Frase do dia

“O amor é tudo”
(Jesus Cristo)







segunda-feira, 31 de março de 2014

SEME promove o “I Autistando Cabo Frio”


Exibindo 31.03 - Folder Autistando.jpg

Evento serve para celebrar o Dia Mundial de Conscien-tização do Autismo, comemorado nesta quarta-feira 
A Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio (SEME), por meio da Divisão de Educação Inclusiva, lança o “I Autistando Cabo Frio”. O evento irá mobilizar toda a cidade de Cabo Frio para comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril.



O principal objetivo é promover a mobilização da sociedade na busca de ações e políticas públicas que favoreçam o diagnóstico precoce do quadro, com intervenções adequadas. Assim, busca-se ainda a inclusão escolar efetiva, com erradicação do preconceito.

Dentre as ações previstas estão distribuição de folhetos explicativos sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e iluminação de monumentos e praças da cor azul – símbolo do Autismo.

De acordo com a professora Jocélia Pinho, responsável pela Divisão de Educação Inclusiva do município, a ampla divulgação das características do quadro é mais um meio encontrado para possibilitar que a inclusão do aluno com autismo possa ocorrer de forma efetiva e plena.

– Somente através da Educação, do conhecimento, é que podemos garantir o diagnóstico precoce para início da intervenção educacional especializada – complementa.

A professora Jocélia aproveita ainda para convidar toda a população de Cabo Frio para apoiar a campanha.

– Todos aqueles que puderem enfeitar o seu comércio de azul ou usar uma vestimenta na mesma cor, no dia 2 de abril, estará fazendo a sua parte. Principalmente funcionários e alunos das escolas das redes públicas e particular – enfatiza.

Em Cabo Frio, além de duas escolas especializadas, existem outras 18 salas de Recursos Multifuncionais que dão suporte aos alunos inclusos no Ensino Regular e mais os Centros de Apoio Pedagógico. Só em 2013 eram 68 alunos com TEA, inclusos, distribuídos em 33 escolas, além de diversos outros alunos com quadros e necessidades diferentes.

A SEME investe fortemente na formação continuada do professor, oferecendo durante todo o ano, cursos, palestras, encontros, Jornada Pedagógica, buscando parcerias para formação dos profissionais, dentre outras ações.

Texto: Anneliese Lobo
Folders de Divulgação em anexo
Postar um comentário