Frase do dia

“O amor é tudo”
(Jesus Cristo)







quarta-feira, 12 de março de 2014

O MART de Cabo Frio deve ser reaberto ao público em junho

Pelo cronograma faltam apenas as obras para conter as infiltrações.
A restauração do local está prevista em pouco mais de 500 mil reais.

Do G1 Região dos Lagos
O MART, Museu de Arte Religiosa e Tradicional, de Cabo Frio deve ser reaberto ao público em junho. Pelo cronograma faltam apenas as obras para conter as infiltrações. As melhorias já começaram e são vistas na fachada. As telhas da varanda foram limpas e serão recolocadas. O museu funciona no antigo convento de Nossa Senhora dos Anjos. O prédio tem mais de 300 anos e desde o dia 13 de janeiro passa por obras de revitalização. A restauração da estrutura do local está prevista em pouco mais de meio milhão de reais. Dinheiro do governo federal. As novas telhas já chegaram e não foram fáceis de encontrá-las.


Nas paredes do convento, sinais do tempo que, aos poucos são reparados. Computadores e móveis dos escritórios estão no coro da igreja. O trabalho administrativo está sendo feito ao ar livre. Enquanto o museu passa pela reforma, parte do acervo foi para a sala de exposição permanente. Mais de mil exemplares da biblioteca e esculturas dos séculos XVII e XVII estão protegidos na sala. E todo material volta a ficar a disposição do público daqui a três meses.
A previsão é de que o Mart seja reaberto no dia 13 de junho. Sobre o intenso trânsito de veículos no entorno do museu, o iphan informou que há dois anos, há uma sentença judicial determinando a retirada do terminal de ônibus de frente do museu. Ainda segundo o instituto um tac (termo de ajustamento de conduta) deve ser assinado com a prefeitura para que essa sentença seja cumprida. De acordo com a secretaria de transporte de Cabo Frio, o ponto das linhas municipais foi modificado para 25 metros a frente, mas não há prazo para a retirada do terminal intermunicipal.
Postar um comentário