PARA TER ENERGIA O DIA TODOAndrea preparou um cardápio à base desuco verde, salada e carne magra. Para ela, o fundamental é ingerir bastante água. "Os eventos de Carnaval, em grande maioria, acontecem ao ar livre. Por isso, é indispensável a ingestão de água, principalmente se o dia estiver ensolarado, para evitar a desidratação", afirma a nutricionista. 
Café da manhã: Suco verde clássico
O SUCO VERDE TE AJUDA A MELHORAR A DISPOSIÇÃO APÓS UM PORRE (Foto: Thinkstock)
Ingredientes:
1 maçã ou 2 rodelas de abacaxi ou 1 fatia de melão;
2 folhas de couve;
1 pedaço de gengibre;
4 folhas de hortelã;
1 colher de sopa de pepino;
2 colheres de sopa de limão ;
100 ml de água gelada.
Preparo:
Bata tudo no liquidificador. Andrea explica que os ingredientes presentes no suco verde eliminam as toxinas causadas pela ingestão de bebida alcoolica e ajudam a melhorar a disposição. 
Complemente o café da manhã com 1 fatia de pão integral com ovo mexido, pasta de grão de bico ou queijo cottage lactofree com tomate e manjericão.
Lanche da manhã:1 fruta ou picolé à base de frutas ou água de coco.
Almoço: Opte por saladas completas. Escolha a de penne integral com atum, legumes e folhas ou a salada de grão de bico com folhas, brócolis, cenoura ralada, palmito, cebola roxa, tomate e mussarela de búfala. "Cereais e grãos integrais presentes no penne integral, pasta e grãos - o de bico e quinua - são fontes de aminoácidos essenciais. As fibras integrais irão garantir energia por mais tempo", explica.
Lanche da tarde:1 barra de proteína ou açaí sem xarope de guaraná batido com frutas vermelhas. O açai tem antioxidantes que irão ajudar a driblar os radicais produzidos em excesso nessa época devido às poucas horas de sono e à ingestão de bebida alcóolica.
Jantar:Wraps caseiros (frango ou atum ou rosbife).
Wrap de rosbife:
2 colheres de sopa de queijo cottage;
1 fio de azeite extra virgem;
1 colher de sopa de mostarda dijon;
1 folha de wrap integral;
3 fatias de rosbife;
8 folhas de rúcula;
3 fatias finas de tomate sem sementes;
1 colher de sopa de cebola roxa;
Cheiro verde à gosto.
Em uma tigela, misture o queijo cottage, o azeite e a mostarda até formar um creme. Ajuste o sal. Espalhe a folha de wrap e acrescente no rosbife, a rúcula, o tomate, cebola e cheiro verde. Dobre as laterais do pão e enrole no formato de wrap. Sirva em seguida cortado em diagonal ao meio.
PARA DESINCHAR
Cau Saad indica uma dieta baseada emproteína magra para evitar a retenção de líquido. "Investir em proteínas magras é a melhor escolha. Os peixes são fontes de ômega 3 e os ovos são de colina, essencial para o processo de detox", explica. Além disso, a nutricionista afirma que as frutas também são muito importantes neste processo de desinchaço. "Frutas vermelhas têm ações anti-inflamatórias, como as uvas, cerejas, mirtilo, amora e açaí."
CAU INDICA A PROTEÍNA MAGRA, COMO O PEIXE (Foto: Thinkstock)

Nos primeiros dias, siga uma alimentação baseada em batata doce ou arroz integral, frango ou peixe branco, ovos (omelete ou cozido) e 2 porções de frutas vermelhas variadas por dia. Para a salada verde, escolha alimentos como couve, brotos, salsinha. Pepino e palmito também são permitidos porque têm ação antioxidante. À noite, tome um shake de proteína batido com água e uma fruta. Beba chá verde, pois ele tem ação anti-oxidante e auxilia a eliminação de toxinas
"Depois, mude seu cardápio: coloque peixes brancos, salmão, ovos e frango. Substitua as hortaliças por legumes variados, como brócolis e alcachofra no vapor. "Durante essa semana diminua os derivados de leite, como iogurte e queijo e produtos que contenham glúten, pois eles ajudam a inchar", explica Cau. Continue a tomar chá verde ao longo do dia. A nutricionista dá uma dica para temperar a comida com alho. "Ele contém compostos com ação antioxidante e protegem o fígado".
http://revistamarieclaire.globo.com/

Quando sentir que está mais acostumada com a dieta, 
corte totalmente o glúten e a lactose, mas mantenha o chá verde. Cau afirma ser fundamental ingerir muito água, ao menos dois litros, ainda mais nesse período de sol e festas. Atrelado a uma boa alimentação, ela enfatiza a importãncia dos exercícios."Intensifique o treino aeróbico e reserve ao menos 1 hora por dia para uma atividade física.
0