Projeto é lançado para levar palhaços aos hospitais em Cabo Frio

Grupo "Ambulatório de Palhaços" faz lançamento neste sábado às 19h.
Objetivo é formar parcerias e criar agenda de atividades nos hospitais.
Tomás BaggioDo G1 Região dos Lagos
Ambulatório de Palhaços vai levar diversão aos hospitais de Cabo Frio (Foto: Divulgação)Ambulatório de Palhaços vai levar diversão aos hospitais de Cabo Frio (Foto: Divulgação)
Que o sorriso e a autoestima são fundamentais para o tratamento de qualquer doença, os médicos já sabem. Mas a boa resposta dos pacientes a um tipo específico de tratamento, que vem ganhando cada vez mais força nos últimos anos, ainda surpreende. Ontem (29), em Cabo Frio, o grupo "Ambulatório de Palhaços" lançou um projeto para promover intervenções artísticas em hospitais públicos da cidade. Para isso, eles buscam parceiros. 
Para participarem do projeto, os atores do grupo estão se formando pelo Programa de Formação de Atores-Palhaços ministrado pelo ator e diretor Matheus Lima. A ideia de levar o projeto para Cabo Frio surgiu a partir da experiência da atriz Carol Barros com a ONG Doutores da Alegria.
Atores estudaram para fazer o projeto em ambiente hospitalar (Foto: Divulgação)Atores estudaram para fazer o projeto em ambiente
hospitalar (Foto: Divulgação)
"Quando participei do projeto 'Platéis Hospitalares' me encantei com as inúmeras possibilidades de relações criadas a partir do encontro do palhaço com quem está no hospital", conta ela.
Segundo o ator Dio Cavalcanti, o projeto usa elementos lúdicos, cômicos e poéticos para quebrar a dureza do ambiente hospitalar.
"O principal objetivo é favorecer as relações harmônicas entre pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde. Para nós é um prazer enorme poder colaborar com o tratamento de algum paciente. Um sorriso é a maior recompensa que podemos ter", afirma Dio.
A primeira experiência do projeto foi em dezembro do ano passado, quando o grupo fez uma intervenção na casa de repouso para idosos "Lar de Cidinha", no bairro Jardim Esperança. Desde então, sob a coordenação de Vanda Barros, o "Ambulatório de Palhaços" vem se estruturando para chegar aos hospitais e já tem o apoio de uma creche da cidade. A partir do lançamento, neste sábado, o objetivo do grupo é formar mais parcerias e criar uma agenda de atividades.
0